• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 10/02/2015 - 12:25h
Grande aposta

Os bons timoneiros do Planejamento e Desenvolvimento

Os nomes de Josivan Barbosa para a pasta do Planejamento e Nilson Gurgel no Desenvolvimento Econômico, formalizados agora pela manhã, na Prefeitura de Mossoró, podem ser um diferencial enorme para o município.

A posse dos dois, trabalhando em comunhão, é um alento para a Mossoró sem planejamento algum e míope no olhar pro futuro.  Somos empurrados há décadas por lampejos administrativos, espasmos decisórios e o deus-dará.

Link permanente da imagem incorporada

Prefeito e Nilson Gurgel: aposta na experiência (Foto: PMM)

O compadrio e os arranjos meramente partidários, de grupos e grupelhos, ficavam em relevo, em detrimento do coletivo.

O personalismo, a propaganda surreal e as obras prioritariamente eleitoreiras produziram uma farsa lendária de “cidade progressista”, capital de qualquer coisa, ufanismos que servem à perpetuação de sua elite política e ludibriam a massa-gente.

A vivência de Barbosa e Gurgel no serviço público, com ótimos resultados, estimula minha imaginação. Com liberdade para atuar, os dois poderão fazer muito.

O prefeito Francisco José Júnior (PSD) acerta em cheio nas escolhas. Realmente, eles são diferenciais que sua equipe precisava.

Bem-estar social

Faço o comentário sobre essa dupla, sem menoscabo aos demais secretários. Entre os que compõem a municipalidade, claro que existem ótimos valores.

Link permanente da imagem incorporada

Josivan: atuação mudando a "Esam" (Foto: PMM)

O foco decorre de uma constatação: planejar, organizar e criar condições especiais ao bem-estar social, pela independência econômica, foram quase sempre desprezados por governantes locais.

A grosso modo, Raimundo Soares e Dix-huit Rosado pensaram diferente a Mossoró do futuro. Sem eles, tudo seria muito pior.

Há poucos meses, vimos a repercussão de uma entrevista do então secretário Mairton França (Planejamento), que fez parte da era Fafá Rosado (PMDB). Admitiu que em oito anos de Fafá, não se planejou coisíssima alguma.

Alguém tinha ideia de se construir uma praça, abrir uma rua ou contratar terceirizada e iam fazendo. Não se via o macro, o todo, de forma sistêmica.

Agora, creio que possamos acertar o passo e reduzirmos essa distância entre o que precisamos ser e o que somos. Mas claro que muito dos espaços e perdas passados não podem ser recuperados.

Vivemos período de instabilidade econômica, apreensões do setor produtivo e ainda reflexos dessa gangorra político-eleitoral e administrativa vivida por Mossoró desde 2012.

Nilson, que atuou na retaguarda da Tributação e Planejamento do Estado, com alguns governadores, é um técnico reconhecido.

Josivan, aproveitando a lufada de investimentos federais para o terceiro grau, transformou a outrora Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) na universidade federal Ufersa.

Está difícil?

Ótimo.

É ai que aparecem os bons timoneiros.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. fernando diz:

    Qual foi o coronel nordestino que recebeu representantes do banco mundial de pijama e com a cara de ressaca?

  2. fernando diz:

    Coronel politico, pra ficar mais claro.

  3. fernando diz:

