• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 15/08/2017 - 11:01h
Rita das Mercês Reinaldo

Executivo, Legislativo e Judiciário sofrem delação premiada

Por Dinarte Assunção (Portal Noar)

A ação da Polícia Federal nesta terça-feira em Natal contra o governador Robinson Faria (PSD) é a primeira diligência resultado da delação premiada que a ex-procuradora da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês Reinaldo, “Ritinha”, negociou com o Ministério Público Federal (MPF).

A ex-procuradora foi alvo em 2015 da “Operação Dama de Espadas”, coordenada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN).

"Ritinha" e o filho Gutson Reinaldo são delatores que envolvem os três poderes e empresários no RN (Foto: Portal Noar)

A colaboração de Rita, no entanto, passou longe da Procuradoria Geral de Justiça. Ela preferiu entregar o que sabe ao MPF por temer que houvesse interferência no Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Feita há pouco mais de dois meses, a delação de Rita foi negociada em acordo conduzido pelo procurador da República Rodrigo Teles, a quem Rita narrou crimes na administração dos três poderes do Rio Grande do Norte e deixou claro que não é ela a dama de espadas.

Ao entregar o Executivo, Judiciário e Legislativo, a ex-procuradora da Assembleia Legislativa sabia que inevitavelmente o foro seriam os tribunais superiores, já que perante o STJ respondem o governadores e desembargadores.

Membro do TJRN delatado

A reportagem confirmou que pelo menos um membro do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) foi delatado ao Ministério Público Federal.

Com a negociação direta com o MPF, as instâncias locais ficarão agora obrigadas a seguir todos os procedimentos que vão derivar do Superior Tribunal de Justiça.

Tais procedimentos deverão incluir novas frentes de investigações, já que Rita entregou esquemas de desvios de recursos públicos celebrados em fraudes em contratos, o que incluirá no escândalo agentes do setor produtivo.

Até a publicação desta reportagem, o governador Robinson Faria ainda não havia se manifestado a respeito da ação desta terça.

Leia também: PF cumpre mandados de busca e apreensão e prisão no RN AQUI;

Leia também: Dama de Espadas tem relação com operação de hoje no RN AQUI;

Leia também: PF prende “Zé Bonitinho” e outro assessor de Robinson Faria AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Eu ouvi dizer que, quando o atual presidente da AL chega à Praça 7 de Setembro, a metade do seu rabo ainda está nas proximidades do viaduto e Ponta Negra.

    O final, em Ponta Negra.

    Massssss, ai daquele ou daquela que não o chamar de ”voça eiselêmçia”.

    Perguntar não ofende:

    Por andam os desembargadores Rafael Godeiro Sobrinho e Osvaldo Soares da Cruz?

    Vocês ainda se lembram ele? Isso, isso , isso. em 2012, as duas pérolas ”desviaram” 13 milhões de reais dos cofres públicos para OS SEUS BOLSOS. Tão lembrado? Ahhhhhhh, tá. Que susto. Imaginei que tinham perdido a memoria.

    Como? Eles estão em liberdade, recebendo seus salário, gastando a bufunfa ROUBADA e peidando ao Deus dará? Ahhhhhhhhh tá. Entendi. Surpreso eu estaria se os lalaus estivessem desempregados, lisos e atrás das grades.

    O quê??????? Eles ainda tem autoridade para mandar prender quem os chama de Juízes Lalaus? Ahhhhhhh, tá. Desculpe aí, viu? É que às vezes eu esqueço que o nome deste país bosta é brasil, onde bandido prende mocinho e depois vira herói e mártir.

    Pega foooooooooogo cabarééééééééé………………..

  2. Maninho diz:

    Daria um lindo conto de fadas: O homem do cachimbo e a mulher bomba.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Eu sabia que a a liberdade da Dama de Espadas não tinha sido de graça.
    “Ela preferiu entregar o que sabe ao MPF por temer que houvesse interferência no Ministério Público do Rio Grande do Norte.”
    Por que? Por que este medo de interferência do MPRN?
    Isto merece uma resposta.
    “A reportagem confirmou que pelo menos um membro do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) foi delatado ao Ministério Público Federal.”
    Este membro não tem nome?
    O povo tem o direito de tudo saber. Até porque foi o dinheiro do povo que foi furtado por este bando.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS DEPOIS DO FIM DO MUNDO?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.