• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 05/08/2018 - 05:00h

Crédito fomenta economia mas também causa preocupação

Por Josivan Barbosa

O avanço do crédito entre as pessoas físicas tem sido festejado como um indicador de recuperação econômica, mas também exibe um lado preocupante. Isso porque fazer dívida para pagar dívida ou parcelar os gastos do dia a dia tem sido um comportamento que começa a se consolidar entre as pessoas físicas diante da persistência de um “modo crise” no mercado de trabalho em 2018.

Com a falta de consistência na recuperação do emprego e da renda no Brasil, a pressão sobre os orçamentos das famílias tem ficado cada vez mais elevada.

Três motivações têm ficado mais fortes hoje em dia para a tomada de recursos pelos cidadãos: a tentativa de limpar o nome, refinanciar ou, eventualmente, liquidar dívidas mais caras e tentar ganhar fôlego no orçamento.

Cartão de crédito

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) ilustra esse lado sombrio do uso do crédito devido ao aperto financeiro. Segundo levantamento feito em julho, quase metade (46%) das pessoas que usaram cheque especial, uma das modalidades de empréstimos mais caras do mercado, nos últimos 12 meses utilizaram a linha todos os meses.

Entre as razões citadas, figuram quitar dívidas, cobrir gastos de emergência e amenizar o descontrole das contas. Outro levantamento do SPC revela ainda que 20% dos usuários enxergam o cartão de crédito como extensão da própria renda.

Emprego

O mercado de trabalho vive momentos difíceis há três anos, mas para um grupo em especial, o dos trabalhadores com ensino médio incompleto, a situação é pior. É nessa faixa de escolaridade que está a maior taxa de desemprego e um dos menores rendimentos médios. A taxa de desemprego desse grupo chegou a 22%, bem acima da média de 13,1%. O desemprego e o salário são piores, inclusive, do que para aqueles com ensino fundamental completo. Por trás desses números, além dos efeitos da crise econômica, existe situação complexa que envolve questões sociais – como desigualdade e evasão escolar – e demográficas. O trabalhador desempregado com ensino médio incompleto é em geral jovem: em média, tem 24 anos.

Quixeramobim

Quixeramobim gerou 5.172 empregos formais líquidos nos últimos 12 meses, o equivalente a sete vagas para cada cem moradores. Ao assinar a carteira 4 mil operários em situação considerada irregular por auditores fiscais do trabalho, a Cooperativa de Calçados de Quixeramobim (Cocalqui) colocou a cidade de 78.658 habitantes do sertão central no topo do ranking dos municípios que mais geraram empregos formais em proporção ao tamanho da população. A atração de indústrias de calçados para o interior do Ceará tem contribuído muito para a geração de emprego e renda, principalmente, nas regiões mais castigadas com a seca, como o Cariri e o Sertão Central, como neste caso de Quixeramobim.

Ineficiência da gestão pública

Loteamento político de cargos públicos, com indicação de lideranças de baixa capacidade técnica; estagnação dos indicadores de acesso e desempenho na educação; e acentuada disparidade regional no atendimento de saúde estão entre as distorções que precisam ser solucionadas para que o Brasil volte a se posicionar de forma competitiva até em relação às nações vizinhas.

Em educação, precisamos elencar como prioridades a taxa de conclusão da educação básica por 95% dos jovens com idade até 19 anos; figurar entre os 30 primeiros países do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa); expandir o acesso aos ensinos técnico e superior para 60% dos adultos entre 25 e 34 anos de idade; e atingir 100% de estudantes com aprendizado adequado para suas séries até 2030.

Na área de saúde, precisamos ter a maior expectativa de vida entre os países da América Latina; alcançar a menor taxa de mortalidade infantil na região; e reduzir a disparidade regional de saúde.

Prontuário eletrônico

O município de Mossoró ignora a necessidade de investir na atenção básica e em prevenção, há medidas emergenciais para que o sistema funcione com mais agilidade, como a adoção dos prontuários eletrônicos. A ferramenta permite salvar por tempo indeterminado o histórico clínico do paciente, o que facilita a troca de informações entre as especialidades médicas, aumenta a segurança nos diagnósticos e nas taxas de resolubilidade das doenças, além de propiciar economia de recursos.

