• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 29/09/2016 - 08:27h
Estava escrito

Hospital da Mulher começa a ser transferido para a CSDR

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, situado em Mossoró, em imóvel alugado e que está sem ter seu pagamento de locação pago há cerca de sete meses, deve ter sua estrutura transferida para outro local. O Governo do Estado vai instalá-lo na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR).

O novo secretário de Estado da Saúde Pública (SESAP), George Antunes, dá sequência a um plano que começara a ser traçado pelo primeiro titular da pasta (ele é o terceiro), Ricardo Lagreca. Só não foi encetado ano passado, devido pressões políticas em contrário.

Hospital da Mulher (foto Carlos Costa): problemas desde o nascedouro

A Sesap tem levantamento quanto ao custo de manutenção do Hospital da Mulher. Estudos apontam para essa necessidade de remanejamento, com alta economia de recursos, que podem ser destinados à melhoria do próprio sistema de saúde no município, como suporte ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

No dia 27 de outubro do ano passado (2015), o Blog (veja AQUI) antecipava que estava em andamento essa estratégia no Governo Robinson Faria (PSD). Foi desacelerada, mas nunca abandonada.

Escândalo e intervenções

O Hospital da Mulher foi criado durante a gestão Rosalba Ciarlini (DEM, hoje PP) em 2012. Virou um escândalo permanente desde seu nascedouro, porque o Ministério Público do RN (MPRN) abriu série de procedimentos que atestaram diversas irregularidades.

O próprio Governo Rosalba Ciarlini admitiu em auditoria que levou mais de seis meses para ser apresentada, o desvio de mais de R$ 8,5 milhões em seis meses, em relação a montante repassado que ultrapassou a casa dos R$ 16 milhões no período.

Passou por duas intervenções judiciais, quando teve sua melhor fase de funcionamento. O Governo Rosalba solicitou até a dilatação dessa exceção, por admitir dificuldades para geri-lo.

O caso tem desdobramentos no campo judicial, a ponto da ex-governadora e outras pessoas terem bens bloqueados (veja AQUI). Ela se manifestou sobre o assunto, defendendo-se (veja AQUI).

Nota do Blog – O Governo acerta na iniciativa. Demorou e deixou que o Hospital da Mulher fosse se asfixiando, para poder começar a fazer essa mudança.

A CSDR está sob intervenção desde 2014, com consideráveis melhoras em estrutura e serviços. Pode abrigar abrigá-lo. Com garantia de recursos repassados pelo Estado, poderá funcionar bem a custo mais razoável.

Torço por isso.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Carlos André diz:

    Caro jornalista por favor explique melhor essa informação, lá já está instalado a maternidade almeida castro, e vai ter outro hospital materno infantil.

    Dois corpos podem ocupar o espaço ao mesmo tempo?

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – O.K, Carlos.

      A transferência é relativa à alta complexidade e suplementadora do que já existe na CSDR. A redução de custo aí deve ser superior a 2 milhões de reais por mês.

      Abraços

  2. Carlos André diz:

    Um hospital dentro de outro hospital?

  3. fernando diz:

    Essa foi mais um dos legados da Rosa para o povo de Mossoró. Some a esse desastre o complexo do abolição.

  4. Lair Solano Vale diz:

    Finalmente um secretário de saúde com neurônios suficiente para corrigir esse erro do passado. Falta agora melhorar alguns hospitais regionais e entregar outros aos municípios. GESTÃO É TÃO IMPORTANTE QUANTO DINHEIRO.

  5. Marcos Pinto. diz:

    Reflexo dos 11 milhões de reais desfalcados durante a gestão Rosalba ROSADUS no executivo estadual. VADE RETRO Rosa de Hiroshima mossoroense !.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.