• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 08/05/2017 - 23:52h
Reportagem Especial IV

Depoimentos envolvem gente graúda na “Dama de Espadas”

Governador Robinson Faria, deputado Ricardo Motta e desembargador Cláudio Santos são citados

A primeira denúncia decorrente da “Operação Dama de Espadas”, formalizada pelo Ministério Público do RN (MPRN) no último dia 18 de abril (veja AQUI), envolve diretamente 24 pessoas (veja AQUI). Em especial, aparecem ex-graduados servidores da Assembleia Legislativa, um ex-gerente do Banco Santander e outros personagens que fariam parte da engrenagem que desviou R$ 9.338.872,32 (nove milhões,trezentos e trinta e oito mil, oitocentos e setenta e dois reais e trinta e dois centavos) em números atualizados, entre 2006 e 2011.

Mas os depoimentos colhidos de testemunhas e outras informações que se intercalam, também apontam na direção de nomes de peso da política, como os ex-presidentes da Assembleia Legislativa Robinson Faria (PSD) e Ricardo Motta (PSB). O primeiro, é governador na atualidade; o segundo, segue em mais um mandato na AL.

Um dos depoimentos mais elucidativos foi de Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra. Ele é filho da ex-procuradora geral da AL Rita das Mercês Reinaldo.

Condenado no escândalo denominado de “Operação Candeeiro”, por desvio multimilionário no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), ele resolveu apontar (veja AQUI) ligação de políticos de peso no escândalo em que sua mãe aparece em destaque. E, também, quanto à roubalheira no próprio Idema.

Poder

Na AL, o uso de cheque-salário, empréstimos consignados e outras irregularidades (como nepotismo cruzado e empreguismo), tinham sua mãe como protagonista.

A mossoroense Rita das Mercês está vinculada à Assembleia Legislativa desde a década de 80, tendo sido alçada ao cargo de Procuradora-Geral nas gestões de Álvaro Dias (atual vice-prefeito de Natal, filiado ao PMDB), ocorrida entre 1997-2003.

A partir de então, “ela foi paulatinamente galgando espaço e concentrando poder, ao ponto de, até bem recentemente, precisar dar aval em toda sorte de decisões relevantes a serem tomadas no âmbito da Assembleia, especialmente no que tange a nomeações dos cargos em comissão e das funções gratificadas, ainda que não estivesse no plexo de suas atribuições, sempre com o conhecimento e a anuência dos Presidentes da Assembleia Legislativa do período compreendido entre 2006 e 2015”, narra os promotores que subscreveram a denúncia.

Gutson, filho de Rita das Mercês Reinaldo, fala sobre emprego de uma filha e vantagem para desembargador

Alguns depoentes, funcionários da Assembleia Legislativa, detalharam os superpoderes dela, a ponto de peitar deputados e centralizar nomeações e outras decisões, acima de suas prerrogativas legais, além de influir até mesmo fora da Casa. Há registro que chegou a empregar nove parentes (filhos, nora, sobrinhos, irmã, tia) na própria Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Prefeitura e Câmara Municipal de Mossoró, Idema e Prefeitura do Natal).

Nepotismo e nepotismo cruzados aparecem nessa trilha.

Gutson também cita o então presidente Robinson Faria em depoimento prestado a promotores

Mas seu peso maior era como a eminência parda dos presidentes, principalmente de Robinson Faria e Ricardo Motta, que não mexiam em nada sem seu aval e orientação.

Gutson chega a citar o nome deles em vários trechos de seus depoimentos, além de também apontar suposta vantagem do desembargador Cláudio Santos na troca (nepotismo cruzado) de cargo em favor de uma filha.

Gutson fala sobre Ricardo Motta e transação financeira durante gestão na AL

Outros depoentes reforçaram o enredo perante o MPRN, citando que “Ritinha” e outro denunciado (Rodrigo Marinho) tinham escritório na Avenida Jaguarari, fora da Assembleia Legislativa, onde recebiam vários políticos, assessores e outras pessoas influentes. Por lá, boa parte das operações ilícitas eram tramadas.

Escritório de Rita e Rodrigo: de tudo um pouco (Foto: MPRN)

Defesa

Em relação ao conteúdo dessa primeira denúncia do MPRN, o governador Robinson Faria e o desembargador Cláudio Santos pronunciaram-se oficialmente.

