• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 14-11-17
quarta-feira - 27/02/2013 - 10:49h
Freio e contrapeso

Câmara começa bem, mas não pode baixar guarda


A atual legislatura da Câmara de Mossoró começa razoavelmente bem. Bons pronunciamentos, bons debates. Melhor nível que a anterior.

Torçamos, que a ingerência do Executivo seja menor, pois é impossível que não exista.

Nas últimas legislaturas, opositores foram perseguidos e tratados como inimigos. Setores da mídia convencional e na Web eram pagos para desacatá-los, ridicularizá-los e distorcerem fatos, jogando-os contra a opinião pública.

Mas acredito, até pelo perfil da prefeita Cláudia Regina (DEM) – ex-vereadora, que essa relação perniciosa, doentia e marcada pela vilania não deva se repetir.

Por outro lado, a própria Câmara – e seus membros – precisa se dar ao respeito. Só conseguirá isso se impondo como poder e não com comportamento servil, no papel de simples capataz da prefeita.

O sistema de “freio e contrapeso” aperfeiçoado pelo pensador Charles de Montesquieu, para a relação de forças do Estado moderno, defende que cada poder está apto a conter os abusos do outro de forma que se equilibrem.

Se o mecanismo não funcionar, quem paga o preço dos excessos é a sociedade.

A ampla vantagem numérica que o Governo possui lhe oferta meios para pontificar, é certo. Mas precisa ser modulada, para não se transformar numa mão opressora.

A maioria tem meios para muito, mas não pode tudo nem deve impor qualquer coisa.

Na legislatura passada, tripudiando da oposição, o então vereador Chico da Prefeitura (DEM) chegou a proclamar que quem tem maioria “é quem manda”.

Menos, menos…

Onde todos pensam a mesma coisa, ninguém pensa grande coisa.

O confronto de pensamentos é fundamental e imprescindível.

Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. cassio diz:

    pra mino melho vereador na camara e claudionor dois santas cabra macho

  2. NILDO SILVA diz:

    Meu caro jornalista Carlos Santos,nessa publicação eu só concordo com o que voce falou sobre Chico ” manda quem tem maioria”, eé bem verdade, agora dizer que a camara começou bem não dá pra engolir. Veja só continuam com a mesma prática os vereadore da situação com o Poder Executivo. Mandam projetos para serem aprovados em regime de urgência, sem terem conhecimento do teor. Derrubam emenda de vereador da oposição(luiz Carlos), que beneficiaria os professores, para satisfazerem a vontade do palácio. Pra mim tudo continua como dantes no castelo de abrantes. Vejo isso inloco.Abraços.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.