    Será que o PT tá querendo que a Petrobras vá a falência para depois compra-la?
    São comentários feitos em pleno carnaval.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Pois que mostrem que REALMENTE são bons na direção do barco.
    E que comecem imediatamente, pois a rigor não existe mais tempo para escutar as ondas ou sentir o vento.
    Como Mossoró precisa de inteligências trabalhando em seu favor.
    Na Saúde o descaso chegou a um ponto tal que motivou hoje no programa do Orlando Perez o mais violento comentário que já ouvi sobre irresponsabilidade administrativa.
    Na Educação já avisam que os alunos devem providenciar tênis e blusa branca, quando o UNIFORME ESCOLAR a ser distribuído deveria ser duas blusas, uma calça, uma bermuda, um calção, duas camisetas, uma mochila, um boné e um TÊNIS. Mas em Mossoró, para mascarar a entrega do UNIFORME ESCOLAR entregam apenas uma blusa e uma calça. MATERIAL ESCOLAR há anos não entregam. MERENDA ESCOLAR, ano passado, a pior do Brasil.
    Na Segurança a desgraceira que presenciamos todos os dias.
    Na Ação Social, que alguém me diga algum trabalho desenvolvido em favor das crianças. Crianças que ficam perambulando pelas ruas e terminam sendo “adotadas” por marginais. Não há um trabalho voltado para as crianças pobres de Mossoró objetivando retirá-las do convívio com marginais. Resultado disto é diariamente crianças sendo apreendidas com armas e drogas. Algumas cometendo crimes graves.
    Seja qual for o setor, percebe-se claramente que Mossoró está entregue a sua própria sorte. Chega a lembrar um barco sem rumo, sem bússola e com o comandante embriagado.
    Barco sem rumo porque disponibiliza verbas milionárias para doações a todos os tipos de instituições.
    Barco sem bússola porque há muito perdeu o norte destina verbas ao futebol profissional e festas, ao mesmo tempo em que deixa faltar oxigênio nos hospitais e equipamentos importantes não sofrem reparos por falta de recursos.
    Barco com um comandante megalomaníaco para quem os Andes não passam de uns morrinhos e o Everest um modesto monte perto das alturas que se julga capaz de galgar.
    Que os dois timoneiros iniciem logo o duro trabalho que tem pela frente.
    Quanto tempo vão aguentar, não sei.
    Apenas torço para que não coloquem acima de todo um passado de trabalho e honradez um cargo público.
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

  5. Iris Maia diz:

    Sucesso aos dois novos Secretários.
    Mossoró é uma cidade que se desenvolveu muito em alguns aspectos, pela força da iniciativa privada, mas com enormes carências de infra-estrutura, lacuna pela falta de planejamento e de gestão do poder público. É um grande momento que os dois secretários têm para transformar a CRISE em CRIE. Sinceramente, desejo que o Prefeito Silveira e toda sua equipe façam uma administração que consiga reverter os graves problemas da nossa cidade, especialmente na saúde, na segurança e na mobilidade urbana.

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    AMANHÃ NO PROGRAMA CARLOS CAVALCANTI, RÁDIO RURAL, ESTAREI APRESENTANDO SUGESTÕES PARA A RETIRADA DOS FLANELINHAS DAS RUAS DE MOSSORÓ SEM QUE NENHUM IMPACTO SOCIAL SEJA CAUSADO.
    O MOSSORENSE NÃO PODE MAIS CONTINUAR PAGANDO ESTE IMPOSTO INDIRETO.
    AS RUAS SÃO PÚBLICAS E NÃO PODEM CONTINUAR PRIVATIZADAS PELOS FLANELINHAS.
    PARITICIPE ATRAVÉS DE TELEFONEMAS, CRITIQUE AS MINHAS SUGESTÕES.
    JUNTOS ACHAREMOS A MELHOR MANEIRA DE LIVRAR MOSSORÓ DESTE PROBLEMA.
    JUNTOS FAREMOS UMA MOSSORÓ MELHOR DE SE VIVER.
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

  7. nildo silva diz:

    Concordo com você,nobre jornalista,no que se refere ao nome de Josivan Barbosa,pois o conheço,sei da sua humildade,foi meu professor,inclusive,como filiado ao pt,votei à época pela candidatura própria do professor Josivan, em detrimento à minha corrente,que optava pela coligação com a deputada Larissa.

  8. sophia diz:

    E ainda há que queira o retorno ao patriarcado retrógrado da família soprano. Votzzzzz!!!

  9. naide maria rosado de souza diz:

    Prezado Jornalista Carlos Santos. Estou na torcida, pelo bem de Mossoró . Que os novos timoneiros venham trazer realidades positivas à cidade do meu amor. Boa sorte aos dois!

  10. Antonio diz:

    BOA TARDE TEM NOTICIAS DO AFASTAMENTO DA PREFEITA DE BARAUNA HOJE NO TRE

  11. B.ARAGON diz:

    Espero que o PREFEITO SAIA DA RETÓRICA E PARTA PARA PRÁTICA. A infraestrutura da cidade é horrível, principalmente o acesso principal do Vingt Rosado!

