• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 18/08/2017 - 10:40h
Acuados

Efetivo policial é insuficiente para enfrentar a violência

Do UOL e Blog Carlos Santos

Os efetivos das PMs (Polícias Militares) pelo Brasil não alcançam o previsto pelas respectivas leis estaduais. Um levantamento feito pelo UOL revela que 25 das 27 PMs têm menos militares que o previsto em lei estadual que fixa o número ideal de cada batalhão.

Vinte e dois estados tem menos de 80% do que é fixado em lei.

Apenas quatro tem tropas de mais de 80% do que é fixado em lei: São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Espírito Santo.

O Rio Grande do Norte apresenta um déficit de 5.166 homens – 61,6% – e não faz concurso público há cerca de 12 anos. A tropa é de algo em torno de 8.300 homens, quando deveria possuir pelo menos 13.466.

Claro que o quantitativo da tropa não é garantia de segurança pública eficiente, satisfação plena para o cidadão e competência da tropa.

Outros fatores pesam no sistema de segurança.

A mais recente “novidade”, é um estudo que o Governo Michel Temer (PMDB) prometeu à bancada federal do estado, para diagnosticar quadro de insegurança no RN (veja AQUI).

Robinson não é único culpado

O Governo Federal tem estudos, trabalha com um Plano Nacional de Segurança há tempos. Nitidamente joga para a torcida, promove marola, para parecer que está agindo.

Provavelmente, a população não levou essa audiência a sério. Os políticos, talvez.

A atual gestão Robinson Faria (PSD) não pode ser culpada isoladamente pelo o que ocorre agora. Ano após ano essa bomba-relógio veio sendo armada e explodiu em seu colo. O agravante à sua imagem de gestor, é que em campanha ele tinha prometido resolver tudo, pois estudara cerca de 20 anos o problema.

Pura balela.

Tudo ficou muito pior. Por esperteza ou má-fé, o candidato que se apresentou como “Governador da Segurança” tem sido engolido vorazmente por suas própria palavras.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Josué Moreira diz:

    Um déficit de 5.166 homens, poderia ser facilmente e rapidamente resolvido, se homens e mulheres de bem desejassem. Mossoró não pode reclamar, nos últimos 20 anos votou sempre naqueles que sucatearam a gloriosa Polícia Militar. Até uma força estadual de segurança pública poderia ser criada, mas alguém está lucrando com a insegurança e a falta de investimentos no setor.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.