• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 30/10/2016 - 08:10h
Talvacy Chaves na Itália

Padre da Diocese de Mossoró relata inquietação com terremotos

Após desembarcar em Roma (Itália) no início deste mês para nova fase de estudos na Universidade Pontificia Salesiana, o padre Talvacy Chaves (pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de Mossoró, natural de Venha Ver-RN) foi surpreendido hoje por novo terremoto.

O primeiro incidente sísmico já ocorrera dia 26 último. “Em Roma agora, senti minha mesa se mexendo, sensação arrepiante. Esperamos que seja apenas pra testar o coração. Dio mio (Deus meu)”, relatou ele àquele dia.

Fotos de padre Talvacy mostram situação após novos abalos na Itália neste domingo

Neste domingo, ele descreve a inquietação decorrente do novo fenômeno, com texto e fotos postados nas redes sociais. Pronto para o doutorado em Comunicação Social, parece ainda por se acostumar com a terra se mexendo sob seus pés. Leia:

Outro terremoto na Itália.

Foi o maior da minha vida, acima de 6 graus de magnitude. Nas proximidades do terremoto, catedral (foto abaixo) e casas destruídas.

O terremoto me acordou quando comecei a sentir a cama se balançando, como se eu estivesse deitado em uma rede.

Talvacy: apreensão (Foto: arquivo)

Uma sensação apocalíptica.

Eu estava começando a me recuperar do medo do primeiro que senti semana passada, vem outro terremoto muito maior.

Sinceramente, ainda não me acostumei a viver num lugar que a terra geme frequentemente. Sem palavras.

Com o sentimento de impotência diante do fenômeno, resta-nos rezar e estarmos em solidariedade com quem perde tudo e até a própria vida.

Talvacy Chaves.

Saiba mais informações sobre esse terremoto clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Aprecio esse padre. Conheci-o através do sr. Inácio de Almeida. Atenta aos fenômenos da natureza, ando preocupada com o mar que, recentemente, invadiu o litoral do RJ, no Leblon principalmente, avisando que é o dono da Terra, pela geografia. Para segurá-lo, só Deus.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Aqui um outro tipo de terremoto acontece e leva as pessoas a tudo perderem. Até mesmo a dignidade.
    Refiro-me à catástrofe política, onde pessoas de bem são pisadas e humilhadas por corruptos.
    É a escória prevalecendo sobre a elite.
    E por prevalecer a escória é que a sociedade dá sinais de desintegração com os valores morais sendo totalmente invertidos. Isto é facilmente perceptível até mesmo pelos menos atenciosos.
    Felizmente a Igreja Católica conta em seus quadros com Padres como Talvacy Chaves para tentar conter o avanço do mal que tudo destrói com sua força demoníaca.
    Quantas vezes ficamos a conversar sobre os caminhos largos que Mossoró enveredou. Largos, porque largo é o caminho da perdição eterna, do pecado, morte e destruição. E juntos antevíamos o que agora se torna realidade. E sofríamos por nada poder fazer. Sofrimento gerado por nada poder fazer a fim de impedir a desgraça que sabíamos estar a caminho. Sentimento igual ao que hoje os terremotos nos causam.
    O que se pode fazer frente a um terremoto? O que se pode fazer quando todos os caminhos são fechados?
    Rezar, apenas rezar.
    Lembro-me de quando lhe falei da minha sugestão para retirar os FLANELINHAS das ruas de Mossoró como o Padre Talvacy Chaves se empolgou. Tal foi o seu entusiasmo por constatar que a retirada dos FLANELINHAS aconteceria sem causar nenhum impacto social que imediatamente telefonou para o então vereador e hoje Vice-prefeito Luiz Carlos Martins, que de pronto atendeu ao chamado do Padre e após ouvir a minha explanação achou a ideia excelente. Só que neste excelente a ideia finou-se.
    Mossoró deve torcer muito para que após a conclusão dos seus estudos o Padre Talvacy Chaves retorne e que aqui possa desenvolver toda a sua capacidade de realizar grandes obras em favor da sociedade.
    Poucos Padres conheci com a sensibilidade social do Padre Talvacy Chaves. E me lembro de que quando dizia que ele seria o nosso Dom Helder Câmara, Padre Talvacy Chaves ficava calado e baixava a cabeça, sinalizando assim uma humildade só existente nos que têm o coração transbordante de amor ao próximo.
    Eu sempre digo que DEUS SEMPRE MANDA ALGUÉM.
    Deus nos devolverá o Padre Talvacy Chaves.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER MOMENTO. TUDO PODE ESTAR POR UM SEGUNDO.

