• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 14-11-17
terça-feira - 30/09/2014 - 11:22h
Toma-lá-dá-cá

As razões de Rosalba para apoiar a ‘companheira’ Fátima

Apoio declarado de governadora à "adversária" é substrato de uma vingança e não de preferência

Muitos webleitores perguntam via Internet e em encontros pessoais com o editor desta página, o que representa o apoio de Rosalba Ciarlini (DEM) à candidatura ao Senado da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Vamos lá!

Eis o que penso:

Fátima e Rosalba: conveniência que interessa a ambas (Foto: autoria não identificada)

Quem disputa um mandato eletivo não é “doido” de desprezar votos. Fátima não é mentecapta.

Rosalba está soterrada por uma reprovação administrativa que passa dos 80% no estado. Em Natal, deve estar beirando ou ultrapassando os 90%.

Em Mossoró, seu berço político e cidadela, é a maior eleitora. Continua sendo a mais influente. Triste de quem desconhecer, hoje, essa verdade.

Nas últimas pesquisas que vi há pouco mais de duas semanas, estava com reprovação administrativa da ordem de 52 pontos percentuais.

Mas a aprovação passava dos 40 pontos percentuais. Em nenhum outro lugar do estado, ela tem tamanho índice de endosso.

Seu nome talvez não influencie uma eleição caseira em Tibau, onde tem residência de frente para o mar.

Vindita

Porém, em Mossoró, continua com força e pode recuperar fôlego, sobretudo em face da gestão municipal do prefeito Francisco José Júnior (PSD). Como o prefeito “Silveira” vai se portar administrativamente pós-eleições, dirá muito do que Rosalba será adiante na política paroquial.

Dar um aditivo à vitória praticamente já certa de Fátima em Mossoró, é uma ponta de vingança da “Rosa” contra aqueles que considera seus algozes. Recorre ao sempre providencial “complexo de transferência de culpa”.

Na verdade, o voto que Rosalba revelou pela primeira vez de público ontem, em Mossoró (veja AQUI), não é por afinidade ideológica, consciência política ou mesmo gratidão.

É substrato de vingança. Parte de um sentimento menor – sem um pingo de altivez ou espírito público elevado.

DERROTAR Wilma de Faria (PSB), impor fracasso ao ex-líder José Agripino (DEM) e testemunhar o desabamento eleitoral de Henrique Alves (PMDB) fazem parte de um coquetel que ela despeja goela abaixo de seus seguidores. É uma vindita que Rosalba preparou em centrífuga pessoal, acionada para moer gente e candidaturas.

Fátima é um mal menor. Robinson Faria (PSD), candidato a governador, que ela ainda não anunciou publicamente mas estimula voto em conversas com aliados, também possui o mesmo formato, conforme seus olhos vítreos e valores.

Os dois não se falam, não possuem afinidades e desde outubro de 2011, ainda no primeiro ano de seu Governo, que estão rompidos politicamente.

Com Fátima há alguma diferença no voto e apoio. Há um toma-lá-dá-cá que se formalizou.

As duas andaram conversando furtivamente (veja AQUI), antes do desfecho público do apoio. Trocaram figurinhas em julho deste ano, no início da campanha estadual.

Rosalba enaltece Wilma como governadora: era conveniente (Foto: reprodução)

Daí em diante, as mobilizações organizadas de entidades sindicais do funcionalismo estadual, contra a Rosa, foram aplacadas. O “Fora, Rosalba” foi banido da pauta sindical. Acampamentos no Centro Administrativo, passeatas e protestos nas redes sociais ficaram no passado.

Nem a ampliação nas agruras salariais do servidor estadual alterou esse diapasão. Nem a possibilidade iminente de mais atraso do pagamento do décimo-terceiro dos “barnabés” e novos solavancos na Saúde Pública exumaram a fúria sindicalista.

Wilma no passado

Em Mossoró, portanto, Fátima passa a contar com um reforço que deve lhe garantir boa dianteira em relação à Wilma.

No estado, com pouco tempo de propagação do anúncio, tende a sofrer alguma perda até às eleições. Creio, porém, que com efeito muito residual.

É provável que a proclamação de voto da Rosa deva ter sido calculada sob esse prisma. Medido para atrapalhar menos e ser “mortal” em Mossoró.

O que era “impossível” e que causou tantos extremismos, de parte a parte, agora tem o vigor da conveniência. Como já foi conveniente para a própria Rosa, um pouco mais atrás no tempo, ser aliada de Wilma.

