• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 06/03/2011 - 13:18h

Mantenha o seu foco


"Mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem"  (
Wayne Dyer)

Para sobreviver, o Homo Sapiens ganhou um cérebro que funciona, basicamente assim: tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação… E tende a crescer.

Apesar de parecer uma frase vaga e pouco técnica, ela está correta e precisamos entender o seu real significado em nossas carreiras, nossas empresas, nossa vida pessoal e nosso autocontrole. Leia a frase novamente: "tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação… E tende a crescer."

Este simples mecanismo permitiu a construção da civilização como a conhecemos, incluindo nossos erros e acertos. Por que? Porque nosso cérebro não faz nenhuma distinção entre as coisas que queremos ou que não queremos.

Ele somente se concentra em encontrar meios de obtermos aquilo que está em nossa cabeça, mesmo que seja o que não queremos. Por isso Wayne Dyer afirma: "Mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem".

Algumas pessoas acham que isso tem elementos esotéricos, paranormais ou de fé religiosa. Não tem. Na verdade é somente biologia darwiniana e matemática pura, pois a mente não tem meios de avaliar a qualidade relativa de cada um dos 50 mil pensamentos gerados diariamente pelos neurônios.

Por isso ele, de modo simples e direto, ajuda você a conseguir aquilo em que você pensa  sempre. Se você pensa o dia inteiro no dinheiro que não tem, nas dívidas para pagar, nas noites solitárias e nos defeitos das pessoas… Seu cérebro, obedientemente, vai procurar modos de conseguir mais daquilo em que você pensa.

Você tenderá a conseguir mais falta de dinheiro, mais dívidas para pagar, mais noites solitárias e encontrará ainda mais defeitos em mais pessoas… Repito, isso não tem mágica envolvida, só biologia.

É impossível explicar neuropsicologia em um texto de oito parágrafos, mas observe se isso não ocorre em todo lugar. "Tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação… E tende a crescer".

Sejam pensamentos que ajudam ou atrapalham você. Embora praticamente todos os livros de sucesso digam isso (com palavras diferentes) o impacto que este conceito pode ter, por aqueles que o entendem e o aplicam, é poderoso, seja dentro da cultura de uma empresa, uma equipe de trabalho, um casamento, um time e até dentro de nossa própria cabeça.

"Tudo aquilo que tem a sua atenção, ganha sua força e sua ação… E tende a crescer", por isso, faça como sugere Wayne Dyer: mantenha seu foco naquilo que você quer, jamais no que você não quer, ou não tem.

Aldo Novak é jornalista, escritor e conferencista

 

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.