• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 24/04/2011 - 09:57h

PCdoB – Um partido do tamanho de nossas ideias


"O Brasil não precisa do PCdoB para amanhã, mas sim para hoje, pois já temos bagagem, ou seja, elementos teóricos suficientes para o funcionamento pleno de um partido, quiçá de uma nação." (
José Nildo Cabral)

O 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido realizado entre os dias 15 e 17/04, reuniu em São Paulo mais de 500 dirigentes do PCdoB de todos os estados do Brasil. O evento teve como norte a discussão sobre a organização do Partido e o estreitamento das ações partidárias entre o Comitê Central e os Comitês Municipais.

Vários dirigentes usaram a tribuna para expressar o sentimento de pertencimento ao Partido e, sobretudo, para contribuir com a carta-proposta que foi aprovada quando do encerramento do evento. A carta-proposta traz as linhas de atuação do PCdoB no campo da organização partidária e conclama todos dirigentes dos maiores municípios do Brasil a se integrarem num processo de construção contínua e coesa do partido.

O projeto político para as eleições de 2012 representará o desafio primaz desse novo marco organizativo da legenda. Já está claro para todo o coletivo partidário que a luta no campo das ideias precisa ser transportado à luta política.

E nesse contexto, o caminho natural é a disputa por espaços no poder executivo e no legislativo, onde o Partido poderá apresentar diretamente ao povo suas ideias quanto a construção das cidades e do estado brasileiro. Baseado nessa premissa, o PCdoB irá lançar candidaturas nos maiores municípios do Brasil, tendo destaque para São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Aracaju, São Luiz e Olinda, essa última cidade com uma experiência administrativa acumulada de três mandatos do Partido.

Mossoró por ser a segunda cidade do estado do Rio Grande do Norte e se caracterizar como uma cidade de médio porte em processo de desenvolvimento econômico, terá apoio sistemático das direções estadual e nacional do PCdoB no objetivo da formatação de um projeto viável eleitoralmente que transforme o Partido num protagonista da renovação política do município.

É preciso que todos que fazem o PCdoB não tenham medo de ousar e, sobretudo, não tenham medo da disputa no campo das ideias, seja com nossos opositores ou aliados, pois o objetivo central de nossa luta será chegar ao centro do poder para que nossas ideias possam ser ouvidas pelo povo e, principalmente, postas em prática.

Temos um grande desafio pela frente, haja vista que precisamos nos posicionar politicamente mantendo a linha de atuação independente que pauta as ações do partido desde muito tempo. A busca pela formatação de um projeto que possa servir como ponto de partida para um novo modelo administrativo e político para o município deve estar no cerne das discussões partidárias.

Os partidos historicamente aliados precisam ser ouvidos e eles precisam, também, ouvir o PCdoB. É notório que a construção de um novo modelo político para Mossoró não passa apenas pela hegemonia de uma única agremiação partidária e, nisso, a eleição de 2008 mostra claramente essa afirmação. A autocrítica nos leva a debelar o rumo isolacionista e construir coletivamente o novo modelo político para Mossoró.

A manutenção do poder local nas mãos de um mesmo grupo familiar a mais de seis décadas causou nos movimentos oposicionistas e, sobretudo, nos partidos de esquerda, uma clara fragilização na ocupação de espaços no âmbito da sociedade.

Sendo assim, é imprescindível que o PCdoB se apresente ao povo de forma clara e contundente como um partido que entende a sociedade e busca, a partir dos cenários visíveis, os caminhos concretos para a representação democrática dos atores sociais. O nosso objetivo para os próximos anos será elevar o PCdoB ao tamanho de nossas ideias, pensamento norteador do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido.

Gutemberg Dias, geógrafo e presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Mossoró/RN.


Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. kmendes diz:

    Se tivéssemos oportunidade de renovação política no governo municipal com nomes como o de Gutemberg Dias. Sabedor dos reais problemas do município, e aliás competente como poucos e capaz e traçar modelo de gestão para o tão sonhado desenvolvimento sustentável. Uma aula prática de gestão moderna.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.