• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 15/10/2017 - 09:39h
Hoje

Papa Francisco canoniza os 30 Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Do G1

Papa Francisco canonizou neste domingo (15) os 30 “mártires do Rio Grande do Norte”, considerados os primeiros mártires do Brasil, assassinados em 1645. A cerimônia ocorreu na Praça de São Pedro do Vaticano. Ele também proclamou santos os três “meninos Mártires de Tlaxcala (México)”, assassinados entre 1527 e 1529.

Papa Francisco decreta santos 30 mártires Potiguares (Foto: Governo do RN)

Francisco utilizou, como é habitual, a fórmula em latim para proclamar a santidade e pedir que fossem inscritos nos livros dos santos da Igreja.

Durante a cerimônia também aconteceram as canonizações do sacerdote espanhol Faustino Míguez (1831-1925), fundador do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora e do capuchinho italiano, Angelo da Acri.

Missa

Uma missa de domingo em uma capela, uma celebração em campo aberto às margens de um rio e 150 pessoas brutalmente assassinadas. Dois massacres registrados no Rio Grande do Norte e apontados como símbolos da intolerância religiosa de holandeses que dominavam o Nordeste brasileiro em 1645 renderam ao país, 372 anos depois, 30 novos santos – “os primeiros santos mártires do Brasil”.

Os chamados “Mártires de Cunhaú e Uruaçu” – nomes de duas localidades da época que hoje correspondem aos muncípios potiguares de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante – foram beatificados no ano 2000 pelo Papa João Paulo II e foram canonizados neste domingo pelo Papa Francisco.

* Numerosa delegação de políticos, devotos, religiosos e jornalistas do Rio Grande do Norte compareceram à liturgia de canonização.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Renato Fernandes diz:

    Pobre RN, enquanto numerosa delegação política compareceu à esta canonização custeada com dinheiro público, o Tarcísio Maia falta gorro, máscara e lâmina de bisturi no centro cirúrgico. Só nos resta aprender o nome desses mártires e pedir que olhem pelos mais necessitados do RN.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Quem pretender conhecer de forma detalhada esses horríveis massacres é só ler a grande obra intitulada
    “O Valeroso Lucideno e Triunfo da Liberdade na Restauração de Pernambuco” é uma obra de Frei Manuel Calado, publicada originalmente em Lisboa, na oficina de Paulo Crasbeeck, em 1648.

    Nela, o autor seiscentista faz uma crônica da resistência portuguesa ao invasor neerlandês, à época da segunda das invasões holandesas do Brasil.

    A obra, predominantemente em prosa, apresenta caráter clássico e barroco, oscilando entre o criativo poético e a narração histórica laudatória. Em termos de historiografia, a sua importância já havia sido assinalada por Robert Southey (“History of Brazil”. Londres, 1810) e por Capistrano de Abreu (Memórias de um frade. in: Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. 1905-06, v. 65, p. 18).

    Bibliografia :
    CALADO, Manuel. O Valeroso Lucideno (2 v.). Belo Horizonte: Itatiaia 1987. (Coleção Reconquista do Brasil) ISBN: 1181510007

  3. François Silvestre diz:

    Sobre os mártires, meu respeito. Sobre as igrejas, restrições. Sobre a liturgia, meu olhar cultural. Sobre a patifaria política desses aproveitadores, fariseus expulsos do templo, meu escárnio. Mentem aqui e vão fazer chicana religiosa em Roma. Os santos dessa gente são política e dinheiro. Falsários da fé popular.

  4. jose luiz da silva diz:

    quanto sera que custou para canonizar esse martires ?assista a serie a igreja oculta no canal histori chanel

  5. João Claudio diz:

    A depender da maioria dos brasileiros, os mártires seriam.

    Para os torcedores de futebol ☛ Pelé

    Para os que gostam de automobilismo ☛ Airton Sena

    Para os amantes da ‘boa’ música ☛ Disputa apertada entre Ivete Sangalo e o Safadão.

    O padre Roque, o inventor do kit primeiros socorros em veículos não concorre porque é hors-concours.

    P.S – Os ♞♞ encantados não podem opinar, porque eles já têm um mártir e os tapa olhos só permitem enxergar um.

    – Quem é ele? Quem é? Quem é? Quem é? Quem éééééééééééééééééééeééééé?

    – Ora, o Encantador de ♞♞.

    Iolanda, a ‘estocadora de vento’ está em 1º lugar na linha sucessória

    Aleluia e oremos, digo, zurremos.

    ♫ Zuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrroooooooooooooooo…….

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.