• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 26/08/2016 - 07:22h
Decisão

Candidatos de pequenos partidos podem participar de debates

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (25) que caberá às emissoras de rádio e televisão estabelecer quais candidatos dos chamados partidos ‘nanicos’ poderão participar dos debates eleitorais.

De acordo com o tribunal, as empresas de comunicação precisarão obedecer “critérios objetivos” para convidar esses candidatos, cujos partidos têm menos de dez cadeiras na Câmara dos Deputados. O Supremo não estabeleceu, no entanto, quais são esses critérios.

Natal e Mossoró

Os demais candidatos não poderão vetar a participação de concorrentes convidados pelas emissoras. Até então, a presença de candidatos de pequenos partidos, mesmo aqueles que eram chamados pelas organizadoras do debate, precisavam passar pelo crivo de dois terços dos seus concorrentes.

Por 6 votos a 5, a Corte firmou o entendimento de que os candidatos que pertencem a “partidos nanicos” não podem ser impedidos de participar dos debates pelos demais concorrentes. ‘Prego batido, ponta virada’, como assevera um ditado popular.

Em Natal e Mossoró, por exemplo, estavam excluídos dos debates respectivamente Robério Paulino (PSOL) e Josué Moreira (PSDC), que inclusive se queixou da exclusão de debate programado pela InterTV Cabugi, em depoimento ao Blog Carlos Santos (veja AQUI).

Com informações do jornal Folha de São Paulo.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2016 / Política

Comentários

  1. Marcelo Salazar diz:

    Achei muito boa a decisão amigo Carlos Santos. Josué nas ultimas duas eleições tem contribuído de forma a elevar nível do debate com propostas e perguntas que os outros não tem coragem de fazer, afinal é um professor de uma instituição federal. Seria uma pena ele ficar de fora dos debates neste pleito de 2016 em Mossoró. Acredito que pela imparcialidade dos meios de comunicação do RN, sua presença será certa!

    Quero parabenizá-lo, Carlos Santos, pelo excelente trabalho na campanha, sempre imparcial e narrando os fatos de forma a não induzir os leitores a erros grosseiros. Para me informar sobre a nossa corrida politica, este é o melhor canal!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Se não deixarem Roberto Paulino e Josué Moreira participarem dos debates estarão dando o maior tiro no pé.
    O POVO ADORA AS VÍTIMAS.
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE, AGUARDEM!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.