• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 06/06/2017 - 22:46h
RN

Governo decreta calamidade e espera desafogar saúde

O Secretário de Estado da Saúde Pública, George Antunes, concedeu entrevista coletiva hoje em Natal, para explicar o decreto de estado de calamidade na saúde pública do Rio Grande do Norte, assinado pelo governador Robinson Faria (PSD) e publicado no Diário oficial desta terça-feira (06).

Secretário aguarda chegada de recursos para rápidas providências (Foto: Sesap)

Com o decreto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fica autorizada a requisitar e contratar, em caráter emergencial, qualquer serviço e bem disponível para o restabelecimento da normalidade no atendimento dos serviços de saúde. A vigência do documento será de 180 dias a partir da data de publicação.

Dez dias para liberação

A expectativa do secretário estadual de Saúde, George Antunes, é de que a decretação de calamidade pública possibilite o envio pelo Ministério da Saúde de recursos da ordem de R$ 50 milhões que servirão para retirar a Sesap do passivo em que atualmente se encontra. A previsão para a liberação desses recursos é em torno de 10 dias, a partir da decretação do estado de calamidade.

O secretário George Antunes pretende investir os recursos em áreas emergentes como a  implantação de 60 novos leitos de UTI (metade em um prazo de 30 dias e a outra metade prevista para o mês de dezembro). Também foca investimentos no abastecimento de medicamentos, material e insumos hospitalares, incremento no programa de cirurgias eletivas para pacientes de 2º tempo (aguardando em casa) e internados nos hospitais; renovação da frota do SAMU e aquisição de equipamentos.

Outra ação que será estimulada com a chegada dos recursos é o aumento do quantitativo de vagas no próximo concurso público que será realizado pela Sesap, como forma de reduzir o déficit de pessoal.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Calamidade significa comprar sem licitação, comprar sem licitação significa compra sem fiscalização, comprar sem fiscalização significa compra superfaturada, compra superfaturada significa desvio de dinheiro, desvio de dinheiro significa ROUBO.

    Portanto, a hora de se ”arrumá” é essa.

    • M. D. R. diz:

      Por que o GOVERNADOR ñ públicou calamidade pública no pagamento do funcionalismo?
      O ESTADO vizinho da PB, já pagou MAIO e já anunciou pagar 50% do décimo no dia 14 de Junho a todos funcionários. O que esperemos desde Governo? nada.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Vejam o que eles dizem que vão fazer com o dinheiro extra que o governo federal vai mandar:
    “Também foca investimentos no abastecimento de medicamentos,”
    EU DENUNCIEI À OUVIDORIA DO SUS A FALTA DE MEDICAMENTOS EM MOSSORÓ.
    Vejam a resposta deles à ouvidoria do SUS e que me foi encaminhada:
    “POR OPORTUNO, INFORMAMOS QUE INFORMAMOS QUE NO DIA 1/6/17 A SEGUINTE RESPOSTA FOI FORNECIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MOSSORÓ: “EM RELAÇÃO ÀS DEMANDAS 2221830 E 2221835, INFORMO QUE O MEDICAMENTO LOSARTANA NÃO É DISPENSADO NAS UPAS, MAS SIM NAS UBS; ATUALMENTE, O MEDICAMENTO ESTÁ EM FALTA. ATENCIOSAMENTE, ROSEANNY LIMA COORDENAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ.” O DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA-GERAL DO SUS APROVEITA O ENSEJO PARA INFORMAR QUE O SUS OFERECE OUTROS MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO. CONVERSE COM O SEU MÉDICO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TROCAR O MEDICAMENTO. COLOCAMO-NOS À DISPOSIÇÃO PARA FUTUROS CONTATOS POR MEIO DO DISQUE SAÚDE – 136 OU ACESSE O “FALE CONOSCO” NO PORTAL DA SAÚDE (WWW.SAUDE.GOV.BR).
    Assumem a falta do Losartana, mas sequer falam na falta da INSULINA, BESILATO DE ALODIPINO, METFORMINA e outros. Dão a entender que existem outros medicamentos. E tentam confundir o SUS com esta história de UPA e UBS.
    Causa revolta quando mandam FALAR COM O SEU MPEDICO, como se médico fosse fácil de falar com apenas 20 consultas sendo ofertadas por semana na UBS CHICO PORTO, o quem leva velhos e crianças a dormirem na calçada da UBS nas noites de quinta-feira.
    FICA PROVADO QUE A MINHA DENÚNCIA É FUNDAMENTADA.
    CADÊ O PROMOTOR QUE EM MOSSORÓ PEDE NA TELEVISÃO PARA O POVO DENUNCIAR?
    EU ESTOU DENUNCIANDO E COM PROVAS. EU SOU POVO.
    Dispensável dizer que abri outra demanda na OUVIDORIA DO SUS.
    Um dia o SUS mandará um fiscal verificar o que fazem com o dinheiro dos medicamentos em Mossoró.
    Um dia o povo será respeitado!
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS DEPOIS DA PASSAGEM DO COMETA HALLEY EM 2061?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.