• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 23/08/2017 - 21:20h
Assembleia Legislativa

Deputado Souza defende apoio à Liga de Combate ao Câncer

O deputado Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, registrou durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (23), outra visita que fez à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), na cidade de Mossoró. O parlamentar ressaltou a qualidade dos serviços oferecidos na unidade e solicitou a divulgação dos mesmos.

Mais de mil pacientes, dos mais de 60 municípios da região Oeste, são atendidos no local, mensalmente.

Souza mostrou importância da Liga (Foto: AL)

Souza fez um apelo para que a Assembleia e os municípios alcançados pelo trabalho da Liga se mobilizem, no sentido de avançar num diálogo capaz de fortalecer a atuação da unidade.

“O câncer não pode esperar, ignora a burocracia pública e, num ponto, ele parece ser extremamente previsível: não escolhe ninguém por classe social. Todos podem ser atingidos e um grande diferencial no seu enfrentamento é termos instituições como a Liga Mossoroense”, comentou.

“Visitei toda a estrutura da unidade, acompanhado da nova direção que tem à frente Marcondes Diógenes e, apesar da Liga Mossoroense abranger mais de 60 municípios, esses em boa parte não têm conhecimento dos serviços prestados e ofertados à população, e que por desconhecimento deixam de dar um apoio ao seu funcionamento”, disse Souza.

Para Souza, a Liga Mossoroense apresenta boa estrutura física e um quadro de profissionais capacitados a atender à população. O deputado disse que não há filas para o atendimento, além de ser uma unidade 100% financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estágios

A unidade de saúde realiza sessões de quimioterapia, radioterapia e existe uma ala específica para atendimento aos pacientes pediátricos.

O parlamentar destacou ainda que, por ser uma unidade de estudos, há uma discussão em torno da institucionalização de programas junto aos alunos de graduação da Uern e Ufersa, nos campos da pesquisa e investigação sobre o câncer, como também o fomento para estágios.

“Também está em discussão submeter propostas de residência médica junto ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, a fim de oportunizar ao egresso de medicina a formação de qualidade na própria região”, destacou.

Ele cobrou ainda que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) viabilize processo de contratualização que beneficie, através de recursos financeiros, a LMECC.

Com informações da Assembleia Legislativa.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Deputado Souza. Acompanho o seu incansável trabalho. Parabéns!

  2. carlos diz:

    eu também defendo,e acho que toda a população.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.