• Vale Norte - Nativa Comunicação
terça-feira - 12/07/2016 - 03:22h
Tragédia

Morte de Dix-sept Rosado em acidente aéreo faz 65 anos

Governador nascido em Mossoró tinha pouco mais de 40 anos; estava no Governo há poucos meses

Hoje, 12 de julho de 2016, faz 65 anos anos da morte do então governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. Estima-se que acidente aéreo que o vitimou ocorreu por volta de 9h de 12 de julho de 1951 (uma quinta-feira).

Dix-sept: tragédia (Foto: reprodução)

Dix-sept era passageiro de um avião Douglas C-47, Skytrain, Prefixo PP-LPG, de origem norte-americana (ano de fabricação: 1944), da companhia Linhas Aéreas Paulistas (LAP). Viajava com destino ao Rio de Janeiro (Capital Federal) de forma oficial.

O governador tinha como objetivo tratar de pauta relativa à estiagem no estado, como previamente adiantado com o Governo do presidente Getúlio Vargas.

A aeronave saíra de Natal com 33 ocupantes, sendo 28 passageiros e cinco tripulantes. Já fizera escalas em Recife-PE e Maceió-AL. Passaria ainda por Salvador-BA, além do Rio de Janeiro, até o Aeroporto de Congonhas (SP), o seu destino final na rota.

Chuva e mortes

Numa operação de aproximação para pouso no Aeroporto de Aracaúj-SE, acabou explodindo sem que ninguém escapasse do acidente. Destroços ficaram espalhados no Rio do Sal e cercanias, distante cerca de 3 quilômetros da pista em que deveria aterrissar.

Uma versão narra o seguinte: Dix-Sept Rosado e sua comitiva haviam decolado do Aeroporto de Parnamirim às 4h15min da manhã, do dia 12 de julho de 1951. Após escalas em Recife e Maceió, o avião aproximou-se de Aracaju.

Avião Douglas C-47 igual ao do acidente (Foto: reprodução)

Chovia fortemente na capital sergipana no momento do procedimento de pouso, executado pelo piloto Áureo Miranda. Devido as condições delicadas do tempo, ele optou por efetuar manobra guiada por instrumentos e NDB (equipamento que emite sinais de radiofrequência).

Uma das asas da aeronave atingiu uma árvore e o fim trágico foi inevitável. Morreram 28 ocupantes, Não houve sobrevivente.

O governante tinha pouco mais de 40 anos de vida quando faleceu.

Política

Dix-Sept Rosado nasceu no dia 25 de março de 1911, em Mossoró. Vida política começou com sua eleição a prefeito (21 de março de 1948) de sua cidade, com quase 37 anos. Em seguida, eleição ao Governo do Estado.

Dix-sept Rosado renunciou à Prefeitura para qual tinha sido eleito pela União Democrática Nacional (UDN), no dia 1º de julho de 1950. Seu vice Jorge de Albuquerque Pinto foi empossado.

Ficou no cargo de governador entre 31 de janeiro de 1951 e 12 de julho de 1951. Foram apenas cinco meses e 12 (doze) dias no governo.

Fora eleito governador em 3 de outubro de 1950 (seu vice era Sylvio Pedroza, ex-prefeito do Natal) por uma coligação denominada de “Aliança Democrática”, que reunia quatro partidos: Partido Republicano (PR), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Progressista (PSP) e Partido Social Democrático (PSD). Foi chapa de oposição ao governador José Varela da UDN, que investiu na postulação do primo Manoel Varela (UDN) à sua sucessão.

Jornal do Brasil destacou tragédia (Foto: reprodução)

Perdas

No acidente do Rio do Sal, o governador tinha em sua comitiva, também vítimas do acidente aéreo, os auxiliares José Gonçalves de Medeiros, Diretor do Departamento de Imprensa; o agrônomo Felipe Pegado Cortez, Diretor do Departamento de agricultura e José Borges de Oliveira, Diretor do Departamento de Assistência aos Municípios.

Também faleceram outros passageiros radicados em Natal, que estavam no mesmo voo: Jacob Wolfson, Agenor Coelho, Sandoval de Oliveira e Pedro dos Santos.

A Linhas Aéreas Paulistas com o acidente foi precipitada à falência.

