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terça-feira - 09/02/2016 - 18:56h

Estrada do Cajueiro – uma luta que continua

Por Maurílio Santos

“Agora vai”, disse-me um amigo quando da publicação do edital licitatório em Fevereiro de 2014, e eu (gato escaldado tem medo de água fria), pensei: “E os recursos? Onde andarão já que a licitação está pronta…?”

Comecei a questionar e perguntar a algumas pessoas mais próximas da questão até chegar ao responsável direto pelo processo de licitação, Sr. Armando Pegado. Ele falou que não havia recursos, porém o nome da empresa ganhadora me foi passado e eu de imediato entrei em contato com a mesma e uma pessoa – não me lembro de qual departamento -, me confirmou a não existência da verba.

Pois bem, esses acontecimentos são duros e como um balde de água fria na nossa fogueira de luta, isso faz com que muitas pessoas que estão conosco na luta se afastem dela. A falta de compromisso da maioria dos políticos dos dois estados que se dizem envolvidos é notória e vergonhosa nessa peleja, principalmente os que estiveram somando nas quatro audiências públicas realizadas nos anos de 2010, 2011, e 2013 nas cidades de Baraúna, Tabuleiro do Norte e na comunidade do Jucuri (Mossoró).

Comissão de vereadores de dois estados posa em movimento em prol de estrada em 2013 (Foto: arquivo)

Dos seis senadores da república que representam os dois estados onde a BR 437 se localiza, apenas Inácio Arruda (do Ceará, hoje sem mandato) se pronunciou a favor de nossa luta e Fátima Bezerra esteve próxima dela há um ano quando recebeu o deputado Beto Rosado. Eles sugeriram ao ministro dos Transportes (veja AQUI) a colocação da BR 437 na terceira etapa do PAC.

Assim podemos dizer e classificar que essa luta não é do Senado nem do RN, muito menos do estado do Ceará. Na Câmara Federal, apenas os deputados José Airton e José Guimarães, ambos do Ceará, mostraram-se solícitos à luta pela construção da BR 437.

O primeiro esteve há poucos anos com o ministro dos Transportes solicitando melhorias para as rodovias cearenses e a nossa BR foi citada na conversa, enquanto que José Guimarães nos respondeu correspondência em 2014 solicitando junto ao DNIT a construção da rodovia.

Durante essa caminhada desde 2010 até hoje , é preciso que alguns setores e pessoas sejam lembradas. A importância que eles/as representam tem mantido viva a nossa luta. Os sindicatos Rurais de Mossoró e Baraúna, a Câmara Municipal de Baraúna e de Mossoró, Conselho das Comunidades do Jucuri. O atual Vice-Prefeito de Baraúna, Édson Barbosa, merece mais que um comentário pelo seu esforço e garra nessa empreitada.

É bom que não aqueçamos o Vereador de Tabuleiro do Norte Naurídes Gadelha, que tem sido a ponte que liga o RN ao Ceará quando o assunto é a construção da Estrada do Cajueiro. Vindo de lá das terras alencarinas embora sem mandato, Valdir do Suburbão é uma peça chave no nosso grupo de luta.

NA CÂMARA DE MOSSORÓ, Genivan Vale e Tomaz Neto estiveram e continuam conosco. O advogado mossoroense Júnior Heronildes (veja AQUI) tem sido uma referência em lutar e documentar o processo de luta para a construção da BR 437.

Estou citando nomes numa expectativa de que isso possa alargar o nosso campo de abrangência da luta pela construção da Estrada do Cajueiro.

As pessoas que moram à margem da estrada que são os maiores interessados em um desfecho vitorioso dessa peleja, estão fortemente representadas por Francisco Camelo, Inácia Marta e Raimundo Nonato do Projeto de Assentamento da Reforma Agraria Recreio, incansáveis conosco desde os primeiros movimentos em Fevereiro de 2010.

A imprensa também tem nos assessorado e ajudado na questão de divulgação, e tenho que escrever aqui a INTERTV Cabugi no Rio Grande do Norte e TV Jaguar no Ceará, os jornais O Mossoroense, Gazeta do Oeste e os Blogs Baraúna em Dia e Blog Carlos Santos (Veja AQUI, Veja AQUI), como somatório positivo na nossa caminhada.

