• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 05/08/2016 - 01:01h
Depois de 28 anos...

Rosalba e Sandra Rosado firmam aliança à campanha 2016

Foi selada publicamente a aliança do grupo da ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB) com o grupo da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PSD). O anúncio oficial foi à noite dessa quinta-feira (4), na casa que pertenceu ao deputado federal Vingt Rosado (pai de Sandra), no centro de Mossoró.

Rosalba foi recebida por Sandra, vereador Lahyrinho Rosado (PSB) e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB). No dia anterior, Larissa já tinha emitido nota abrindo mão de pré-candidatura a prefeito em favor de Rosalba (veja AQUI).

Larissa discursa ladeada por Rosalba e Sandra: momento histórico (Foto: cedida)

Nos discursos, um foco comum: reconstruir Mossoró. O adversário – e alvo das falas – foi o prefeito Francisco José Júnior (PSD), que fez convenção municipal (veja AQUI) também nessa quinta-feira.

“Há 21 anos Rosalba não entra nessa casa. A última vez foi no dia em que meu pai partiu. Hoje, ela está voltando. Tenho certeza que meu pai iluminou essa união, porque a nossa história, que começou com Vingt e Dix-Sept Rosado, não poderia terminar com um distanciamento político”, saudou Sandra.

Adversários históricos

Adversários históricos, os dois grupos vão fazer uma campanha com composição inédita nos últimos 28 anos, marcados principalmente por seguidas derrotas do grupo da prima Sandra, em pleitos eleitorais municipais.

Rosalba foi eleita a primeira vez em 1988. Impôs derrota a Laíre Rosado, marido de Sandra.

Já em 1992, o troco. Sandra foi eleita vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo tio Dix-huit Rosado (PDT), suplantando a chapa Luiz Pinto (PFL)-João Batista Xavier (PCB), apoiada por Rosalba.

Em 1996, a vítima foi a própria Sandra. Já em 2000, quem terminou sendo derrotada foi a enfermeira Fafá Rosado, que era do grupo de Sandra Rosado.

Nas eleições de 2004 e 2008, Fafá mudou de lado e de apoio para ser eleita e reeleita ao lado de Rosado, em duas derrotas infligidas contra Larissa Rosado, filha de Sandra.

Já em 2012, foi a vez da vereadora Cláudia Regina (DEM) ser eleita à Prefeitura, com apoio de Rosalba e da própria Fafá.

Quanto à eleição suplementar de 2014, Rosalba não defendeu de público qualquer candidatura, mas soprou para sua militância votar em Francisco José Júnior, para ajudar a derrotar indiretamente Larissa, pela quarta vez.

Mas em relação à campanha deste ano, a ideia é passar uma borracha no passado e juntar militantes e eleitores que passaram todo esse tempo se digladiando.

Coligações

Nesta sexta-feira (5), a partir das 18h no Garbos Recepções e Eventos, o PP de Rosalba Ciarlini vai realizar convenção que definirá o nome  dela a prefeito. Quanto ao vice, até aqui não houve revelação pública quanto ao escolhido.

Durante vários meses Sandra Rosado tentou viabilizar o nome do seu filho, Lahyrinho Rosado (PSB). Não emplacou. Recuou para priorizar um “chapão” (veja AQUI) à Câmara Municipal, em troca de apoio à Rosalba. Na vaga de Lahyrinho entrará a própria ex-deputada como puxadora de votos.

Desta sexta-feira não passará o anúncio.

As definições estão prontas quanto às faixas de coligações à Câmara Municipal, entre os sete partidos que arrimam a postulação de Rosalba.

PP, PMDB, PDT e PSB terão coligação própria, o chamado “chapão”.

O PHS terá sua própria nominata.

PTdoB e PTB resolveram formar outra coligação.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Paulo diz:

    Rosalba acaba de fazer uma m….a!
    Nessa situação, não votarei nela, e vejo também muita gente dizendo q ela perdeu o voto.
    Acredito q do lado de lá (Larissa) também não votará em Rosalba, porque o que Larissa e Sandra fez foi implantar ira contra Rosalba.
    Campanha: “Vamos votar NULO para prefeito”

  2. Marcelo Salazar diz:

    Tudo está difícil para os Rosados. Gente grande procurando ser vereador, família dividida se ajuntando! A Crise afetou a muitos mesmo, mas ainda acredito que não vão precisar procurar o SUS para uma consulta, ou colocar filhos em escolas municipais e estaduais, acredito que ainda não vão passar aperto ou aperreio pra pagar Luz, água, telefone!

