• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 18/09/2017 - 11:28h
Água

Governo toma medidas para evitar colapso em abastecimento

O Governo do Estado do RN emite nota sobre fornecimento de água nos municípios do Vale do Açu, em face da precariedade do manancial disponível. Veja abaixo:

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte, e junto à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Comitê Hidrográfico das Bacias Piancó Piranhas Açu, vem a público informar que:

Diante do quadro de colapso de abastecimento de água enfrentados pelos municípios da região Vale do Açu nas últimas semanas, permanece terminantemente proibida qualquer captação de água para usos múltiplos, à exceção do abastecimento humano e animal, no trecho entre a válvula dispersora na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a captação da CAERN no município de Pendências.

A determinação leva em consideração os seguintes pontos:

1. A reunião realizada pelo Governo do Estado ocorrida nesta quarta-feira (13) com os usuários de água produtores da área, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica e da Agência Nacional de Águas (ANA), bem como prefeitos das cidades atingidas para discutir alternativas que assegurem a continuidade do fornecimento de água para a população.

2. O início parcial do abastecimento para os municípios colapsados (Macau, Pendências e Guamaré) e a incerteza da sustentação da operação do sistema de bombeamento pela CAERN em Pendências;

3. O monitoramento do níveis de águas nas réguas de medição no trecho do Rio, que está em execução entre os dias de domingo (17) e hoje (18).

O Governo esclarece ainda que a determinação será fiscalizada e, caso não seja respeitada, os usuários estarão sujeitos às penalidades como multa e embargo.

Qualquer alteração na determinação será informada mediante Nota Informativa, emitida pelos integrantes do Sistema de Recursos Hídricos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Gênios de bijuterias e intelectuais de miçanga.

    By by plantio irrigado.

    By by bananal de Ipanguaçu.

    Quem já foi foi à Pendencias via Ponta do Mel e Porto do Mangue, sabe que, na entrada daquela cidade há uma passagem de veículos sobre o Rio Açu, construída com pedra e areia.

    Sabe também que, sob essa passagem, vários tubos dão passagem a água que que jorra daquele tubo que está abaixo da parede da barragem Armando Ribeiro.

    Se tivesse construído uma pequena barragem na cidade de Pendencias, muita água se acumularia entre aquela cidade e a barragem Armando Ribeiro.

    Só lembrando que, a água que passa sob a passagem de veículos na cidade de pendencias, vai toda para o mar.

    Não é pouca água. Acredito que seja 90% da água que jorra da barragem.

    Quem conhece sabe. Quem não conhece e indo à Pendencias, dê uma passadinha por lá e veja o tamanho do disperdicio.

    Obra de gênios de bijuterias e intelectuais de miçanga, genuinamente ”verde e amarelo”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.