Já perdera cinco aeronaves, se contabilizando o avião sinistrado em Aracaju.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. Elves Alves diz:

    O imperecível DNA político dos Rosado de todos os tempos…
    Prefeito de Mossoró pela extinta UDN, Dix-sept não se fez de rogado ao ver o cavalo selado passar em sua frente.
    Foi logo caindo nos braços do antagônico PDS, ante o vislumbre de uma eleição que lhe parecia favas contadas.
    É Dix-sept Rosado, portanto, o fisiologista ‘avant la lettre’ da moderna política potiguar.

  2. Elves Alves diz:

    CARLOS ANTOS, um favor.
    Grafei erroneamente PDS, quando o correto o PSD.
    Concerte esse lapso, ok?
    Abração.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – bOM DIA, aLVES.

      Não posso interferir na postagem sua, adulterando-a, mesmo que seja para corrigir. Mas liberando esse seu alerta imediatamente depois, fica tudo esclarecido.

      Abraços

  3. François Silvestre diz:

    Nessa eleição, contou-me Aluísio Alves que ainda houve uma manobra para favorecer a chapa vitoriosa. Foi uma joga da de nomes. Um telegrama que fez a confusão favorecedora, passado a algumas lideranças do interior informando que o candidato situacionista seria Manoel Varela Santiago, cujo apoio seria fácil. Quando foi descoberta a jogada, o candidato foi Manoel Varela de Albuquerque, primo do governador José Varela. E aí a oposição fez muito alarde, inclusive jogando as certidões de nascimento dos filhos de Manoel Varela que homenageavam líderes comunistas da Rússia. Fui aluno dos dois: de Manoel Varela e do seu filho Stalin Varela. O ex-candidato e professor de Economia Política tornou-se, tempos depois, um violento anti-comunista.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Leio esta matéria e fico a me perguntar quantos jovens mossoroenses sabem que Dix-sept Rosado foi governador do RN e que era mossoroense? A verdade é que nossos estudantes desconhecem completamente a história do RN e, mais ainda, a do RN.
    Por saber disto. total desconhecimento da nossa história por parte dos alunos foi que dias atrás enviei e-mail à Secretária de Educação abordando este assunto:
    “A) É necessário despertar nas nossas crianças o desejo de conhecer a história de Mossoró e do RN. Atualmente isto se limita ao ataque de Lampião. Duvido que alguma criança saiba quem foi Celina Guimarães Vianna, Rodolfo Fernandes, Dix-sept Rosado, Dix-huit Rosado, Câmara Cascudo, Café Filho, Monsenhor Walfredo Gurgel etc. Algum dia as nossas crianças visitaram o Padre Sátiro? A história de Mossoró é rica em fatos e personagens. Como rica é a história do RN. É possível isto ser feito sem interferir no currículo do MEC.”
    Outro assunto que abordei em um outro e-mail foi o fato de professores faltarem e os alunos ficarem fazendo peraltices na quadra de esportes e nos corredores do colégio.
    Isto poderia ser facilmente evitado se a Diretora da escola determinar que uma sua auxiliar leve os alunos para dentro da sala de aula e os mantenham ocupados com algumas tarefas simples, como contas de multiplicar, uma redação etc. Por que isto não é feito e as crianças ficam durante este tempo livre fazendo travessuras, até porque crianças são, eu não sei. Sei que isto tem solução sem gerar nenhum custo adicional.
    Volto a lembrar a promessa da entrega de mais uma blusa neste início de segundo semestre letivo.
    Gostaria de poder numa nova conversa, dia e hora que a Secretária achar conveniente, melhor detalhar estas sugestões e até mesmo fazer outras.
    Meu telefone é 84 991397139
    ///////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. A QUALQUER INSTANTE!

  5. Marcos Pinto. diz:

    Foi o pior governo do RN até o ano de 1951, quando assumiu o executivo estadual, tendo demitido sumariamente metade do funcionalismo público estadual em apenas 05 meses e 12 dias. Conheço pessoas ainda vivas e em lucidez total, que afirmaram, sem titubeios, que viram o Mário Negócio e sua irmã Izinha Negócio se ufanando chistosamente, afirmando que estavam de punhos doídos de tanto assinarem portarias e atos demitindo funcionários vinculados politicamente ao governador antecessor José Varela. Em termos de incompetência política e autoritarismo administrativo o Dix-Sept só foi superado pela nora a desastrosa e exímia em desfaçatez Rosalba ROSADUS.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.