Através da Assessoria de Comunicação do Estado, o governador Robinson Faria emitiu Nota Oficial. Assegurou plena lisura no tratamento da coisa pública, em sua passagem pela Assembleia Legislativa:

Informado por meio da imprensa a respeito de suposta investigação do Ministério Público, o governador Robinson Faria esclarece que durante o período que esteve à frente da presidência da Assembleia Legislativa não procedeu com a nomeação de qualquer servidor “fantasma”.

O Ministério Público exerce seu papel constitucional de fiscalização dos poderes, mas é importante destacar que não se pode presumir culpa ou delito sem a conclusão das investigações em curso e seu devido julgamento pela Justiça.

Cláudio Santos reagiu à citação do seu nome em nota postada no Portal Noar:

“Lamentos que alguns integrantes do Ministério Público Estadual tenham colocado pontualmente o trecho da delação mencionada, na Denúncia contra terceiros, citando meu nome, em completa usurpação de competência e eventual abuso de autoridade, além de desnecessária, fato que não se coaduna com a estrita obediência à lei por parte dessa instituição, pois todos devem primar pelo respeito à honra das pessoas”.

Acrescentou ainda: “Quanto à eventual irregularidade por troca de nomeações no TJ e na AL, informo que a minha filha, que trabalha na AL, foi nomeada no dia 12/03/2013, portanto 02 anos após a nomeação da Sra. Mariana Morgana (filha de Gutson e neta de Rita das Mercês), fato para o qual absolutamente não diligenciei, conforme documentos públicos em meu poder”.

Em breve, o MPRN deverá formalizar outras denúncias relativas à Operação Dama de Espadas. Os “próximos capítulos” devem trazer novas revelações dessa apuração.

– Veja primeira parte dessa reportagem especial clicando AQUI – “Dama de Espadas” é a “Operação Lava Jato” do RN.

– Veja segunda parte dessa reportagem especial clicando AQUI – “Dama de Espadas” envolve, inicialmente, 24 pessoas.

– Veja a terceira parte dessa reportagem especial clicando AQUI – “Dama de Espadas” desviou milhões para luxo e uso político.

Veja e baixe no seu computador a íntegra da denúncia do MPRN clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Gutemberg Dias diz:

    Acredito que muito mais lama tende a surgir desse poço!!!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A ponta do ICEBERG já apareceu. O resto é apenas uma questão de tempo. Muito pouco tempo.
    Pena que se forem indiciados, julgados e condenados, recorrerão. E recorrendo tudo fica no 0 X 0.
    Prova disto são os recursos SAL GROSSO que há anos aguardam julgamento e permitem que pessoas condenadas a mais de 5 anos de cadeia, em primeira instância, continuem exercendo cargos eletivos e até mesmo presidindo Câmara Municipal, como acontece em Mossoró.
    Amanhã, em Curitiba, teremos a audiência com o Lula.
    A expectativa é de que o Brasil vai acelerar o combate à corrupção a partir do depoimento do Lula.
    Certamente os Tribunais de Justiça de todo o Brasil darão celeridade ao julgamentos de recursos e processos que aguardam julgamento.
    O BRASIL ESTÁ MUDANDO. E MUDANDO PARA MELHOR.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM MAIO? ACHO QUE SIM.

  3. Gilvandro Alves da Silva diz:

    O pior disso tudo é que as delações são verdadeiras, mas no final ninguém é punido.

    Todos sabem que na assembleia legislativa e em outros órgãos da administração pública, a coisa funciona como o relatado nas delações. Nepotismo cruzado e empregos onde o salário é divido entre o nomeado e a autoridade que autorizou à nomeação.

    Lamentável! Num país sério, as pessoas só em serem citadas em falcatruas, já entregam seus cargos e em alguns casos até suicidam-se.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Aqui em Mossoró o ex-procurador da Câmara Municipal denunciou na existência de fantasmas e acusou os vereadores, a quem chamou de CORJA, de ficarem com parte dos salários dos fantasmas.
      Um promotor disse no dia 05/12/2016, que as denúncias eram graves e que tudo seria apurado.
      Blogs noticiaram que o ex-procurador foi ouvido por uma promotora.
      O tempo passando e o povo sem saber o que foi apurado.
      Quando saberemos o resultado da apuração das denúncias do ex-procurador da CMM?
      /////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM MAIO? ACHO QUE SIM.

