• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 10/06/2017 - 06:32h
Cultura e história

Pau-de-Arara Eletrônico começa “linha” no ‘Pingo da Mei Dia’

Pau-de-arara eletrônico resgata história com diversão lembrando transporte simbológico (Foto: Web)

Um passeio cultural pelos principais pontos do Mossoró Cidade Junina em uma boate, em cima de um caminhão. O Pau de arara eletrônico é uma das principais atrações do evento e este já começa no sábado, 10, durante o Pingo da Mei Dia.

Nas semanas seguintes o Pau de arara funcionará de quinta a domingo, saindo a partir das 19h, do Cafezal, na Avenida Rio Branco.

O transporte já é um patrimônio cultural da cidade e a iniciativa partiu motivada pela história do seu “Raimundinho do Mixto”, que por décadas fez o o transporte de passageiros e mercadorias entre a região do Vale do Jaguaribe, no Ceará, e Mossoró.

"Raimundinho do Mixto": história (Foto: Web)

Além da música oferecida pelos melhores Djs, o Pau de arara eletrônico também oferece serviços de bar. O valor cobrado por pessoa em cada passeio é R$ 10,00.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Nota do Blog – “Seu” Raimundo de Freitas Nunes – que ganhou título de cidadão mossoroense há vários anos – começou a fazer a “linha” Limoeiro do Norte no Vale do Jaguaribe-Mossoró em 1962.

Raimundinho do “Mixto” (com ‘X’) fez de um caminhão com boleia estendida um equipamento simbológico, desbravando o sertão e valorizando sobremodo o papel de cidade-polo que Mossoró ganhou através das décadas.

Ele chegou a ter sete veículos com essa mesma finalidade de transporte. Hoje, sobraram dois para aluguel em eventos diversos, como o Mossoró Cidade Junina. Do seu trabalho diário de segunda a sábado, durante décadas, assegurou o sustento de família numerosa, com sete filhos.

A ideia do Pau-de-arara Eletrônico foi muito auspiciosa e é um diferencial interessante. Bravo!

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Sêo Raimundinho do Mixto é meu particular amigo. Conheci ele em 1974, fazendo a linha com o seu caminhão-mixto entre a cidade de Limoeiro do Norte-CE e Mossoró, ocasião em que o meu saudoso pai era Fiscal de Rendas estadual no Posto fiscal da comunidade do Jucuri, e via sêo Raimundinho passar bem cedinho naquela comunidade, fazendo o seu trajeto pela antiga estrada do “Cajueiro”, quase que intransitável em períodos invernosos. Enfrentava uma série de atoleiros, na maioria das vezes tendo que o seu caminhão-mixto ser puxado de grandes atoleiros por potentes tratores. Merece constar dos anais da história mossoroense como um dos muito contribuíram para o progresso do município, posto que trazia várias mercadorias para serem comercializadas na praça de Mossoró.

  2. fcocarlos diz:

    OS MENINOS DE NATAL ESTÃO MUITO FELIZES COM O MOSSORÓ CIDADE JUNINA, PELA TRANQUILIDADE QUE NATAL VAI FICAR PARA ELES ASSALTARES. QUEM SE RESPONSABILIZARA PELOS OS ASSALTOS EM NATAL.

  3. João Claudio diz:

    ”Tomaizinho” era dono de um Mixto em Mossoró. Não me recordo qual a linha que ele fazia.

    Aldo e ”Bauzin”, cada um tinha um Mixto. Esses, faziam a linha Mossoró Upanema. O de Aldo era verde, e o de ”Bauzin”, azul.

    Chico Preto era dono de dois veículos Rural. Uma, conduzida por ele e outra pelo motorista de nome Luiz. Faziam a linha Mossoró/Caicó, via Upanema, Augusto Severo, Janduís, Brejo do Cruz-PB, e outras. A estrada era 100% piçarra poeirenta, e no inverno era um atoleiro só.

    Nessa época não existiam os dois da moto, explosão em caixa eletrônico, politico bandido, massacre em penitenciaria, telefone celular, cartão de credito, etc.

    Ah, o povo era feliz e não sabia.

  4. João Claudio diz:

    Ah, o dinheiro do meu IPTU paga o aluguel do Pau de Arara Eletrônico.

  5. fernando diz:

    TOMAIZINHO FAZIA A LINHA MOSSORÓ JANDUIS

  6. Francy Granjeiro diz:

    ……e o meu pra pagar as caríssimas bandas

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.