É bom frisar e deixar bem claro que a iniciativa privada, não tem se mostrado nitidamente favorável à luta, os CDLs das cidades que mais ganharão com a construção da Estrada do Cajueiro, não mostraram até agora um apoio que mereça destaque por parte de nós que estamos encabeçando a luta, Tabuleiro do Norte, Limoeiro Do Norte no Ceará, e Mossoró no RN, deveriam levantar essa bandeira com dois braços de titãs.

As grandes industrias e comércios da região no caso podemos apontar a Cimento Nassau, Cimento Mizu, Cimento Apodí, Agrícola Formosa e outras consideradas grandes do ramo do agronegócio, não apontaram interesse em entrar na  luta ou então não conhecem ou acreditam que ela é necessária e que a participação deles/as é um divisor de águas para o nosso sucesso.

É bom salientar que o empresa vencedora da licitação, a C. M. Construção e Serviços LTDA, está apenas esperando os recursos serem alocados, para instalar o canteiro de construção da obra, e o momento é de reanimar a nossa comissão, as pessoas que dependem diretamente da Estrada do Cajueiro, empresários e pessoas das bancadas do senado e câmara do nosso estado e do Ceará numa perspectiva que possam tomar de conta dessa causa e resolver essa questão tão antiga e tão sonhada por parte do povo potiguar e cearense.

Portanto companheiros e companheiras a luta não acabou, apenas houve uma pausa devido a configuração circunstancial de cada uma das pessoas que formam a comissão. Vamos arregaçar as mangas e recomeçar de onde paramos.

É bom lembrar uma coisa: Se o mais difícil é a burocracia, essa já foi vencida, agora está tudo mais fácil, só falta o dinheiro.

Maurílio Santos é músico e compositor, além de integrante da Comissão pela Construção da Estrada do Cajueiro

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Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Bem que hoje alguém poderia fazer uma montagem nessa foto, colocando um nariz de palhaço em cada um desses pobres coitados iludidos que posaram embaixo dessa placa. Eles concordariam com ideia.

    Se não existe recursos para a construção de uma pequena rodovia como essa, como dizer a muitos sonhadores para tirarem o cavalo da chuva que a duplicação da BR 304 vai demorar algumas décadas????

    Carlos Santos, a pista do Campo de Aviação D. Rosado ainda está no cadeado? Ou os usuários locais fizeram uso da Lei de Gerson e deram um ”jeitinho à brasileira?”

  2. Maurílio Santos diz:

    Obrigado Carlos Santos

    Parceria indispensável…

  3. Francisco Heronildes da Silva Júnior diz:

    Por solicitação minha, no dia 04/02/20016, a INTER TV CABUGI RN veiculou no telejornal RN TV 1ª e 2ª Edição matéria a respeito da ESTRADA DO CAJUEIRO (BR-437 – 32 KM), inclusive já se encontra comigo o vídeo dessa reportagem que em breve postarei no meu blog e facebook, como também no twitter. Aliás, todas as matérias publicadas pela INTER TV CABUGI RN foram por mim solicitadas, como também TCM. Muitas informações eu tenho para repassar para às famílias das comunidades e dos assentamentos existentes ao longo dos 32 km da ESTRADA DO CAJUEIRO, para darmos continuidade à nossa luta em defesa da construção da rodovia, o que farei ainda no mês em curso.
    Hoje (11/02) enviei mensagem via twitter para a BANCADA FEDERAL DO RN, de forma individual. Veja exemplo: “@joseagripino Convido o parlamentar a se engajar na luta pela construção da Estrada do Cajueiro (BR-437 – RN – 32 KM). Caso não tenha interesse, permaneça como está”. Vamos aguardar quem vai se manifestar a respeito.
    A propósito, o que foi postado no meu blog RETROSPECTIVA DA ESTRADA DO CAJUEIRO (BR-437), cujo endereço é: estradacajueirorn.blogspot.com.br, não representa a metade da minha luta diária e insistente a respeito da construção da rodovia. Mas farei a postagem ainda no mês corrente. AVANTE!

  4. Ronaldo Oliveira de Almeida diz:

    Não sou morador da região mencionada,mad fico estarrecido com a falta de bravura,de amor ao Nordeste e da falta de fibra dos políticos que se proclamam representantes do povo nordestino. Falta-lhes caráter e respeito ao povo tão sofrido dessa região,lamentavelmente.

  5. Edmilson junior de lima diz:

    Essa pista dessa BR 437 vai sair ainda??

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