• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 28/09/2016 - 08:44h
TCm e 95 FM

Debate mostra que candidatos estão distantes da realidade

A pergunta de sempre ao final de cada debate:

– Quem venceu?

Na minha opinião, Rosalba estancou parte do prejuízo alarmante que sofrera no debate anterior ocorrido no domingo (veja AQUI o comentário). Como favorita à disputa municipal, o principal era evitar perdas. Conseguiu, sem precisar ser brilhante ou convincente, haja vista não ter sido uma coisa nem outra.

O evento promovido pela TV Cabo  União ( TCM) e FM 95 seguiu a receita de tantos outros do gêneros Brasil afora, com regras gessadas, que comprometem o desenvolvimento de qualquer tema e facilita principalmente quem não tem conteúdo e efetivamente desconhece o que é proposto.

Todos os candidatos - sem exceção - passaram longe do que realmente o mossoroense terá a partir de 2017 (Foto: TCM)

É muito mais um jogo de sofismas e informações confusas, devaneios e divagações sobre o que certamente não será feito, do que sobre o que é possível ser feito. O que é factível.

O grande debate vai ocorrer quando tivermos uso de recursos multimídia e dados oficiais sobre saúde, finanças, educação etc. sendo expostos instantaneamente, até para clarear melhor as informações para o público e obrigar os debatedores a se aproximarem da verdade.

Nenhum dos quatro candidatos falou de onde tirar dinheiro para fazer o que diz que irá fazer. Ninguém falou de demissões, moratória em relação a credores, auditoria em contas, redução de mídia, dificuldade de investimento, cortes em setores vitais etc.

Caos iminente

O eleito (a), certamente debulhará uma série de lugares-comuns para justificar o caos iminente: choramingará sobre crise, “herança maldita”, oposição inconsequente, falta de colaboração disso e daquilo, máquina inchada, queda na arrecadação, conjuntura difícil, imprensa (sempre nós) mentirosa etc.

Quem adormeceu antes do debate, não deve se queixar. Quem ficou até o final, acabou com a sensação de que deveria ter dormido mais cedo. Eu, por exemplo.

Até comecei uma campanha jocosa no Twitter e Face para trazer o ex-prefeito Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”, para o confronto: #voltafrancisco!

Daria mais emoção ao prélio, com certeza.

Pelo menos é o mais articulado de todos, apesar de na prática ter revelado falta de preparo para governar. Prova de que falar bonito está mais associado a marketing e “enrolation” do que à eficiência. Todo farsante fala bonito, mas nem todo indivíduo que fala bonito é farsante.

Entre os candidatos, Francisco (impedido de estar no debate – veja AQUI) é quem detém maior conhecimento da máquina pública e visão racional sobre administração municipal, mesmo que ninguém acredite mais no que diz, por considerá-lo  um “mito”.

Um mitomaníaco.

Principal problema de Mossoró nos próximos anos vai fazer com que todos nós nos lembremos do debate: a Prefeitura está quebrada. Veremos a distância entre palavra e fatos, promessas e feitos. Paciência.

Vamos às urnas.

Seja o que Deus quiser.

God save the Mossoró (Deus salve Mossoró!)

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2016 / Política

Comentários

  1. Ramirez Fernandes - Advogado diz:

    Falou tudo. Parabéns pela lucidez. Abraço

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Minha opinião sobre o debate está neste comentário:
    Inácio Augusto de Almeida diz:
    28 de setembro de 2016 as 6:59
    Após o debate de ontem, onde Rosalba saiu-se muito bem e Tião cometeu o erro gigantesco de ser grosseiro com a sua adversaria e com os professores, resta ao Tião aproveitar muito bem estes poucos dias que restam até a eleição e falar de forma mais clara aos mossoroenses.

    Após o debate de ontem aumentou o favoritismo da Rosalba.
    Fica claro que tenho a mesma opinião do Carlos Santos a respeito do debate de ontem.
    Acho que depois do que Tião falou dos professores fica muito difícil reverter este quadro que lhe é totalmente desfavorável.
    Que falta faz uma boa assessoria.
    ////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
    CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU E NÃO ENTREGOU AOS ALUNOS?

  3. Chagas Nascimento diz:

    Como estava prevendo… Fiz bem em dormir cedo!!!

  4. Amorim diz:

    Eu acredito piamente em tudo que eles falam; tenho certeza que vão fazer tudo que prometerão. Inclusive estou aprendendo suomen kieli, norsk e deutsche Schweiz por vias das dúvidas.
    Muito obrigado candidatos!

  5. Rita diz:

    Não assisti ao debate anterior, preferi dormir. Confesso que fiquei satisfeita com este, pois ao invés de propostas mirabolantes, prefiro o meio termo: manter, concluir e recuperar o que já existe….descartar o que não deu certo….algumas inovações que estejam a altura dos recursos disponíveis no município. Alguém ainda ousou falar em PAC e Minha Casa Minha vida. Esqueçam: esse governo não investe em programas deste tipo….só no “Deus Mercado financeiro”.