  4. João Claudio diz:

    Carlos, você já viu alguém ”miúdo” fazer parte desses tipo e esquema?

    O ”mais miudo” tem diploma de curso superior, anda em carro importado e dispõe de uma ou mais moradias.

    Pelo que me consta, gente ”miúda” mesmo, por se contentar com pequenas quantias, tem medo de participar de grandes assaltos.

    Já os ”graúdos”, quanto mais ganham mais querem ganhar mais.

    A isso se dá o nome de ”ostentação, vaidade e satisfação em mostrar à sociedade que ele(a) é o(a) maior de todos”, custe o que custar e sem distinção se é esse ou aquele cofre a ser arrombado.

    P.S – Em geral esse tipo de assaltante não sente vergonha quando é pego pela policia, nem tão pouco se arrepende do que fez.

    Por falar em sociedade e em assalto, por onde ”cargas d’água” anda a fantasma By Hilnethinha Fashion Correia In, heim? Como anda o calote que ela deu na assembleia que custou 500 mil reais aos bolsos do povo? O assunto tá muito esquecidão, num tá?

    Vou dar uma dica onde encontra-la:

    Deem uma espiada no Blog Hora H, e vocês verão ela toda faceira e sem vergonha se oferecendo para participar de regas bofes ”daiszelites”. Apenas ”daiszelites”.

    Pobreza??? Aff! Ela, assim como todos os colunistas sociais, tem horror à gente pobre. Alguém já viu algum deles anunciando o ”níver” de gente pobre?

    – Hoje é dia de parabenizar o ”níver” de Sebastião das Redes, ambulante mossoroense vendedor de redes de dormir. Bastião ou Bastinho, ficou conhecido no mundo fashion por vender redes de porta em porta no País de Mossoró. Haverá comes e bebes para convidados logo mais no chik restô, ”Janjão. A Melhor Mão do Buraco do Tatu”. A coluna marcará presença. ”Tchin-Tchin”, Chico, porque gente fina é outra coisa.
    Mais:

    – Chico Carroceiro está gravidéeeerimo. A cegonha baterá à sua porta do casal chique, Chico/Bastinha, quando o carnaval chegar, em 2018. A coluna envia desde já os votos de felicidades e confirma antecipadamente a presença no chá de papeiro, chá de fraldas, chá de chupetas, chá de Pom Pom com Protex, presença no mijo do rebento, e em outros comes e bebes que surgirem. ”Tchin-Tchin”, porque ninguém é de ferro.

    Alguém já viu isso? Eu não!

    Sabe o que os colunistas dizem quando ouvem a palavra ”pobre?”

    – Aff! Isola, desinfeta, longe de mim. Tomei leite, tá, abacaxi?

    Bem que órgão da imprensa poderiam de vez em quando dar uma alfinetada, puxar à tona os escândalos que estão engavetados, nera não?

    Os ladrões A-DO-RAM e agradecem de coração o silencio da imprensa.

    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM MAIO? JOÃO CLAUDIO TAMBÉM ACHA QUE SIM.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Se além de João Cláudio outros clamassem pelo julgamento dos recursos SAL GROSSO, Mossoró ficaria livre de ter na presidência da sua Câmara Municipal uma condenada a mais de 5 anos de cadeia, em primeira instância, por prática de improbidade.
      Se o julgamento dos recursos SAL GROSSO acontecer e os condenados forem absolvidos ninguém mais poderá dizer que a CMM tem na presidência uma condenada por prática de improbidade.
      Se acontecer a condenação, dificilmente quem diz que O QUE EU FIZ FOI TÃO,POUQUINHO consegue escapar da condenação, outro vereador assumirá a presidência da CMM.
      O que não pode é continuar servindo para motivo de chacotas por ser a única cidade no mundo que tem na presidência da Câmara Municipal uma condenada a mais de anos de cadeia.
      Incrível o TJRN não perceber o mal que causa a Mossoró a demora no julgamento dos recursos SAL GROSSO.
      ////////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM MAIO? ACHO QUE SIM.
      EM MAIO ATÉ O MALUF ESTÁ SENDO JULGADO E O FACHIN JÁ VOTOU PELA CONDENAÇÃO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.