  3. Talvacy do Venha-Ver diz:

    Caro amigo Inácio, boa noite, aqui já é quase 3 da manhã, a taxa de assombro acima do normal não me deixa dormir, tudo por causa do terremoto que balançou minha cama no quebrar da barra de ontem. Segundo os geólogos há previsão de mais terremotos nos próximos dias, isso me deixa um pouco inquieto, com vontade de correr pra minha Venha-Ver. Porém penso que o terremoto também faz parte de mais uma etapa de estudo que vivo aqui pelas europas. Diante da fúria do terremoto, destruindo catedrais medievais, espaventando monjas, padres e até o papa, fico a pensar sobre minha miséria humana, fico a pensar do “nada” que somos nós diante dos fenômenos naturais, fico a pensar que tudo pode ser destruído em segundo, basta a terra no lugar de respirar, como está fazendo esses dias por aqui, desse um espirro daqueles que costumamos dar. Pronto, acabava tudo, adeus Europa, adeus Talvacy, adeus projetos, adeus nossas ambições, vaidades, xenofobias, ódios, corrupções, maldades. Sim, sem sono, numa Roma que já dorme, fico a pensar muita coisa. Se tudo pode acabar num segundo, porque tanta ganância, porque há gente agredindo gente, gente pisando gente, gente humilhando gente, gente lesando gente, gente não sendo gente. Depois de olhar pra mim, fico pensando nos europeus brancos e de olhos azuis. Sabemos que a Europa chegou ao patamar que tem, porque sugou o sangue e a riqueza dos países colonizados, e agora, quando os imigrantes vindos dos países colonizados(saqueados) pela Europa, chegam por aqui, voltam a serem tratados como escravos, muitos são deportados, outros jogados nas ruas, sem contar nos milhares que morrem em alto mar, quando se arriscam em atravessar em embarcações impróprias. Não sei o que significa o poder destruidor do terremoto para os europeus, para mim sei que significa muita coisa, é bem provável eu extrair valores mais preciosos com o terremoto do que os próximos três anos comendo livros dentro de uma gigante biblioteca da universidade.
    Quanto a você, caro Inácio, não entendo porque não seguiu o meu humilde conselho de você compartilhar em seu próprio blog ou nas redes sociais esse seu precioso capital social e humano. Não me convence você se contentar apenas com comentários em páginas dos seus amigos, sua voz precisa alcançar um público muito maior, expressando sem medo aquilo que pensa. Pela primeira vez na história da humanidade cada pessoa pode ter seu canal e compartilhar sem ressalvas aquilo que pensa. Como sei que você é um comunicador livre, que não tem medo de denunciar, de anunciar, de reclamar, só existiria um canal ideal: aquele pessoal. Que tal repensar minha sugestão.
    Um abraço, bom dia por aqui e boa noite por aí, Deus nos abençoe e espero que venha sono antes do sol raiar.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      A idade já pesa. Manter um blog é assumir um compromisso talvez pesado demais para mim. Ir atrás da notícia, ouvir aqui e acolá, filtrar etc.
      NUNCA O CARLOS SANTOS CENSUROU ALGUM COMENTÁRIO MEU.
      Se alguma vez não publicou algum comentário eu reconheço que foi por ter exagerado nos adjetivos, rs,rs
      Mossoró precisa do senhor aqui. A Igreja Católica precisa do senhor aqui para dar início ao movimento de construção do Santuário de Santa Luzia com recursos dos fiéis e não com uso de dinheiro público.
      Mossoró precisa do senhor aqui para fazer crescer ainda mais a fé no coração da nossa gente.
      Que Deus nos proteja.

