• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 23/05/2015 - 09:44h
"Guerra civil"

Mossoró está entre as 50 cidades mais violentas do mundo

Revista Exame  (Por Jornal de Fato)

Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte figura entre as 50 cidades mais violentas do mundo. É o que revelou um ranking elaborado por entidade nacional com base no Mapa da Violência 2012 e divulgado nacionalmente nesta semana pela revista Exame.

O ranking traz Mossoró na posição 44 em número de homicídios. O município da região Oeste potiguar aparece com 59,98 mortes para cada 100 mil habitantes. Com 160 assassinatos no ano de 2012, a taxa de homicídios na cidade é de 59,98.

A cidade de Durango, no México, é considerada mais violenta que Tepic, no mesmo país, e o ranking com 22 cidades brasileiras traz um município do Pará na 6.ª colocação, com 125,6 mortes a cada 100 mil habitantes.

Mossoró entre as 20 do país

Em seguida, aparecem os Estados de Alagoas no 14.º lugar; Espírito Santo; Bahia; Paraíba, Maranhão; Mato Grosso; Paraná; RN; Minas Gerais; e Amazonas. O ranking completo traz 209 cidades de 24 países onde as taxas de homicídios são elevadas.

Quando se consideram apenas cidades brasileiras, Mossoró entra na lista como a 17.ª mais violenta. Natal fica na posição 24, com uma taxa de homicídios de 55,8 para cada grupo de 100 mil habitantes.

O cruzamento de dados do Instituto Igarapé foi disponibilizado em uma ferramenta, o Observatório de Homicídios, que pode ser visualizado no link. //homicide.igarape.org.br/

Mapa da violência

O Mapa da Violência 2015 divulgado na semana passada mostrou que Mossoró é a 52.ª com mais mortes e a 38.ª com vítimas jovens. Com uma população de mais de 266 mil habitantes, a cidade apareceu na posição 52 entre os 100 municípios com mais mortes por arma de fogo.

O estudo trouxe Mossoró com 117 homicídios por arma de fogo no ano de 2010, 181 em 2011, e 140 em 2012; contra 120 óbitos por arma de fogo em 2010, 181 em 2011 e 142 em 2012. A capital do Oeste apareceu com taxa média de homicídios de 54,7%, e de óbitos, 55,4%.

Além de Mossoró, a cidade potiguar de Extremoz, na região da Grande Natal, também figurou no ranking nacional na posição 57. Quando o assunto é mortes “matadas” na população jovem, a capital do Oeste assumiu a 38.ª colocação; Natal apareceu no 65.º lugar; e São Gonçalo do Amarante na 81.ª.

Nota do Blog – Os números assustam.

Mas quem vive aqui sabe que o medo é uma companhia diária.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. luis claudio diz:

    O Rio greve do norte da morte deve ser bem um dos primeiros.
    Todos os dias manchetes de jornais, blogs, EM CADA 10 NOTÍCIAS 7, 8,9 SÃO DE HOMICÍDIOS, ROUBOS DE CARRO, ASSALTOS, ARRASTÕES E AGORA SEQUESTROS.

    Hoje, vários bairros de Natal se reuniram para fazer um protesto com faixas contra a onda de violência que cresce a cada dia. O povo já não suporta mais . O , e preocupação com os filhos e medo de sair de casa.
    E esse desgoverno Robinson em cima de um palanque .
    Ou Rio greve do Norte sem sorte.

  2. ROSANA diz:

    Esse problema tem ligações intimas com as drogas e a falta de projetos sociais para os jovens. Portanto, o que está faltando para o exército ou seja quem for, “blindar” as nossas fronteiras contra a entrada de drogas ? Será que é missão impossível? Então é preciso atrair o jovem que é curioso, para coisas que pareçam mais legais que usar drogas; cursos,esportes,etc. O investimento que o governo faz com a juventude, é uma grande balela, cito o exemplo do PRONATEC , o governo federal oferece alguns cursos de pouca duração para os jovens, e depois esses jovens são abandonados sem nenhuma oportunidade de exercer o pouco que aprenderam. Então, não acho que isso seja investir na juventude, era para ter uma continuação desses cursos, um estágio remunerado, alguma coisa. Sairia mais barato que sustentar um presidiário, pois os custos com a violência são altíssimos. Sei que isso e nem nada, afastariam todos os jovens das drogas e violência, pois existe o fator individual , escolha, mas acredito que diminuiria bastante.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.