Foto de Lula

Para evitar fraudes, as urnas não têm conexão com internet e são configuradas individualmente. Isso quer dizer que as urnas eletrônicas poderão trazer a foto do ex-presidente Lula. E não é de todo impossível que se consiga legalmente a substituição de Lula por outro candidato, como Fernando Haddad, mantendo a foto de Lula, apesar de o TSE reforçar que a substituição só pode ser feita até 17 de setembro, exceto em caso de morte do candidato registrado. A foto de Lula e a substituição de sua candidatura pela de Haddad poderiam colocar o PT no segundo turno, acreditam alguns executivos. A aposta do mercado é de que o adversário será Geraldo Alckmin.

Marília Arraes

A Comissão Executiva Nacional do PT decidiu, por 17 a 8, retirar a candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao governo de Pernambuco, que aparecia em segundo lugar nas pesquisas, para fazer uma aliança com Paulo Câmara. O senador Humberto Costa (PT) deve disputar a reeleição nessa chapa e tenta convencer Marília a concorrer a deputada federal. A vereadora é neta do governador Miguel Arraes 1916-2005), principal líder na história do PSB.

Inicialmente, os petistas cobravam uma coligação nacional com o PSB, com a cessão do tempo de propaganda eleitoral da sigla à eleição de Lula, para tirar Marília Arraes da disputa. Mas, com o prazo de convenções perto do fim, aceitaram que o partido ficasse neutro, o que servirá para deixar Ciro isolado.

Diesel

O novo decreto que trata do programa de subvenção do preço do óleo diesel até o fim do ano, publicado durante a semana, define uma mudança na sistemática de apuração do preço de comercialização, o valor fixo definido pelo governo, que valerá a partir de setembro. A ideia é garantir uma neutralidade no mercado, uma vez que os importadores vinham reclamando de problemas na sistemática vigente. A nova fórmula será apresentada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e ficará em consulta pública nas próximas semanas.

A regra de avaliação diária dos preços continuará para cálculo do valor de subvenção a ser pago às empresas. Ou seja, em dias que o preço de mercado (ou referência) ficarem menos de R$ 0,30 acima do valor de comercialização, a conta de subsídio é menor para o governo. Nos dias em que ficar mais do que isso acima, o valor irá para uma contabilidade à parte e será considerado como resíduo para cálculo do preço fixo a viger no mês seguinte.

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    VOCÊS SABEM QUAL A MAIS INJUSTA DE TODAS AS LEIS?
    Uma lei que beneficia os ricos e excluí os pobres? Esta lei existe.
    É a lei que torna os portadores de doença grave e incurável isentos do pagamento do IR e de vários outros impostos. Lei que permite ao portador de doença grave e incurável comprar carro com isenção de impostos.
    Pobre paga imposto de renda? Por ter renda baixa o pobre já é isento por natureza do pagamento do IR.
    Pobre compra carro novo? Por não possuir recursos suficientes pobre não compra carro novo.
    Entendem agora porque esta lei só beneficia quem tem muito dinheiro? É por causa de leis como esta que pagamos mais e mais impostos. E o pior:
    NUNCA PASSARAM UM PENTE-FINO NOS QUE SÃO BENEFICIADOS POR ESTA LEI.
    Só passam pente-fino nos pobres que recebem o auxílio-doença. Será que nenhum dos que estão na condição de portador de doença grave e incurável está fraudando? Já que não se pode extinguir a mais injusta de todas as leis, mexeria com muita gente importante, que pelo menos realizem uma revisão nos que se apresentam como portadores de doença grave e incurável.
    E não esqueçam que doenças anos atrás consideradas graves e incuráveis, hoje são facilmente curáveis. Exemplo disto é a tuberculose.
    ///
    Vocês sabiam que a quase totalidade da população desconhece a existência desta lei? Por que isto acontece?
    Porque não há o menor interesse em que o povo tome conhecimento dela.
    Esta lei isenta o portador de doença grave e incurável do pagamento do IPTU e do IPI na compra de veículos. Isenta até do pagamento do IPVA. Esta lei tem que ser divulgada a fim de que todos os portadores de doença grave e incurável dela se beneficiem.
    Atualmente apenas os ricos, o assalariados de alta renda e os políticos desta lei têm conhecimento.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.