• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 31/10/2016 - 22:28h
Denúncia

Desvio criminoso de águas afeta população do Sertão Central

Por Tárcio Araújo (Especial para o Blog Carlos Santos)

Moradores de Lajes na Região Central do Estado denunciaram desde ontem nas redes sociais a falta de abastecimento d’água em alguns bairros  da cidade  há cerca de 33 dias.

Segundo os internautas, a vazão de água da Adutora Sertão Central Cabugi não chega com a pressão necessária para suprir à demanda dos bairros localizados na parte mais alta da cidade.

Adutora Sertão Central tem desvio no Canal do Pataxó em Itajá (Foto: cedida)

Além de Lajes, outros sete municípios da região também enfrentam o mesmo problema.

Após tomar conhecimento do caso, o Secretário de  Meio Ambiente e Recursos Hídricos  do Estado, Mairton  França,  se posicionou  sobre  o assunto.

Segundo o secretário, o problema diz respeito ao “desvio de águas” no Canal do Pataxó em Itajá (Vale do Açu).  O canal sai da Barragem Armando Ribeiro em Assu e  alimenta a Adutora Sertão Central que abastece a região.

“A  Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN) já me assegurou que Lajes não está em colapso. Foi constatado que está havendo roubo de água no Canal do pataxó”, assinala. “Por esse motivo, a vazão que a Caern havia garantido para a adutora, por meio de bomba extra instalada no ano passado, não está mais chegando”, afirma.

Fiscalização e multa

O Secretário ainda prometeu acionar o  Instituto de Gerenciamento de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) para  fiscalizar e autuar os infratores.

“Vamos  encaminhar a fiscalização e multar quem está procedendo com desvio de água na região Central. Hoje, o Igarn já pode autuar e cobrar multas por atos desse tipo. Toda e qualquer captação de água, especialmente em equipamento da infraestrutura hídrica, precisa de outorga”, completa o secretário.

Segundo a Secretária de Recursos Hídricos a reserva média do Estado hoje não chega a 16% do manancial,  considerado o mais baixo da história.

Hoje o abastecimento retomou a normalidade em Lajes e outras cidades da Região. A população planejava ocupar a BR- 304, caso a situação continuasse. Mas  de acordo com o servidor público residente em Lajes, Sidney Salvador, os moradores permanecerão vigilantes:

– A gente espera que essa fiscalização aconteça e que não seja só uma ação paliativa por poucos dias. Estaremos atentos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Interditar rodovias virou moda no brasil.

    Esses manifestantes tem que botar na cabeça, que os proprietários de veículos não são os responsáveis pelo roubo da água deles, assim como os proprietários de ônibus incendiados não são os responsáveis pelo desgoverno do país.

    Ora, eu estou indo a Natal e quando me aproximo de Lajes…a BR está interditada. O QUÊ DIABOS EU TENHO A VER COM ISSO????????? POR ACASO SOU EU QUE ESTOU ROUBANDO A ÁGUA DELES?????

    Por que os manifestantes não formam uma comissão e encurralam numa parede os verdadeiros responsáveis pela fiscalização, inclusive os diretores? Por que não montam acampamento no interior das sedes da Caern, e só saem de lá quando o problema estiver resolvido??? Por que não fazem fogueiras de pneus nas calçadas das sedes da Caern?

    Onde está localizado o cérebro desses manifestantes? Na cabeça, ou no meio ( * ) da bunda?

    Eu acho que é aqui ó → ( * )

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.