• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 20/07/2017 - 14:29h
Mossoró

Estado usa aeroporto com delicado risco após vandalismo

Avião do RN, um Embraer 110, tem autorização especial para voo (Foto: arquivo)

Vândalos aproveitando a falta de segurança no Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, quebraram mais de 15 lâmpadas balizadoras fixadas às margens da pista de pousos e decolagens.

Em face dessa nova situação delicada, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) pediu sua interdição para operações noturnas por 24 horas, mesmo dentro dos critérios de exceção (aviões oficiais e militares).

O caso foi identificado na segunda-feira (17). Mesmo assim, àquela noite e ontem (quarta-feira, 19), avião do Governo do RN operou na pista do aeroporto em horário noturno, assumindo os riscos a mais que o caso oferece.

Governador e secretário

Na segunda, o governador Robinson Faria (PSD) esteve em Mossoró para participar de reunião com o Sindicato da Indústria da Extração do Sal no Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL). Ontem, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, engenheiro Flávio Azevedo, pousou às 17h20 e decolou às 22h20, após participar de evento de lançamento do “Aquece Mossoró” (veja AQUI).

Segundo recomendação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), com sede em Recife-PE, o limite de lâmpadas balizadoras com defeito não pode ultrapassar 15% em toda a pista ou 5% em sequência.

Com 104 equipamentos desses instalados, a situação do aeroporto mossoroense estaria próxima de extrapolar esse limite, após o vandalismo, que acontece principalmente devido a precariedade da segurança no local.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Vrummmmmmmmm ☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁✈☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁ ☁

    Piloto ✈: Papa – Papa – Eco – Romeu – November solicita orientação para aproximação no aeródromo do País de Mossoró. Cambio.

    Torre de Controle: Entendido, Papa – Papa – Eco – Romeu – November. Homi, a coisa aqui em baixo tá preta que nem presta. A pista tá cheia de cachorros vira lata; havia um jumento, mas o nosso zelador o amarrou no pé de cajarana; estamos sem sinalização horizontal; os passageiros que embarcam tem que ir acompanhado de um policial até o Hospital Tarcísio Maia para se submeter a um Raio X para se saber se está armado ou não, a bagagem também é passada no Raio X; na semana passada roubaram o ”restin” do que sobrou das lâmpadas da pista, enfim, de inteiro aqui só tem uma tal de ”sala vip”. Cambio.

    Piloto ✈: Entendido, Torre de Controle. Veja o monitor do seu radar e nos dê as coordenadas e velocidade do vento em solo.

    Torre de Controle: RADAR??? O QUE É ISSO? Quanto ao vento, eu vou sair da sala e soltar um ”papagaio” para ter uma noção se está ventando muito ou não. A velocidade não dá para informar. Cambio.

    Piloto ✈: OK, Torre de Controle. Sabe informar se há algum aeroporto próximo a esse país que nós possamos pousar em segurança?? Cambio.

    Torre de Controle: Dragão do Mar em Aracati. Peeeeense num aeroporto pai d’égua. Tá estralando de novo, tudo funcionando, limpo e cheiroso. O governo de la não dorme no ponto. Cambio.

    Piloto ✈: OK, Torre de Controle. Pode me dar as coordenadas para eu chegar ao aeroporto sugerido? Cambio.

    Torre de Controle: Pegue um pedaço e papel e uma caneta. Pegou? Lá vai: Quando passar em cima do país de Mossoró, veja se consegue ver o Hotel Thermas. O prédio é em forma de avião, viu? Chegando ao Hotel, não tem erro. É só seguir em cima da BR 304 que ”nunstante” você chega lá. Cuidado para não passar direto para Tibau. Quando chegar no primeiro entroncamento, vire a esquerda e faça carreira. Não se esqueça que as primeiras lombadas eletrônica começam em Cacimba Funda. Cambio.

    Piloto ✈: Torre de Controle, aqui é a aeronave do governo do estado do Rio Grande do Norte.

    Torre de Controle: Mais hoooooomi, que brincadeira é essa pelamôrdedeus? Homi, você já está acostumado a descer aqui. ”Perai” que vou mandar ”Toinho da Traxx” ver se os cachorros já saíram do meio da pista. Volto já.

    – Toinnnnnn, pegue a sua” mil cilindrada”, campeie a pista e veja se ainda tem animal dormindo em cima dela. Você vai por um aceiro e volta pelo outro. Aproveite e olhe se o jumento ainda tá amarrado no pé de Cajarana, e a burra da carroça no pé de castanhola. Esse ”casal” quando está solto é um perigo. Ainda mais agora que a burra tá no cio. Com medo do jumento, a carreira dela é tão grande, que não tem pista que ”chegue”. Benza Deus.

  2. Ronaldo diz:

    É uma falta de atitude das autoridades de Natal. Governo do Estado so tem olhos para o a Construção do acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, vizinho da Capital. Esta cerca que foi construida/tela, deve ser da pior qualidade de material. Mossoró e região, não mereçe esse tratameto mesquinho. Quando as autoridades querem falar em exportação de frutas, tem vontade de dizer que que são plantadas nas ortas de Natal.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.