Tratou-a como a melhor governadora para Mossoró quando essa completou apenas dez meses de gestão (2003) – veja foto com manchete reveladora, d´O Jornal de Hoje, em outubro daquele ano. Era conveniente.

Agora, faz sentido ser Fátima – sua companheira.

A preferência se sustenta numa “coerência enviesada”, espécie de aliança tática – ou pontual, como queira. Cada uma é útil a outra.

E o eleitor serve a ambas.

É isso.

* “Rosalba sinaliza com apoio à Fátima Bezerra ao Senado” – destacou o Blog Carlos Santos no dia 24 de março deste ano, bem antes da campanha eleitoral. Veja AQUI.

* Acompanhe bastidores políticos por nosso Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. luis claudio diz:

    Vamos lá, E POR ACASO A DEPUTADA FÁTIMA TRAIDORA DOS PROFESSORES E SERVIDORES NÃO É E NÃO FOI ALGOZ DA GOVERNADORA ROSA?

    TODO O RN sabe e é testemunha de que a deputada Fátima traíra através do SINTE que ela sempre indiretamente COMANDOU, PROMOVEU AS MAIORES GREVES DO RN. A deputada Fátima TRAIDORA DOS PROFESSORES até poucos dias satanizava a governadora rosa e OS DEMOS,.
    A DEPUTADA FÁTIMA TRAIDORA DOS PROFESSORES SERVIDORES, até poucos dias DIZIA EM JORNAIS, BLOGS, REDES SOCIAIS QUE A GOVERNADORA ROSA ERA A PIOR GOVERNADORA DO BRASIL, E A CHAMAVA DE PERSEGUIDORA E
    ESCULHAMBAVA MESMO A GOVERNADORA ROSA QUE ESSE É O MÉTODO DA DEPUTADA E PT.

    SÓMENTE HOJE, E EMTROCA DOS VOTOS DOS ELEITORES DE MOSSORÓ, A DEPUTADA FÁTIMA QUE SEMPRE DEMOSNTROU ÓDIO AOS DEMOS E A GOVERNADORA ROSA SE VENDEU E FICA CALADA DIANTE DO ATRASO DO PAGAMENTO DOS SERVIDOES, PROFESSORES ABANDONANDO-OS COM O SINTE DA QUAL A DEPUTADA FÁTIMA SEMPRE USOU O SINTE PARA SE ELEGER.

    DEPUTADA FÁTIMA TRAIDORA DOS PROFESSORES, #ForaDeputadaFatimaTRAIDORADOSPROFESSORESSERVIDORES

  2. François Silvestre diz:

    Tudo bem que candidato não pode rejeitar voto nem se equipara ao eleitor, no voto recebido. Isso é pacífico. Ocorre que esse comportamento de Fátima revela a mudança de azimute do próprio PT. Quando Fátima foi candidata à prefira de Natal, contra a mesma Wilma, recebeu uma sinalização de apoio de Garibaldi Filho. Fátima, purista de então, petista da ética absoluta, descartou o apoio de Garibaldi. E perdeu. Hoje, o PT “evoluiu” e aceita o apoio de Maluf, Lobão, Rosalba, Collor. Tudo pra não sair do poder. Sem discutir o mérito, são ou não são todos assemelhados?

  3. François Silvestre diz:

    Carlos, por favor, onde tem “prefira” escreva prefeitura. Obrigadão.

  4. AVELINO diz:

    Tudo posso com aquele (a) que me sacaneou um dia!!! Pequena adaptação de frase de louvor para frase de penhor político, compatível com o caráter da raça citada…

    A decadente Rosalba só não deve sair dizendo por aí, em justificativa ao seus novos portos e aportes, “que é tudo pela educação”… Rosalba, inocente!!! A própria deputada Bezerra sabe decorado como foi tratada a educação e os seus operadores no seu governo alternado ou em concomitância com o de Carlos Augusto eleito governador, junto!!!!!!

  5. erivan diz:

    Tudo ia tao bem pra fatima , agora com esse apoio declarado , ela vai dispencar ladeira a baixo.

  6. carlos diz:

    ROSALBA A MAIOR TRAIRA DO RN, JAMAIS VC VERÁ UM VOTO MEU TRAIDORA.

