• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 14-11-17
segunda-feira - 30/10/2017 - 04:18h
Clara Camarão

Ex-secretário aponta prejuízos em mudança sobre refinaria


O ex-secretário de Energia do Governo Wilma de Faria (PSB) Jean-Paul Prates alerta para decisão tomada pela Petrobras, quanto à Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), que se localiza no município de Guamaré. Segundo ele, “foi oficializada internamente a devolução da RPCC  para a Diretoria de Exploração & Produção, que passará a se chamar “Ativo Industrial de Guamaré”.

Prates: temores (Foto: Rodrigo Sena, Tribuna do Norte)

Acrescenta, que “a medida vinha sendo internamente planejada e discutida, com alto grau de discordâncias, e foi objeto de nossa nota do dia 16 de junho de 2016, alertando para as consequências disso para o RN e para o Nordeste. O que pode parecer apenas uma decisão interna sem maiores consequências, não é.”

Na ótica de Prates, um dos nomes mais conceituados do país e referência mundial em energia, “a Clara Camarão, do alto de suas sucessivas conquistas de aumento de capacidade, aprimoramentos técnicos, investimentos em expansão e gestão técnica e comercial especializada, deixará de ser considerada uma refinaria. Portanto, ficará totalmente excluída do Plano Estratégico e das discussões da Diretoria de Refino e Gás Natural (anteriormente denominada Refino e Abastecimento).”

Morte

No entendimento de Prates, presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Estado do Rio Grande do Norte (SEERN), “isso é decretar a morte da nossa refinaria, assim como se decretou recentemente a suspensão das atividades de perfuração terrestre em todo o País e o fechamento da planta de biodiesel de Guamaré – sem que houvesse qualquer entendimento ou conversa com os líderes políticos e empresariais do nosso Estado, que, durante décadas, promoveu, com prioridade, incentivos fiscais, licenças e parcerias sócio-ambientais com a empresa para ajudar a viabilização de seus projetos.”

Para ele, “poderão nos tirar a refinaria simplesmente para alegar uma redução de custos que, na verdade, significará mais um retrocesso do investimento da Petrobras no Estado – o maior de todos.”

Jean-Paul Prates aponta, que “ao contrário do que se está planejando internamente, o que deveria ser feito é justamente o contrário: a incorporação de todo o Pólo Guamaré à nova Diretoria de Refino e Gás Natural, incluindo as UPGNs e os terminais de despacho e recebimento de produtos. Isso sim, seria medida de eficientização das estruturas logísticas e da gestão dos ativos da empresa no RN. E também indicaria, claramente, um caminho de avanço – e não de retrocesso – dos investimentos e da presença da Petrobras na nossa região.”

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Isso só reflete uma realidade indiscutível e incontestável: A de que a nossa bancada federal é um zero à esquerda, ou seja, a força de seus empenhos junto ao governo federal representa a mesma consistência de um risco n´água. Derrotemos, pois, toda essa bandada no próximo ano. Uma lástima, pois.

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Qualquer pessoa, qualquer cidadão medio brasileiro, independente da sua cor partidária e viés ideológico tinha convicção de que a Ponte para o Futuro (REPRESNTADA PLEO PMDBOSTA NO PODER), sgnificava o pefeito golpe que a quadrilha anunciou em rede nacionalde telvisão (LEMBRAM DA FALA, INDISCUTÍVEL FALA DO ESSA PORRA JUCÁ!!!….TEM QUE PARAR COM ESSA SANGRIA…TIRAR A DILMA….BOTAR O MICLHEL E FICA TUDO EM CASA JUNTO COM O SUPREMO….!!!???) no que claro, exatamente iria, também, resultar no desmonte absoluto do Estado brasilerio em sua infraestrutura e (ou) investimento direto e indireto do Estado Brasileiro, seja ele no setor de energia de qualquer natureza, transportes etc.

    Os efeitos deletérios e catastróficos do suposto combate à corrupção deveras começa realmente a aparecer…com a extinção da empresas e o manifesto bem bom dos dedos duros (DELATORES TDOS ELES QUE NÃO SEJAM DO PT LIVRES DESIMPEIDOS E COM BASTANTRE DIMDIM NO BOLSO)) a viver suas magestáticas prisões domiciliares, na verade em mansões hollywoodianas que poucos brasilerios conhecem seja até por fotografias….!!!!

    Nesse contexto uma perguntinha não quer calar….ONDE ESTÃO OS INVESTIMENTOS DITOS PRIVADOS QUE VOLTARIAM (SEGUNDO OS ANALISTAS/ROBÓTICOS DITOS NEOLIBELÓIDES) automaticamente, pulverizando o Brasil com um colossal canteiro de obras jamais visto….!!!???

    Só que, é sabido de todos os liberais e neoliaerais do Brasil, deveras são covrdes, canalhas e de miolo mole, sempre vivem e viveram à sombra do Estado que tanto ousam ciricar. Posto que mamam , maam e mamam e na fala do leite, ou seja, na hora da onça beber água, OU SEJA, NA CRISE E NO OLHO DO FRUACÃO, DE REPENTE ESQUECEM DA CANTILENA DO ESTADO MÍNIMO E CORREM À PROCURA DA SOMBRA DA ETERNA VÍUVA, QUEM …QUEM..??? CLARO O ESTADO QUE TANTO CINICAMENTE CRITICAM….!!!

    Por último, pertinete se faz indagar aos coxinhas descerebelados, alienados, bitolados, odientos e fascistóides de plantão…. ONDE VOSSAS INSOLÊNCIAS COLOCARAM O CABO DAS PANELAS….!!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Elves Alves diz:

    Isso tudo é pantim desse ex-secretário. Ele sabe como ninguém que o RN nunca teve refinaria nenhuma da Petrobras.
    Melhor dito, sabe ele perfeitamente que tudo o que tivemos foi uma “viúva Porcina”: aquela foi sem nunca ter sido.

  4. João Molevade diz:

    O próprio Jean Paul é suplente Senador!!!

  5. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Ah, desculpem pessoal da extrema direita, não sabia que ser suplente de senador seria crime….!!!

    Ora pois, esquecí que setrata do pessoal que acredita cegamente no Deus Mercado…!!!!

    Mesmo porque, as regras, estão postas e qqualquer, eu disse qualquer sulente de senador, seja do DEOMCRATICAS…NA VERDADE A ANTIGA ARENA COM OUTRO NOME, é tão legitimo e legal do ponto vista aleitoral e, portanto copnstitucionalmente apto a exercer eventualmente sobredita suplência, quanto a suplência atualmente exercida pelo honesto, competente e sério profissional da área de energia, Sr.Jean-Paul Prates.

    Claro, o fato no remete irremediavelmeente aos famosos dois pesos e duas mediadas tão comum à nossa macunaímica cultura. Assim, como não lembrar da nomeação do LULA (LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA) impedida de foram unilateral e autoriária pelo projeto de Misnitro do Supremo Capitão Do Mato Gilmar Dantas CANALHA Mendes, só que na opinião desses “DEMOCRATAS”, a decisão do ora não vem ao caso, com relação ao canalha profisional MOREIRA (GATINHO ANGORÁ) MOREIRA FRANCO, CLARO DEVE SER OUTRA…!!!

    Ou a ditas regras, só devem valer quando se trata de suplentes da extrema direita….!!!???

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARÁUJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.