• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 30/08/2010 - 22:14h

O jogo continua sendo jogado – Eleições 2010

Agosto vai chegando ao fim. Fica para trás a fase intermediária da campanha eleitoral. E o que temos há mão, até aqui, ajuda sobremodo à análise da disputa no RN.

É possível se afirmar, que há um quadro estável em relação à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata oposicionista ao Governo do Estado. Possui alta cristalização de votos, baixa rejeição, aceitação uniforme nas camadas sociais e econômicas, além de permanente e folgado primeiro lugar em todas as pesquisas.

Enquanto isso, seus principais concorrentes não consguem arrancar do lugar. É o que as pesquisas revelam. Além disso, temos visto vários focos de crise no governismo, o que torna o ambiente ainda mais instável, ajudando indiretamente Rosalba.

O governador e candidato à reeleição, Iberê Ferreira (PSB), tem 25% de intenções de votos na terceira pesquisa Ibope (veja números abaixo), mas amarga o primeiro lugar em rejeição, com 31%.

A mesma pesquisa Ibope atesta, que a eleição – hoje – estaria decidida no primeiro turno. Rosalba ficaria com 55% dos votos válidos (quando se elimina a soma de votos nulo/branco e indecisos).

Já Iberê desponta com 31% e Carlos Eduardo emplaca 13%. Roberto Ronconi (PTC) tem 1%.

Isso significa dizer que a campanha está decidida? Necessariamente, não. Mas é visível que está muito difícil de ser vencida por Iberê – com o suporte de Carlos Eduardo, que é uma espécie de "sublegenda" do governismo.

O que pode tornar a tarefa do binômio Iberê-Carlos ainda mais difícil, é o afunilamento da disputa até 3 de outubro, com hipótese do "voto útil" consagrar, de vez, a postulação da senadora.

Dizer que Rosalba está "eleita" é precipitação. Entretanto seus adversários não têm feito muito para mudar esse processo que, a cada dia, está se sedimentando.

Em relação ao Senado, tudo indica que Garibaldi Filho (PMDB) deverá ser reeleito. José Agripino (DEM) tem enormes possibilidades de conseguir igual feito. Contudo a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) não está fora do páreo.

Essa concorrência parece que guarda emoções mais fortes do que a corrida ao Governo do Estado.

Façam suas apostas. O jogo continua sendo jogado.

Foto – Rosalba, de costas, em Messias Targino, dia 31 de julho de 2010 (foto cedida por sua Assessoria de Imprensa).

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. MARCOS PINTO - Sócio-Correspondente do Arquivo Nacional "Torre do Tombo" - Lisboa (Portugal). diz:

    Considerando dados obtidos nas pesquisas, nos últimos 15 dias Rosalba caiu 03 pontos percentuais; O Iebrê cresceu 05 pontos, e Carlos Eduardo caiu 01 ponto. Nessa pesquisa de hoje (30 de Agosto) a maioria de Rosalba sobre os demais candidatos é de apenas 7%, muito frágil para ser anulado com as presenças do LULA e da DILMA no comício do dia 11 de Setembro em Mossoró. No dia 14 de Agosto a maioria de Rosalba sobre os demais candidatos era de 14%; No dia 19 a diferença caiu para 6%; Em 30 de Agosto a diferença é de 7%. Portanto, a candidata teve uma queda de 50% em sua maioria sobre os demais candidatos. É só conferir nas pesquisas.

  2. Márcia Célia diz:

    Bom dia Carlos Santos e leitores do blog.
    Com todo o respeito pessoal pela senadora Rosalba Ciarline, considero um retrocesso sua eleição, caso venha a se concretizar. Votei em Rosalba, fui apaixonada; fiz aquelas caminhadas imensas, do Alto de São Manoel, rodava a cidade inteira, só parava de manhã; cantava “É uma ROSA, olha lá, olha lá, olha lá”. Tive tanta esperança.
    Antes de Rosalba, costumo dizer, Mossoró era uma cidade feinha, sem graça, mas sem miséria. Sei que a miséria é um fenômeno nacional, que se instalou nos últimos 30 anos. Mas Mossoró sempre foi uma cidade rica e com grande potencial de crescimento. Mesmo nesse período em que a miséria chegou, muita gente fez fortuna.
    Rosalba fez um governo de praças e de obras de fachadas. Nao preparou a cidade para o futuro nem a protegeu do crescimento desordenado, apesar da riqueza. Atrasou salários, iniciou uma série vergonhosa de abusos de cargos comissionados.
    Representa um atraso político por si só. Quando se junta a tudo isso, o fato de pertencer a uma oligarquia que domina a cidade há mais de 60 anos, dá vontade de chorar.
    Também nao jogo rosas em Vilma, ou Iberê, ou Carlos Eduardo. Mas acredito que o Governo teria tido uma chance melhor de lutar contra essa força que Rosalba representa, se não tivesse insistido na candidatura de Iberê. O próprio Carlos Eduardo, com o defeito de ser Alves, de outra oligarquia, poderia ter sido lançado, com o apoio dos partidos da base de Lula, a meu ver, teria mais condições. É jovem, foi um bom prefeito em Natal, bom deputado estadual. Com dinheiro e a aparelhagem que Iberê tem, poderia fazer frente ao que vem por aí.
    Deus nos proteja e que eu esteja muito enganada sobre tudo que escrevi!
    Pode não parecer, mas reconheço o valor das pessoas, apesar das famílias a que pertencem, prova disso é que admiro o trabalho que o ex-prefeito Dix-Huit Rosado fez em Mossoró: planejou a cidade para o crescimento que viria: Saneou o centro, dicotomizou o rio Mossoró (quem tem mais de 30 anos lembra da enchentes), drenou a lagoa do Bispo (quem morava por ali agradece), construiu o cemitério novo. Sou uma admiradora!!!

  3. WILLIAM PEREIRA diz:

    HORÓSCOPO: dia propício para mostrar que a promessa de um mundo cor de rosa esconde muitos espinhos. Fonte Twitter Mineiro PT

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.