• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 29/11/2017 - 07:24h
Pedido na Anac

Certificação de aeroporto é um marco, mas processo é lento

O governador Robinson Faria (PSD) anunciou no dia passado que o governo estadual deu entrada ao pedido de certificação do Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Aeroporto de Mossoró tem processo que não é ágil, mas tem sinalizador de avanço com pedido em Brasília (Foto: arquivo)

Desde o início de sua gestão que o governante abraçou essa cruzada, que tem passado por alguns sobressaltos e precipitações em anúncios de hipotético início de voos comerciais com uso do aeroporto. Mas o processo de certificação é um marco. Uma esperança.

Fases

O processo de certificação possui quatro fases: O primeiro é o requerimento formal, feito na segunda-feira (27) pelo governo.

Em seguida vem o ciclo de avaliação do documento por parte da Anac.

Depois, ocorre a inspeção de certificação e, em seguida, a decisão sobre a concessão do certificado.

Após o recebimento do requerimento, a ANAC irá avaliar a documentação enviada e manterá contato com o operador para agendar a inspeção de certificação

Não há nenhum prazo regimental para que esse órgão federal emita a certificação de qualquer aeroporto e, se houver pendências, vai enviar demanda para que sejam solucionadas.

Prazo

Se aprovado, sua validade é por apenas um ano e já vem com limitações quanto às aeronaves que podem fazer procedimentos de pouso e decolagens no aeroporto.

Um exemplo desse processo é o que ocorre com o Aeroporto Dragão do Mar de Aracati no Ceará, a 95 quilômetros de Mossoró, em que as providências adotadas pelo governo estadual foram até mais céleres, inclusive com um equipamento aeronáutico construído do zero.

Até o momento, a Anac ainda não garantiu o certificado, não obstante o pedido de certificação tenha sido protocolado em maio.

Outro lado desse enredo, é a hipótese do Governo do Ceará fomentar uma linha Fortaleza-Aracati-Mossoró, potencializando o aeroporto mossoroense, que há alguns meses é administrado por empresa terceirizada contratada pela gestão Robinson Faria, a Consultaer de Goiás.

Leia também: Governador, do Ceará, pode incluir Mossoró em rota aérea AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia

Comentários

  1. Paulo Barra Neto diz:

    Sonha Marcelino, se Rosalba, real defensora de Mossoró, não conseguiu em seu Governo um vôo comercial pra Mossoró, imagine esse fantoche velhaco!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.