• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 15/01/2017 - 09:38h
Hoje

Alcaçuz é ocupada por polícia após carnificina entre presos

Do portal Agorarn

Por volta das 6h30 da manhã deste domingo (15), o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e a Polícia Militar, com equipes do BOPE e Choque, deram início à ocupação da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em rebelião desde as 16h de sábado (14) – veja AQUI.

Policiais ocuparam Alcaçuz somente na manhã de hoje. Desde ontem, presos se digladiavam (Foto: sem autoria identificada)

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a operação foi um sucesso e o presídio está dominado pela equipe de segurança do Governo do RN. Não houve confronto entre presos e policiais durante a ocupação. O helicóptero da Sesed também foi utilizado no monitoramento da ocupação.

Itep se prepara para 30 corpos

Equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) estão desde as primeiras horas da manhã deste domingo (15) dentro dos pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz para fazer a remoção dos corpos até a sede do órgão, onde passarão pelos procedimentos necessários até que sejam entregues às famílias.

O Instituto espera receber pelo menos trinta corpos oriundos da rebelião que ocorreu durante 14h na maior penitenciária do Estado e foi iniciada no final da tarde deste sábado (14).

Por contar apenas com duas câmaras frigoríficas que comportam entre 20 e 30 corpos, o ITEP solicitou a chegada de um caminhão frigorífico que virá de Fortaleza e deverá chegar em Natal ainda neste domingo para armazenar os corpos até que todos sejam devidamente liberados. Até o momento, nenhum foi identificado.

Repercussão internacional

A imprensa internacional já começa a repercutir a terceira grande rebelião no sistema prisional brasileiro de 2017. Veículos de grande influência no mundo já começam a noticiar ocupação da polícia.

The New York Times (EUA), El País (Espanha) e outros órgãos de imprensa influentes nos Estados Unidos e Europa mostram o nível de barbárie e perda de controle do sistema prisional  por parte do poder público brasileiro.

Michel Temer aciona ministro

Em mensagem publicada em sua conta no Twitter, o presidente Michel Temer determinou que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, preste “todo o auxílio necessário” ao governo do Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Mario Cesar diz:

    Agora vai acontecer o seguinte, a OAB vai cobrar explicações, vão solicitar os direitos humanos, a ONU etc. O Governador vai mandar de imediato a autorização para a construção de novos presídios e cadeias no Estado, os familiares dos presos mortos vão receber a Bolsa Alcaçuz indenização pelo o fato ocorrido na Penitenciária. Um jogo de disse me disse e nada de solução. O povo paga pelo o processo falido do sistema.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.