  3. Marcos Pinto. diz:

    Essa foto passa a mais autêntica impressão junto ao povo de que os ROSADUS estão mesmo desacreditados e fragilizados perante a opinião pública. Há, também, a minudência de que essa espúria aliança é fruto da engenharia política da oligarquia político-familiar numerada, resguardando a candidatura da Larissa, diante a iminência da impugnação da candidatura da incompetente Rosalba, já confirmada por fontes credenciadas, de que o MPE já está com um calhamaço de contundentes provas que põem por terra a tão almejada (Por Rosalba) candidatura ao executivo mossoroense. Aguardemos o movimento das peças do tabuleiro da Justiça eleitoral.

  4. fernando diz:

    Eles ( Rosados), adoram Mossoro e o cofre do poder publico.

  5. Carlos André diz:

    O instinto de sobrevivência é o sentimento mãe do ser humano, orgulho e egocentrismo não é nada perto dela!!!!

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Tião olhe bem para esta foto. Reconhece alguém que esteve na reunião da OAB? Reconheceu dois?
    Lembra-se que eu disse naquela reunião que os dois alpinistas políticos não estariam com você no dia da eleição? Lembra-se? Você não acreditou, preferiu ouvir conversas agradáveis e aí está a prova de que eu não era apenas um palpiteiro. Este tipo de gente eu coneço de longe.
    Fafá Rosado hoje amarga o travo do descarte, mas não por falta de aviso. Por milhares de vezes eu tentei avisar Fafá Rosado que ela estava indo no rumo do iceberg. Preferiu acreditar nos que diziam que eu sou apenas um palpiteiro. Aí está a prova de que palpiteiro não sou.
    Vou encerrar dizendo que estão ASFALTANDO a campanha do prefeito Silveira Junior. Rosalba ao aceitar ter no palanque CONDENADA POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE esqueceu que, no momento, o que o povo mais detesta é quem está condenado por prática de improbidade. A verdade é que o trator, PASSA POR CIMA TRATOR, está atolado na lama da corrupção.
    PIOR DO QUE FURTAR É DEIXAR FURTAR.
    O meu voto Rosalba perdeu. E acredito que o voto de milhares de mossoroenses que não suportam mais ouvir as gagalhadas de deboche de condenados a mais de 5 anos de cadeia que continuam na vida pública por força de um recurso que o TJRN não julga.
    ALGUÉM TEM CORAGEM DE VOTAR EM CANDIDATO APOIADO POR CONDENADO POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE?
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DAS ELEIÇÕES?

  7. François Silvestre diz:

    A experiência sociopolítica ensinou há muito tempo que o fortalecimento de um grupo ou família provoca fragmentações. A amizade de irmãos cede lugar aos interesses dos filhos. Aí vem o racha. Ocorreu com os Rosado. Agora, fragilizado, o grupo se une para salvar os interesses dos filhos e proteger o futuro dos netos. É o ciclo da inversão. Na força, desunião. Na fraqueza, ajuntamento. Mesmo que não signifique união.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Venho escrevendo há tempos sobre isso, François.

      Não é “manifestação de vontade”, mas constatação, opinião decorrente de minuciosa análise dos fatos, da história e disso que dizem ser “ciência política”, a sociologia do velho Maquiavel.

      Não se juntam porque são fortes, se juntam porque estão fragilizados.

      Abração, mestre.

  8. naide maria rosado de souza diz:

    François Silvestre. Ontem à noite algo fez-me lembrar muito de você. Desculpe o você, mas acredito na proximidade de nossas idades. O nome é Vasco da Gama.

  9. Marcelo Salazar diz:

    Perai, mas eu não estou entendendo mais nada! Eles não estão se juntando pra salvar Mossoró?

  10. naide maria rosado de souza diz:

    Voltando à pauta, Carlos Santos, desculpe ter saído. Acho imperdoável.
    Digamos que a junção deva-se à fragilização. A fragilização de grupos deve-se não só a maus resultados em administrações. Deve-se, também, à chegada de nomes com bagagem de trabalho e dispostos a ele. Que nome apareceu na brecha da saída dos Rosado. Qual nome inspirou confiança e certeza no resgate da amargura que passaram a viver? Tenho independência política. Sou inexpressiva, mas atenta. Lembra que detectei a presença do Deputado Souza pleiteando por Mossoró? Estou sempre no rastro dele que nem sabe de minha existência.Prestou atenção a Mossoró, valeu. Tem a minha admiração. O que acontece com a família Rosado é, , também, uma questão de quantidade. Muita gente. Se bobear, unidos, compomos uma cidade.

  11. bill diz:

    FALTOU ÓLEO DE PEROBA NOS SUPER MERCADOS EITA CARAS DE PAUS

  12. François Silvestre diz:

    Naide, você está proibida de me chamar de outra forma. A sua intimidade me ilustra e me dignifica.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.