• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 14/01/2017 - 22:46h
Hoje

Rebelião em Alcaçuz tem pelo menos dez mortos até aqui

Do portal G1 e Blog Carlos Santos

Policiais militares e agentes penitenciários vão esperar o dia amanhecer para entrar nos pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde acontece uma rebelião desde a tarde deste sábado (14). Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, até as 21h, pelo menos 10 presos morreram na rebelião.

Alguns dos assassinados foram decapitados e cabeças jogadas no pátio.

Alcaçuz é o maior presídio potiguar. A área externa já está sob o controle das autoridades, segundo a Polícia Militar. As saídas foram bloqueadas e o Corpo de Bombeiros está fazendo barricadas no local.

Rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz começou no final da tarde de hoje (Foto: Andréa Tavares/G1)

Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, homens em um carro se aproximaram do presídio antes da rebelião e jogaram armas por sobre o muro.

“A intervenção é impossível agora. No momento estão todos soltos lá dentro, e armados. Nossa missão é evitar que ele saiam”, declarou o major Camilo, da PM.

Do lado de fora do presídio, que está às escuras, se ouvem muitos tiros e é possível ver muita fumaça. Segundo nota emitida pelo Governo do Estado, a rebelião teve início por volta das 17h, partiu de uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5 e está restrita aos dois pavilhões.

Nas redes sociais há horas são espalhadas informações sobre o fato, até com áudios e vídeos revelando o cenário aterrador em Alcaçuz.

Veja abaixo, Nota à Imprensa do Governo do Estado sobre o caso:

NOTA À IMPRENSA

A respeito da rebelião em curso no presídio de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal-RN, o Governo do Rio Grande do Norte esclarece que:

1. A rebelião teve início por volta das 17h, partiu de uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5 e está restrita aos dois pavilhões. Estão sendo levantadas informações acerca do envolvimento de facções criminosas. A polícia está trabalhando no local para a contenção da rebelião.

2. Não há registro de fugas;

3. As informações quanto ao números de mortos e feridos estão em levantamento, com pelo menos 10 mortes confirmadas até o momento;

4. Desde o início da noite, o governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, está no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com o secretário de Segurança Pública, Caio César Bezerra; o secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino; o presidente do Tribunal de Justiça, Expedito Ferreira; o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis; o comandante da PM, André Azevedo; e representantes das polícias civil e federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Força Nacional, no comando das medidas para a contenção e resolução do problema nas próximas horas;

5. O governador Robinson Faria entrou em contato com ministro da Justiça, Alexandre de Morais, para que o Governo Federal acompanhe a situação do Estado, e pediu reforço da Força Nacional no lado externo do presídio, o que foi autorizado prontamente;

6. Não há registro de nenhuma ação externa aos presídios. O problema está restrito a Alcaçuz e a população pode seguir com suas atividades dentro da normalidade.

Assecom/Governo do RN.

Veja mais detalhes AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. damita diz:

    1) O PCC deu o salve em OUTUBRO. Qualquer cidadão brasileiro MINIMAMENTE informado sabe que sim. As facções mandam dentro dos presídios e obviamente estão envolvidas com QUALQUER COISA que acontece lá dentro. Até nas minhas listas de WHATSAPP já estão circulando desde DE TARDE gravações de presos do Alcaçuz ao celular onde se ouve o caos geral e NÃO RESTRITO A DOIS MÓDULOS.
    2) Claro que não há fugas. Gastamos BILHOES com Segurança Pública, notadamente com o treinamento e manutenção da FORÇA NACIONAL, que está no RN desde SEGUNDA FEIRA justamente pra impedir essa rebelião mas nessa hora ela só serve pra garantir que indivíduos PRESOS, SOB CUSTÓDIA DO ESTADO NÃO POSSAM SEQUER TENTAR FUGIR DE UM MASSACRE.
    3) 10? HAHAHAHAHAHAHA. Se for como a maior parte dos presídios no pais NINGUÉM tem CERTEZA do número de detentos dentro da unidade, quanto menos vai haver na hora da contagem dos corpos.Mas 10, até amanhã de manhã será piada.
    4) Pois essas pessoas tiveram MESES pra fazer essa reunião. Provavelmente AGORA estão tomando café.
    5 e 6) Um Estado que não consegue dar conta de INDIVÍDUOS PRESOS, sob sua custódia, enjaulados, JAMAIS
    REPITO:
    JAMAIS
    vai conseguir garantir a segurança de sua população.

    “Ah, mas que se matem”. Então chama o PCC, o CV ou quem ganhar essa guerra pra garantir sua segurança fiote.
    ALIÁS É EXATAMENTE ISSO QUE VOCê ESTÁ FAZENDO QUANDO, COM SUA LÓGICA DE “BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO” DEIXA INCLUSIVE O PRÓPRIO BANDIDO EXERCER A FUNÇÃO DE EXTERMÍNIO QUE VC ACHA QUE CABERIA AO ESTADO.

    “A população pode seguir com suas atividades dentro da normalidade…”
    TIPO DORMIR ENQUANTO O SANGUE JORRA NEAH?
    ACORDA POPULAÇÃO!!!

  2. Elves Alves diz:

    Rebelião?
    Presos querem tomar o quartel e substituir a polícia, é isso?
    Ou apenas facções crimisosas decidiram se aniquilar umas às outras?
    Há uma diferença estúpida entre uma coisa e outra.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.