  12. Carlos Andre diz:

    Torço muitíssimo que estes senhores sejam bem aventurados em seus trabalhos, para que a nossa Mossoró possa sair desse buraco econômico e social em que se encontra hj!!!

    Deus abençoe o trabalho deles!

    Amem!

  13. Israel diz:

    Parabéns ao Prefeito por excelente escolha dos novos secretários.Sucesso a todos.

  14. raimundo nonato sobrinho diz:

    Vamos apostar e torcer que der certo.
    Mais como eu sou um cara inquestionável e nao dispenso um questionamento, aqui vai mais um:
    Quanto ganha o professor Josivan como professor da UFERSA.
    Quanto vai ganhar o professor Josivan como Secretário municipal.
    Ele pode ficar recebendo os dois salários, se nao vai poder exercer as duas funçoes
    De antemao espero que ele renuncie o salário recebido da UFERSA enquanto Secretário.
    O Brasil nao pode mais aceitar essa disparidade que acontece pais afora.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      CINQUENTINHA
      Realmente você é um cara inquestionável.
      O que já lhe questionei para saber se aceita CONVERSAR com Josué e com Gutemberg sobre a união dos três em torno de uma candidatura em 2016, gente besta não conta. E até hoje você não respondeu.
      O que eu já lhe questionei porque quis conhecer na íntegra a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES e depois não escrever uma só linha protestanto contra esta imoralidade, gente sabida se for contar se atrapalha.
      Quanto ao acúmulo de vencimentos o ideal é consultar um especialista em direito administrativo.
      É que as leis brsileiras são cheias de brechas. O que a gente pensa que não, pode. O que a gente pensa que pode, não pode.
      As leis brasileiras são tão malucas que CONDENADA POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE pode continuar exercendo cargo eletivo e VOTANDO LEIS enquanto aguarda o julgamento do recurso.
      Nos EUA, condenado fica logo no XAXADO esperndo o julgamento do recurso.
      Fazer o quê?
      Quanto a política, já senti que você me quer bem longe do PSOL. Tudo bem. Se ninguém me chamar para nenhum partido fico onde estou, até porque não alimento nenhum sonho de candidatura.
      NÃO TENHO DINHEIRO PARA COMPRAR VOTOS, NÃO TENHO PARENTES PARA ME APOIAR, NÃO SEI PROMETER PARA NÃO CUMPRIR.
      Creio que não nasci para a politicalha.
      ///
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
      UM TAC PARA ACBAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

  15. raimundo nonato sobrinho diz:

    A lei da mordomia eu já me pronunciei a respeito. É um abuso que só o eleitor pode corrigir em 2016. Se genivan e Tomaz recebem vou provoca_los.
    Tem Vereador na CMM apresentando projetos de lei que já sao assegurados pela legislaçao do PSF. Sao coisas de quem nao tem o que apresentar, e nao conheçe a legislaçao. Ou será que pensa que todo mundo é imbecil.
    Quem já se vi: Uma lei para vacinar.
    Repito nao conhece a legislaçao do PSF, nao sabe o que é o PID, nao sabe que muitos profissionais da saúde nao cumprem com sua jornada de trabalho, e “nao sabe qual é a razao”, nao sabe que a Atençao Básica esta esvaziada, nao sabe que se o PSF estar falido, ou sabem.
    Vereadores que nao tem autonomia para questionar junto ao Prefeito e defender a comunidade, porque indica portarias, cargos comissionados e diretores de várias UBS. O preço é o silencio.

  16. raimundo nonato sobrinho diz:

    SEU INÁCIO PODE APARECER AMANHA ESTOU EM CASA, APROVEITA E SE FILIA AO PSOL.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Obrigado pelo convite.
      Mas só me filiarei ao PSOL após a união dos autênticos.
      Tentei ligar para o Josué e só cai na caixa postal.
      \Oncrível ele não retornar a ligação.
      Marca um encontro com Josué e com Gutemberg.
      Eu irei a este encontro.
      ///
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO?
      SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?
      UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.