• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 08/08/2016 - 20:09h
Mossoró incomum

Disputa à Câmara Municipal tem recorde de candidatos

As cinco chapas que vão concorrer à Prefeitura de Mossoró ainda fazem as contas. Os números ainda são desencontrados e podem sofrer baixas. Mas estamos diante de um recorde de disputantes ao total de 21 vagas de vereador em Mossoró, para quadriênio (2017-2020), com subsídios de R$ 12.600,00.

O eleitorado vai conviver provavelmente com pelo menos 401 candidatos a vereador espalhados pela cidade e zona rural, em busca do precioso voto. Em 2012, último pleito, foram 284 (muitos pararam no curso da disputa).

Ninguém se surpreenda: muitos devem desistir mesmo antes do registro e outros tantos ficarão pelo caminho, até o pleito de 2 de outubro. Não faltam também os negociantes profissionais, que entram para vender o próprio apoio por preços normalmente fora da realidade, gente que apenas deixa seu nome figurar para atender exigências da legislação e servidores públicos em busca de uma “folga”.

Na “Coligação Força do Povo“, encabeçada pela ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) – com sete partidos – serão fechadas duas coligações a vereador e um dos partidos coligados irá em faixa própria. Ao todo, até aqui, 82 candidatos a vereador em sete partidos.

São 32 no chapão PP, PMDB, PDT e PSB; 32 apenas no PHS que não vai se coligar com qualquer legenda e 18 candidatos na coligação PTB-PTdoB. Ao todo, 82 concorrentes.

Já na “Coligação Mossoró é do Povo“, que sustenta a candidatura a prefeito do professor Josué Moreira (PSDC), serão 27 candidatos, sendo 24 do PSDC e 3 do PSOL.

Quanto à “Coligação Frente Mossoró Tem Jeito“, encabeçada pelo geólogo e ex-secretário do Planejamento do Município Gutemberg Dias (PCdoB), há lista com 18 candidatos a vereador, sendo dez no PCdoB e oito no PT.

No tocante à “Coligação Liderados pelo Povo“, que tem o prefeito Francisco José Júnior (PSD) como candidato à reeleição, terá ao todo 14 partidos que se dividiram em várias alianças. Elas totalizam 182 candidatos. Veja abaixo:

– PSD, PPL e PEN terão 29 candidatos;

– PTC, PSC, PPS e PRTB contarão com 24;

– PTN e PROS vão somar 25, sendo que apenas o vereador Ricardo de Dodoca estará no PROS.

– Solidariedade e PMB apresentaram 29 candidaturas.

Já o PV, PRB e PMN possuem nominatas próprias e não se coligarão com nenhuma outra legenda. O PV com 20 candidatos, o PRB com 32 e o PMN somando 23.

Em relação à “Coligação Todos por uma Mossoró Melhor“, do empresário e candidato a prefeito Tião Couto (PSDB),também se desdobra em coligações internas à Câmara Municipal. Terá ao todo 89 candidatos em três faixas, com cinco partidos: PSDB, DEM, PR,PSL e PRP. Veja abaixo:

– PSL, DEM e PR vão ter 32 candidatos.

– PSDB vai à campanha sem coligação na proporcional, com 25 candidatos.

– O PRP também tem sua própria nominata, com 32 candidatos.

O PSTU é um partido que terá três candidatos a vereador, mas não apoiará qualquer um dos cinco candidatos a prefeito.

Leia também: “Trinta partidos participarão da campanha 2016 em Mossoró” AQUI.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Carlos Andre diz:

    O que tem de gente querendo disputar uma vaga de vereador, tem de gente que não quer saber de votar em ninguem!!!!

    Curiosissimo, vc não acha nobre jornalista?

  2. Holanda Neto diz:

    Será que todos esses candidatos, a uma vaga na câmara municipal, sabe qual é a função de um vereador ?

    O vereador têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

    Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

    .

  3. Faustino diz:

    Duvido se fosse para ganhar apenas um mísero salário minimo se teria essa enxurrada de candidatos.
    Deixo aqui um desafio para os próximos vereadores, aprovem uma lei que reduza seus salários para apenas um, sem nenhuma mordomia. Vou esperar deitado!!!

  4. rraimundo nonato sobrinho diz:

    Se fossem para se auto financiar, não tinha 100. A maioria só pensa num possível emprego sem concurso, ou no financiamento da vaquinha. Moooooooooooooooooonnnnnnnnnnnnnnnnn.

  5. Katrina diz:

    Ceso Lanche desde de junho vive passeando nas casas do Sumaré. Bom sujeito, mas só abrir a boca nota-se que desconhece as funções e importância do cargo que ocupa e quer ocupar de novo!! No mais, é só mais um dos mesmos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.