• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 29/10/2008 - 14:23h

Mossoró preserva modelo de “dois soberanos” por governo

Observando alguns aspectos da insólita política mossoroense, acabo recorrendo à sua história recente. Nela encontro o advento informal de várias “diarquias”.

A diarquia é um governo exercido por dois soberanos.

Mossoró empina esse costume, mesmo que não seja alcançado pelo olhar da grande maioria da sociedade, treinada para não enxergar quase nada. Vejamos esses dados:

Eleita pela primeira vez à prefeitura em 1988, a pediatra Rosalba Ciarlini (então no PDT) aparecia como prefeita, mas quem mandava era seu marido e deputado estadual Carlos Augusto Rosado (então no PFL). Assim repetiu-se a dualidade no poder em mais dois governos (1997-2000 e 2001-2004).

Na sua última gestão como prefeito (1993-1996), Dix-huit Rosado dividiu o comando da prefeitura com seu filho, o industrial Mário Rosado. Um era prefeito de direito e o outro tinha o comando de verdade.

Com a atual prefeita reeleita Fafá Rosado (DEM), o modelo é repetido. Ela aparece na foto, mas quem governa é seu mano caçula, o agitador cultural Gustavo Rosado, que vem a ser formalmente chefe de Gabinete.

Se reeditássemos a invasão à cidade do bando de Virgulino Ferreira, o “Lampião”, é provável que um dos prefeitos ficasse em defesa da cidade e o outro “governante” fugisse.

Mossoró precisaria ser inventada, se não existisse.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. José Roberto diz:

    Prezado Carlos Santos,
    O comentário não é sobre essa postagem, mas gostaria de solicitar sua opinião sobre a obra, pleiteada pela Dep Sandra Rosado, que a Governadora Wilma de Faria anunciou que seu Governo irá construir em Mossoró. Trata-se do de 01 Parque na Ilha de Santa Luzia, no valor de R$ 18,0 milhões. Eu pergunto: será que realmente essa é a prioridade para Mossoró nos dias de hoje? Será que não é dinheiro de mais para pagar alguma conta extra, tipo o superfaturamento da famosa ponte do Forte em Natal?
    Cadê o Hospital da Mulher em Mossoró, que a Governadora prometeu em sua campanha? Cadê o valor de R$ 20,00 para cada beneficiário do bolsa família, também prometido por ela? Cadê o canal dos salineiros, cujo problema agrava bastante o setor salineiro de nossa região. Sinceramente, é por isso que falta dinheiro para saúde e a Policia Federal é chamada a intervir.
    Pense nisso Governadora.

  2. Daniel Dantas diz:

    Carlos:
    Você esqueceu de fazer o comentário sobre os três que governaram de fato: Carlos Augusto, Mario Rosado e Gustavo Rosado. Carlos é uma raposa política, astuto e inteligente, Mario era um doido varrido e Gustavo, um ator medíocre , um empresário incompetente e como governante uma catástrofe. Essa diferença é que faz de Rosalba uma estrela na política, ela entra com o carisma e Carlos como a raposa política que conhece os meandros da política como ninguém.

  3. lucia de fatima santos diz:

    Seria Herança essa fuga de um dos governantes???? Decifra-me ou te devoro!

  4. Zé Roberto diz:

    Assim,como fugiu o seu avô,Jerônimo,com seus pimpolhos,”lá pras bandas das praias”,daí,não teve o seu busto colocado no memorial,como previa o projeto original.

  5. Márcia Célia diz:

    Os Rosados são engraçados. Adoram propagar a resistência de Mossoró ao bando de Lampião. Incentivaram a criação do espetáculo “chuva de bala no país de Mossoró”, além do belíssimo espaço “Memorial da Resistência”. Em nenhum dos dois há qualquer menção ao sobrenome Rosado. Defenderam Mossoró os Fernandes, Gurgel, Duarte, Aires… Nem uma foto sequer de Jerônimo… Adoraria assistir a esse espetáculo com abordagem da participação dessa família tão importante para a cidade.

  6. lucia de fatima santos diz:

    Esse projeto do Parque da cidade na ilha de santa Luzia, nada mais é do que mais uma imundice dos politicos, pois o grande proprietário de terra as margens do rio Mossoró que tem como limite a ilha de santa Luzia é ninguem mais ninguem menos que CARLOS AUGUSTO ROSADO. todos ciscam pra dentro. Wilma tem interesse pois é muito amiga de Isaura Amélia.

  7. Francisco Inácio de Melo (Mossoró) diz:

    Carlos Santos, interessante que exportaram o mesmo modelo de diarquia para Baraúna também. A diferença na cidade visinha é que quem manda não é o prefeito – engraçado, mas é verdade: caído de pára-quedas em 2004 e tendo sido levado escondido debaixo do paletó de Aldivon, o pseudo “Secretário de Finanças” atua nos bastidores, extra-oficialmente, com poder totalitário. Aldivon é uma fantoche no poder. Abram-se as correntes da liberdade do povo e as contas públicas do Poder. Esse dia chegará.

  8. Sandra Raissa F de L Escóssia de Oliveira diz:

    Bravo, sr. José Roberto. Todos sabem do caos na saúde de nosso estado, tendo isido deflagrado essa semana, vários movimentos grevistas em algumas categoria. Enquanto isso, a Sra. Governadora está preocupada com a viabilização de um dos jogos da COPA DO MUNDO de 2014 em Natal. E agora, mais essa. Mossoró e o RN têm outras necessidades mais urgentes, D. Vilma!

  9. maria marlene rosado de sousa essee. nome que papai me deu diz:

    carlos ,parabens pelas verdades , e obrigada, pela nota de minha filha arlene, menino continue assim eu ti adimiro mais d conta voce e verdadeiro, hugo; falou de minha . filha e de j henrique . eu perguntei a ele se a prefeita rosalba e c, augusta deixaria tiarar ..denheiro da secretaria de finançaspara promover a companhar de arlene se ele provaria na justicia. um abraça dessa velha de 71 anos e com muito amor as pessoas e jesus,

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.