  7. ROBERTÃO diz:

    XÔ!XÔ! XÔ!resto de Governo! Vamos votar em FÁTIMA BEZERRA mas não é por sua causa,peço a DEUS que Fátima Bezerra ganhe,não queremos resto de Governo,pode pegar sua corriola e levar pro sítio canto junto com os traidores do povo que estão encalacrados dentro do próprio PT,Xô,Xô,Xô não queremos você por perto,mais uma vez evoco o Deputado Fernando Mineiro e o candidato ROBSON FARIA que intervenham nesse desatino,os Rosalbistas detestam LULA,odeiam DILMA,querem ver a caveira do prefeito SILVEIRA Jr.,estão só para se aproveitar do momento,digo ao PT saiam de perto desse sobejo Governamental,não queremos essa senhora por perto ou o PT toma posição ou vamos pregar o voto NULO.É só!

  8. Teodósio diz:

    A classe política de um modo geral tem adotado uma frase dita por Agamenon Magalhães que disse o seguinte: “Em política o feio é perder”.

  9. erico diz:

    Fátima depois dessa não terá mais meu voto com isso dia 5 votarei nulo .
    Abraço a todos e que façam o mesmo

  10. Livio diz:

    Eu sou professora e não voto nunca mais na deputada Fátima.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Você é professora com nome de “Lívio”? Não entendi.

      • AVELINO diz:

        KKKKKK, num disse que se tratava de um baita fake só pra falar mal do governador Robinson??? Ô fora, hein, professora??? A não ser que “Lívio” seja o “nome fantasia” da professora na noite… Tá assim disso por aqui, viu, Carlos??

      • Marc diz:

        Homofobico! vamos cassar seu registro de jornalista por tamanha homofobia!…rsrs..brincadeira meu jornalista preferido! ….Ouvidos ao chão! rsrs

  11. Carlos Lopes diz:

    Causa-me NOJO esta preferência de uma pessoa do DEM(onio) a favor de uma candidata do PT(ralhas). Cadê a coerência? Ela (Rosalba) está CUSPINDO no prato que comeu, pois quem deu as duas eleições a ela foi José Agripino junto com Garibaldi. Sozinha ela não chegaria nem em AÇÙ. Quando A Wilma (apesar de não gostar dela), fez mais por Mossoró do que esta senhora em três mandatos de prefeita em Mossoró, que só contabilizou DUAS obras: O Ginásio Pedro Ciarline e o Teatro Dix-Huit com dinheiro da Petrobras.

  12. João Batista diz:

    A Deputada Fatima, perdeu o meu voto tabém. Agora sou Wilma desde pequenininho.

  13. fabricio diz:

    A DEPUTADA FÁTIMA ACABA DE GANHAR MEU VOTO.

  14. José diz:

    Agora e que Eu voto em Fátima, a Rosa foi vítima do acordão.

  15. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Tens toda razão, Carlos Santos!

    Por isso o SILÊNCIO SEPULCRAL, do nosso SINDICATO, quando à ROSA atrasou os 20%, dos 40%, do 13º! Agora ENTENDO!!!!

  16. LINDEMBERG GOMES diz:

    Para se entender, toda essa MISTURADA de PARTIDOS e de POLÍTICOS tão diferentes UNS dos OUTROS; uns não sobem no palanque, outros sobem mas, não ficam próximos, ficam do outro lado, basta observar que o que prevalece na relação PARTIDO X CANDIDATOS é única e exclusivamente as CONVENIÊNCIAS dos CANDIDATOS, isto porque, quando se cria um partido, no momento do registro cartorial do mesmo, deve constar algo como, CORPO IDEOLÓGICO, além de outras partes como atas, assinaturas e etc. É claro que todas elas são importantes. No entanto, no que diz respeito a IDEOLOGIA, essa, não funciona na PRÁTICA. Isso, porque na prática o PARTIDO não tem muita IMPORTÂNCIA. O que IMPORTA mesmo são os CANDIDATOS. Não IMPORTA se são TOTALMENTE DIFERENTES. O que está em PRIMEIRO LUGAR é a CONVENIÊNCIA não dos PARTIDOS, nas, dos CANDIDATOS. O brasileiro não VOTA mais levando em conta os PARTIDOS, mas, sim os CANDIDATOS.

  17. Tomaz diz:

    Os cargos comissionados da Rosa estão manifestando o apoio ,agora para Fátima.

  18. raimundo nonato sobrinho diz:

    É por causa de fotos como esta que todo dia sou atacado por eleitores revoltados. E dizem que todos sao iguais, mais nao sao.
    Dra Rosalba devia honrar o pouco que lhe restou. Dessa forma nem Mossoró vai reconhece-la.

  19. EMANUEL MORAIS DE SOUZA diz:

    ROSALBA SEU PEDIDO É UMA ORDEM…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.