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Padre Talvacy, o seu texto é belo. O terremoto lhe trouxe um entendimento enviado por Deus.
    Também admiro demais o sr. Inácio. Ele tem conhecimentos generalizados, amplos. Não escreve sem poder corroborar. São matérias legítimas.
    Padre Talvacy, à bênção. Sempre a recebia de Padre Américo.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Incrível, depois destes dois testemunhos, Padre Talvacy e Sra. Naide Maria Rosado de Souza, a futura prefeita Rosalba Ciarlini continuar ignorando os meus apelos para que me conceda 5 minutos da sua atenção a fim de lhe apresentar sugestões para fazer a EDUCAÇÃO em Mossoró avançar.
      Prefere Rosalba Ciarlini dar crédito, não às declarações do Padre Talvacy e da Sra. Naide, mas a pessoas que estão condenadas a mais de 7 anos por prática de improbidade administrativa e soltas se encontram por conta da morosidade da justiça em julgar os recursos SAL GROSSO.
      TEM COISA QUE SÓ ACONTECE EM MOSSORÓ.
      ////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. TUDO PODE ESTAR POR UM SEGUNDO!

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    III EPÍSTOLA DE INÁCIO AUGUSTO DE ALMEIDA À ROSALBA CIARLINI
    Apesar de a senhora continuar a tratar os mossoroenses de MEUS IRMÃOS MOSSOROENSES, até o presente momento não mostrou o menor interesse em se informar do que acontece na EDUCAÇÃO em Mossoró.
    Dá para pensar que a senhora promete uma coisa e fará outra completamente diferente.
    Não consigo sequer imaginar que a EDUCAÇÃO na sua administração continue no marasmo em que hoje se encontra, com alunos frequentando as escolas com blusas puídas, calças remendadas e tênis furados. Crianças que há anos não recebem um lápis ou um caderno a título de MATERIAL ESCOLAR e que têm uma MERENDA ESCOLAR de péssima qualidade.
    Não consigo imaginar que na sua administração este destrambelhamento continue.
    Somente procede desta maneira quem não dá a mínima importância ao que, em minha opinião, é o mais importante numa administração que tem os olhos voltados para o futuro.
    Leia o que disse este empresário:
    MARCO STEFANINI
    Presidente da Stefanin
    “O Brasil se tornou caro antes de ficar rico. O resultado é que tudo é caro, mas boa parte da população ainda é pobre. Para resolver isso, é preciso investir em educação. Só assim conseguiremos dar o salto de produtividade que tornará o país mais eficiente e mais competitivo.”
    Leu, Rosalba Ciarlini, leu o que disse o este grande empresário? Leu?!
    É PRECISO INVESTIR EM EDUCAÇÃO. SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS DAR O SALTO DE PRODUTIVIDADE QUE TORNARÁ O PAÍS MAIS EFICIENTE E COMPETITIVO.
    Senhora Rosalba, sem EDUCAÇÃO não existe futuro.
    Entenda que com gastos diminutos é possível melhorar e muito a EDUCAÇÃO em Mossoró. Para isto é preciso acabar com a ocupação de cargos de diretor, vice-diretor e supervisor de colégio por indicação política. Afastar pessoas que não estão qualificadas para exercer estas funções e substituí-las por quem têm realmente condições de tocar a EDUCAÇÃO no rumo certo. Chega de politicagem dentro dos colégios. Chega de tanta incompetência!
    Se amanhã a senhora ainda não tiver 5 minutos para me ouvir, escreverei a IV EPÍSTOLA. E assim seguirei até que um dia a senhora me escute. Nem que seja necessário escrever 1461 EPÍSTOLAS. EPÍSTOLAS que na sua administração passarão a retratar a mesmice que certamente continuará acontecendo na EDUCAÇÃO em Mossoró.
    //////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER MOMENTO. TUDO PODE ESTAR POR UM SEGUNDO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.