• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/04/2009 - 20:56h

Buraqueira pode gerar processos contra prefeitura

Segundo o engenheiro civil Valtércio Silveira, ex-secretário de Urbanismo e Obras da Prefeitura de Mossoró, o cenário de desmanche da malha viária de Mossoró tem remédio técnico. Ele conhece a fundo o tema.

Também aponta que prefeitura pode ser processada por tamanha falta de responsabilidade.

Leia o que ele escreve, outra vez, sobre o assunto: 

Entristece-me abordar novamente um assunto tão debatido e que massacra os mossoroenses.   Refiro-me aos buracos da malha viária, que, ao que me parece, não começaram a ser tratados. 

Interessante e risível, é saber que outros tipos de buracos, estão sendo devidamente tratados e muito bem lacrados. Sem essa de dizer que precisa que o inverno termine para começar uma operação emergencial para tapar buracos que tantos prejuízos causam à população, é perfeitamente possível fazê-lo, mas, tem um detalhe, qual seja, uma obra de engenharia pode custar uma certa quantia, e, esta mesma obra pode custar cinco vezes mais. 

Há que se perguntar, por quê?

Respondo prontamente, se a aludida obra for feita na época apropriada, ela terá seu custo normal, mas, e é o caso, se por um motivo ou outro, ela deixar para ser feita em outra época, o custo será muito diferente. No caso dos buracos da malha viária, se os mandatários e ordenadores de despesas, estivessem preparados, teriam ordenado à secretaria de obras a fazer uma obra muito barata e rápida, que seria, uma operação tapa buracos pelos métodos “ TSS” ( tratamento superficial simples “ ou TSD ( tratamento superficial duplo). 

Com isso, o problema dos buracos seria muito reduzido e a população não teria os prejuízos que está tendo, depois do inverno, o recapeamento seria feito.    Mas, o São João é muito mais importante e, alguns milhões de reais vão, ou já estão saindo pelo ralo imoral da incompetência, para não dizer outra coisa que, pela ausência, não posso provar.

 Mas, se existir vontade política, o problema dos buracos começará a ser resolvido amanhã. Como?, muito fácil embora irresponsavelmente mais caro.  

Basta fazer um planejamento e, com um mutirão de empresas, esquadrejar os buracos e, fazer a base para o futuro recapeamento, com calçamento tipo bripar. 

É só querer e, neste caso, querer é poder. 

Convém lembrar aos milhares de leitores deste Blog que a prefeitura é responsável pela boa conservação do passeio público.  Portanto, quem tiver seus prejuízos, pode recorrer à Justiça e a prefeitura será obrigada a arcar com os aludidos prejuízos. 

Valtércio Anunciato Da Silveira – Engenheiro Civil, CREA 917 – RN

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.