• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 28/02/2013 - 21:43h
Mossoró

Governador assinará ordem para adutora

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) assinará a ordem de serviço para novo sistema de adutora de Mossoró. A solenidade acontecerá no Thermas Hotel e Resort.

Para os serviços de instalação da adutora serão investidos R$ 22 milhões através de um convênio entre Governo do Estado e Governo Federal.

A adutora terá 90 quilômetros de extensão e captará água na Barragem de Santa Cruz em Apodi. O objetivo da adutora é reforçar o abastecimento de Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra e em Apodi.

A obra também beneficiará as comunidades rurais de Jucuri, Barreira Vermelha, Cabelo de Nego e outras quase 50 áreas rurais ao longo da BR-405, no trecho entre as cidades de Apodi e Mossoró.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. CALIBRE 50 diz:

    Obra do PAC não tem outra explicação! o Rodo Anel de Mossoró também do PAC 2 qualquer outra explicação é mentira e propaganda enganosa!

  2. Marcos Pinto. diz:

    Não que eu seja contra o sistema adutor Barragem de Santa Cruz para Mossoró, mas resta a pergunta: Por quê, ao invés de gastar essa fabulosa quantia para construír outra adutora, quando o correto e mais viável do ponto de vista econômico e do manancial hídrico, ampliar a adutora ASSU-MOSSORÓ, uma vez que o armazenamento da Barragem do Assú é três vezes maior que a de Apodi ? E mais, observem que a adutora que liga a Barragem de Apodi às cidades da região do alto Oeste se encontra com apenas 56% de sua capacidade de armazenamento, com alto índice de evaporação, sem sequer ter, ainda, sido captada a sua reserva hídrica para sistemas adutores. E sem falar no tal “PROJETO DA MORTE”, a ser implantado pelo DNOCS em perímetro a ser irrigado na Serra do Apodi, cujas terras acomodarão cinco multinacionais do agronegócio. Enquanto o governo do estado faz estardalhaço em Marketing, sobre a assinatura para início das obras do sistema adutor Apodi-Mossoró, a Mãe-Lagoa do Apodi vive os seus estertores finais, com apenas 5% de sua capacidade de armazenamento hídrico. Os meus nobres conterrâneos já deram início à um MOVIMENTO via petição da AVAAZ, com início amplamente divulgad ontem à noite via E-mails, Twetter, Facebook , objetivando a despoluição da lagoa e recuperação do seu manancial hídrico, através das águas que fluem da comporta da Barragem de Santa Cruz para o leito do Rio Apodi, cujo precioso líquido será contido em uma barragem avariada (Que requer imediato conserto) localizada no lugar “Poço Vermelho”, que por sua vez refluirá a água para as comportas situadas ao lado da Ponte da Br 405, que é onde a lagoa recebe as águas invernais em um canal natural. ATENÇÃO Sr. Prefeito Flaviano Monteiro !.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caro Marcos Pinto.
    Esta fortuna não será gasta PARA CONSTRUIR A ADUTORA, mas apenas para a INSTALAÇÃO da adutora.
    APENAS PARA INSTALAR.SOMENTE OS SERVIÇOS, OS SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO.
    “Para os serviços de instalação da adutora serão investidos R$ 22 milhões.”
    Que algum engenheiro calcule o custo real desta INSTALAÇÃO se ela estivesse sendo feita para a iniciativa privada.
    Pelo que dá a entender a notícia esta verba não está destinada a compra de equipamentos, mas apenas de INSTALÇÃO.
    Como Apodi fica mais ou menos a 80 Kms, diremos que cada Km de INSTALÇÃO sairá por 275 MIL REAIS.
    OU SEJA, CADA METRO POR 275 REAIS.
    Caso a minha interpretação esteja correta, este é um preço ABSURDO.
    Que algum engenheiro nos esclareça.
    Só lembrando, hoje começou a declaração do Imposto de Renda.
    Tabela corrigida apenas em 4% para uma inflação de 8 % e uma correção salarial de 7% em média, o que significa que a dentada do Leão será este ano ainda maior.
    E um metro de instalação de uma adutora a 275 reais.
    ////////////////
    MARCHA POR MOSSORÓ, DIA 9 DE MARÇO, 9 HORAS, PRAÇA DO PAX.
    Que Deus nos ajude.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Adutora é o conjunto de encanamentos, peças especiais e obras de arte destinado a promover o transporte da água em um sistema de abastecimento.
    A verba de 22 MILHÕES de reais se refere apenas a INSTALÇÃO.
    Não fala na compra de peças, muito menos na construção de obras de arte, etc.
    Uma adutora tem normalmente uma Estação de Tratamento de Água, Sistema de Captação e Distribuição, além, é claro, de um Reservatório. E deve ter outras coisas mais que eu desconheço, até porque não sou engenheiro.
    O que eu quero deixar bem claro é que os 22 MILHÕES são destinados apenas a instalação da adutora, não a compra de equipamentos nem a construção de ETA ou de Reservatório.
    Vamos torcer para que apareça algum engenheiro e faça um calculo do quanto é necessário para fazer a instalação desta adutora.
    /////////
    MARCHA POR MOSSORÓ, 9 DE MARÇO, 9 HORAS, PRAÇA DO PAX.
    Que Deus nos ajude.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.