  6. Lair Solano Vale diz:

    Ou se muda o formato dos debates ou quem não for apaixonado por A ou B vai dormir cedo , foi o que fiz.
    Debate é olho no olho e as perguntas vindas do povo e sorteadas , na hora. Ou será que Rosalba e Tiao já não sabiam das perguntas dos “segmentos” ? Claro que sim.

  7. João Claudio diz:

    Confesso que eu não sei onde os canais de TV querem chegar ao promoverem esse tipo de debate. Ao povo, não é.

    Mediador e candidatos parecem robóticos. Bitolados. A impressão que se tem, é que as pessoas presentes estão enfrentando algo extra terrestre, tamanho é o acanhamento, medo, tremedeira, gaguejo, língua enrolada, falta de criatividade e o excesso de respeito (a quê e a quem?) que impera no ”setor”.

    Quanto as perguntas e respostas, minha Nossa Senhora da Boca Fechada! É de lascar a ”currubumba”. É o mesmo lero lero de sempre, o mesmo blá blá blá de outrora, as mesmas promessas cabeludas. Vôtis!

    Esse debates são copiados de outras emissoras? Claro! O que diferenciou a TCM dos demais, foi quando o mediador falou a palavra ”púlpito”.

    Muita gente imaginou que se tratava de um palavrão.

    Quanto a ausência de ”Silveirinha Fora do Jogo”, esse sim, se presente estivesse teria sido o grande diferencial do debate. Sem ele, o inicio, meio e fim do dito cujo não passou de um prato de feijão com arroz. FRIO e SEM SAL.

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    FRANCISCO NÃO ESTÁ SÓ!
    “EM QUARTO NAS PESQUISAS, RAIMUNDO MACEDO DESISTE DA CANDIDATURA EM JUAZEIRO
    Publicado em 27 de setembro de 2016 por granjahoje
    Acuado por denuncias de irregularidades e amargando a quarta colocação nas pesquisas eleitorais, o prefeito Raimundo Macedo anunciou nesta terça-feira, sua desistência de concorrer a reeleição pela Prefeitura de Juazeiro do Norte.”
    TALVEZ ESTA NOTÍCIA SIRVA DE CONSOLO AO FRANCISCO.
    /////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
    COMO EM 2017 FRANCISCO NÃO MAIS SERÁ PREFEITO DE MOSSORÓ NÃO ENTENDO A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESTAR SEGURANDO AS BLUSAS QUE MANDOU FAZER, CONFORME E-MAIL QUE ME ENVIOU, PARA DISTRIBUIR COM OS ALUNOS. OU SERÁ QUE VÃO DEIXAR AS BLUSAS PARA O PRÓXIMO PREFEITO(A) ENTREGAR?
    O QUE NÃO ACONTECER EM MOSSORÓ NÃO ACONTECE EM LUGAR NENHUM DO MUNDO.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Tenho dito, Inácio: os tempos são outros.

      Abraços

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Com a fiscalização cada dia mais atuante a rapadura está deixando de ser tão doce. Para completar as redes sociais estão marcando em cima, tipo basquetebol. Os prefeitos desonestos começam a descobrir que de nada adianta CONTROLAR a Câmara de Vereadores através do pagamento de 7 ou 8 mil reais a título de mensalinho e manterem LEI DE MORDOMIA DOS VEREADORES para que tudo seja aprovado. A Câmara aprova, mas o povo desaprova nas redes sociais e os órgãos de fiscalização tomam as providências. Já não dá para prefeito fazer o que bem quer com o dinheiro da prefeitura.
        Acabou-se o tempo do eu quero, eu posso.
        Em Brasília está acontecendo a prisão de peixes graúdos. Breve o tubarão cairá na rede. E depois do tubarão vai o resto, seja cará ou piaba, vai tudo. Com ou sem sal grosso ou fino.
        Prefeito que fez peraltice nos últimos 15 anos que se cuide, O arrastão vai ser feito e a rede é de malha fina. Até o sal se não for muito fino vem.
        Este país vai dar um salto de desenvolvimento nos próximos anos que causará espanto até a coreanos e japoneses. Com a quase erradicação da corrupção não há como a economia brasileira não deslanchar. E com a economia seguindo seu curso normal a EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA e tudo o mais avançarão e farão desta terra que tanto amamos um verdadeiro paraíso para os nossos netos e bisnetos.
        A maior prova de que a mudança para melhor já teve início são as desistências de candidaturas destes prefeitos que administravam as cidades como se fossem bodegas suas.
        Estou totalmente convencido de que o nosso sacrifício não está sendo em vão.
        /////
        OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
        CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU E NÃO ENTREGOU AOS ALUNOS?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.