• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 04/10/2010 - 11:28h

Câmara Federal com emoção e uma baixa – Eleições 2010

As previsões feitas por este Blog e tendências de pesquisas confirmaram-se. A Câmara Federal tem bancada formada praticamente sem novidades.

Deu a lógica.

Mas nem por isso a disputa pelo voto deixou de ter emoção.

Como era esperado, os deputados federais Betinho Rosado (DEM) e Rogério Marinho (PSDB), da coligação Força da União, protagonizaram duelo à parte à eleição. Em alguns momentos da apuração, Paulo Wagner (PV), que foi eleito pela primeira vez, esteve fora da listagem e quem aparecia era Adenúbio Melo (PSB).

Em seguida, Paulo firmou-se, Adenúbio saiu de cena e o duelo nas últimas urnas apuradas passou a ser dentro da Força da União. Betinho levou a melhor.

Ele obteve 109.627 votos contra 105.422 de Rogério. A diferença pró-Betinho foi de apenas 0,25%.

Em termos numéricos, a vantagem do parlamentar mossoroense que obtém seu quinto mandato (o atual ele assumiu com a morte de Nélio Dias-PP), foi de 4.205 votos.

É interessante assinalar, nesse embate "particular", que o diferencial de Betinho Rosado foi obtido dentro da própria "casa" de Rogério Marinho: Natal.

Ao alcançar 5.331 votos, contra 36.390 de Rogério Marinho, na capital, ele deu um salto importante à vitória. Em 2006, Betinho havia alcançado apenas 2.652 votos na capital, contra 45.728 de seu oponente, o campeão de votos na cidade àquela época.

De 2006 para 2010, Betinho "engordou" votação em Natal em 2.679 votos.

Em Mossoró, Rogério teve desempenho modestíssimo domingo passado: 1.521. Em 2006, quando se elegeu, o deputado tucano tinha obtido 7.077 na terra natal de Betinho.

Em Mossoró, Betinho saltou de 28.709 votos em 2006 para 32.245 votos. Ou seja, aumento de 3.536 votos.

P.S – Existe muito material ainda a ser analisado. No curso desta segunda e próximos dias vou abordar esses vários ângulos das eleições 2010. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. flavio diz:

    Carlos,
    Bom Dia,
    onde eu poderia conseguir, na internet, o resultado detalhado de todas as urnas apuradas em mossoró?

  2. ze roberto diz:

    Pra lembrar que essas merdas de se dizer que “houve invasão de territórios”,é balela,se se trabalhar direitinho,costurando e amarrando os seus votinhos,assmi,que nem traque,a coisa flui.

  3. ze roberto diz:

    Pra lembrar…

    Aguando o canteiro,mesmo que pouco,a colheita é boa,imagine um bom motor,na beira do rio e uma coisinha de URÉIA

  4. Alcimar Antonio de Souza diz:

    Flávio,
    Na página do TRE-RN (www.tre-rn.gov.br) estão disponíveis todos os dados da eleição no RN, inclusive com opções de esquisas por Zonas Eleitorais ou por Municípios.
    Por lá, está fácil de consultar.
    Valeu.
    Alcimar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.