• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 30/03/2012 - 21:38h
Descaso

Falta de remédios ameaça vida de diversos transplantados

Eis, abaixo, uma nota-reportagem sobre o sofrimento desumano imposto a incontáveis pessoas que precisam de remédios que devem ser fornecidos pelo Governo do Estado. A escassez ou falta deles compromete vidas.

Virou uma rotina de sofrimento, angústia e incerteza para os transplantados de órgãos, principalmente de RINS, do Estado do RN que dependem da UNICAT para receber mensalmente seus medicamentos necessários à manutenção do transplante. Além de virar caso de polícia: Mês passado um paciente transplantado de Natal, portador de diabete e pressão alta, ao saber da falta de medicamento lá na UNICAT, sentiu-se mal, alterou a voz e a direção do órgão acionou a polícia.

Marcos Freitas, transplantado de rim há mais de quatro anos e presidente da Associação dos Renais Crônicos e Amigos de Mossoró e Região (ARCAM), com sede em Mossoró, desde que este governo do estado assumiu que ele também vem sofrendo com a falta de medicamentos. Ele toma Ciclosporina de 50 e 25mg, medicamento de alta complexidade, não é vendido em farmácias e está sempre faltando na UNICAT. “Nós, transplantados que tanto lutamos para sair da máquina de hemodiálise, estamos sujeitos a qualquer hora voltar ao sofrimento da diálise, alguns até correndo risco de vida”.

De 13 a 14 deste mês, em Natal será realizada a “I Jornada Norte-Riograndense de Doação/Transplante de Órgãos”, promovida pela Central de Transplantes do RN, e se faz necessário incluir nas discussões os problemas/dificuldades enfrentados pelos pacientes pós-transplante.

O Sr. Marcos Freitas, presidente da ARCAM, diz que a falta de medicamentos na UNICAT não é só para os transplantados. Pessoas com outras doenças que necessitam de medicação de alta complexidade passam pelo mesmo problema. É o caso dos doentes renais crônicos em tratamento de hemodiálise em Mossoró: há 4 meses a Clínica de Diálise de Mossoró (CDM) não recebe os medicamentos: Complexo B, Calcijex, Carbonato de Cálcio, Sinergen 5/20, Noripurum, dentre outros.

O caso é grave e as Associações dos Renais Crônicos de Natal e Mossoró uniram-se no sentido de formular denúncia ao Ministério da Saúde, Promotorias Públicas Estadual e Federal, Defensoria Pública da União, Assembleia Legislativa do RN, representação do RN na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, Câmara Municipal de Mossoró, toda a imprensa do estado (rádio, jornal, TV, blogs etc).

Por último, pedimos ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública, uma solução urgente e definitiva para o problema.

Marcos Antonio da Rocha Freitas

Presidente da Arcam

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Eva Terezinha Sander diz:

    Quero reclamar da falta do medicamento Micofenolato de Sódio para pessoas transplantada Renal de moradores de Sapiranga,que necessitam urgente,pois depende de tal medicamento para viver,pois sabemos que não é fácil conseguir doadores e, quando conseguimos e ficamos felizes,vamos ao posto para buscar e para minha surpresa a moça do atendimento fala que não tem. E se uma pessoa,a presidente Dilma por exemplo,precisasse do remédio será que faltaria para ela? E o governador,será que faltaria para ele? Será que a vida deles é mais importante do que a nossa? E ainda falam em Direitos Humanos!

  2. Eloiza diz:

    Estamos sem o remédio para transplantado , Azatioprina ,na Rio FARMES já faz mais de 20 dias.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.