• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 25/05/2017 - 10:30h
Pátria amada

A distância entre a baderna, o “Diretas Já” e o “Fora, Collor”

Em conversa à noite de ontem com um amigo, advogado, ele exprimiu uma opinião sobre o conturbado dia em Brasília, com mobilizações populares que terminaram em baderna e depredação do patrimônio público e privado:

– Pelo menos Michel Temer (PMDB) provou que as Forças Armadas ainda obedecem ao comando dele.

Discordo parcialmente, argumentando.

As Forças Armadas jamais vão cruzar os braços à perturbação da ordem, sob a justificativa de direito alheio à “liberdade de expressão”.

Cenas de guerra foram vistas em Brasília num movimento que poderia ser ordeiro, pacífico e legítimo (Foto: Fábio Rodrigues)

O caso não é ter  – ou não – comando sobre as Forças Armadas, mas a fácil identificação de ausência de legitimidade em movimentações que descambaram para a violência. Se é o caso de existência de “elementos infiltrados”, como se defenderam organizadores do evento, que denunciem os culpados e os entreguem aos agentes de segurança pública.

Os denominados “movimentos populares” não ganham corpo, porque seguem atrelados a uma banda podre da própria política que atacam. Sujos que falam de mal lavados. Mesmo que entre eles exista tanta gente de boa-fé e decente.

Não lutam contra a corrupção e o saneamento da atividade pública. Vociferam pela deposição de um presidente podre e o estabelecimento de um atalho para retomada da cadeira presidencial, novamente como “salvadores da pátria”.

Por essas razões não conseguem ejetar o presidente da cadeira, nem conseguirão as “diretas já”. Temer deverá sair, mas sem dúvidas grudou mais na cadeira presidencial, em face dos atos antidemocráticos de ontem.

É importante salientar, que essa barbárie nem de longe tem semelhança com o “Diretas Já” do início dos anos 80 ou mesmo o movimento dos “Caras-pintadas” (com o “Fora, Collor”) que foi às ruas pelo impeachment do então presidente Collor de Mello em 1992.

Em nenhum deles, havia gente mascarada à promoção da delinquência. Em ambos prevaleceu a força pacífica de multidões, que deram voz cívica à vontade da maioria do povo brasileiro, nas duas épocas distintas.

Na primeira, a aspiração de retomada de eleições diretas à Presidência da República – em pleno regime de exceção; na segunda, a pressão de jovens (entre eles o líder estudantil Lindberg Faria, hoje senador da República, envolvido em denúncias de corrupção), que lutavam pela saída de um presidente corrupto.

Nas duas situações, quem foi às ruas tinha a utopia de dias melhores em contraposição ao escárnio da ditadura e a abjeta esperteza presidencial, na imatura “democracia”.

Hoje, não.

Paira a desesperança, o desapontamento, a revolta contra o modelo político que transformou um simulacro de democracia e uma imberbe república  (com menos de 130 anos de vida), numa possessão de bandidos.

O caso do Grupo JBS, pulverizando quase dois mil políticos e 28 partidos com farto dinheiro (veja AQUI) prova isso. PT e PMDB – que hoje estão às turras pelo poder – foram os mais beneficiados pela dinheirama.

Os principais líderes visíveis e invisíveis da baderna ou dos gritos de “Fora, Temer”, não são muito melhores do que ele. Transformaram-se em despachantes de negócios de banqueiros e de outros tubarões plutocratas, ao lado de quem hoje execram.

Querem enganar a quem?

A massa-gente percebe isso. Não é completamente parva.

Por isso prospera a violência em vez da garganta e o sentimento de amor à pátria amada… Brasil!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Na visão dos burros (burro tem visão????), caso o poder não seja devolvido ao ”Encantador”, a barbárie vai continuar.

    .ןısɐɹq ǝʇuǝɹɟ ɐɹd

  2. FRANCISCO diz:

    PEGA FOGO CABARÉEE – 91 PRESOS FOGEM DA PRISÃO DE PARNAMIRIM –

  3. Amorim diz:

    “Em conversa à noite de ontem com um amigo, advogado, ele exprimiu uma opinião sobre o conturbado dia em Brasília, com mobilizações populares que terminaram em baderna e depredação do patrimônio público e privado:”
    O que tem feito estes governos do Elfo, Vampiro e CIA nos últimos anos?
    -Baderna e depredação do patrimônio público; e o consequente assassinato em massa dos seus contribuintes!
    Não existe anti Elfo e CIA maior que eu, mas uma coisa eu continuo afirmando: O PT é uma seita necessária ao pais, como oposição! pois elles tem uma capacidade de mobilização respeitável; a suposta quadrilha que assumir aquele pais poderá supostamente ter cuidado!
    O que o Vampiro fez doeu mais do que o Elfo!
    Não se engane; estou muito triste!!

  4. João Claudio diz:

    Repito, ”tripito, quadripito e quintipo”.

    Tudo o que acontece hoje no país poderia ter sido evitado, se tivessem cassado o cachorrão em 2005. O congreso teve a faca e o queijo em mãos.

    O The End:

    Não cassaram, o cachorrão engrossou o cangote, ”encantou” milhões de burros, e agora, mesmo sendo réu em cinco processos e o sexto à vista, ainda se acha o domo da cocada preta, ainda se acha uma autoridade, diz ser a alma mais honesto do país, ameaça prender quem o levou para prestar depoimento, e se acha ainda acima da Lei.

    O brasil já percebeu que, o primeiro operário a ocupar a presidência da republica, foi o que mais roubou.

    Isso é FATO.

    Comparando os números de assaltos que houveram a partir do palácio do planalto e após 2003, posso dizer, sem sombras de duvidas, que os ex presidente Sarney, Collor e FHC, não passavam de reles batedores de carteira, meros ladrões de galinha.

  5. João Claudio diz:

    Lembrando que a oab demorou seculos para entrar com pedido de impeachment contra Iolanda, e nunca cogitou em pedir o impeachment do ”Encantador” durante o Mensalão PTralha, em 2005. Isso é fato.

    Uma semana foi o suficiente para entrar com o pedido contra o Mordomo.

    Esquisito, né?

    P.S- Não sou a favor do Mordomo, não o admiro e jamais votaria nele.

  6. Ramilson diz:

    E a baderna de roubar nossos direitos pode?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.