• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 18/04/2013 - 17:17h
Audiência

Petrobras diz que mantém investimentos no RN

A presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu hoje à delegação de políticos potiguares comandados pelo presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB), que a estatal não está com recuo de investimentos em Mossoró e no Rio Grande do Norte. Ela recebeu-os na sede da Petrobras, Rio de Janeiro-RJ.

Graça Foster, ao centro, posa ao lado de comitiva que se reuniu com ela

A audiência durou cerca de duas horas.

Graça Foster confirmou que em breve estará no RN para, justamente, inaugurar dois investimentos: Projeto de Injeção de Vapor (Vaporduto), no campo de Estreito, no Alto do Rodrigues; e a obra do Oleoduto Canto do Amaro (Mossoró e Guamaré). “Como é que a gente pode falar em desinvestimentos no RN se tem esses dois importantes projetos que irei inaugurar”, disse Foster.

Ela, entretanto, não tergiversou quanto à prioridade da Petrobras. É o pré-sal,  onde a empresa concentra investimentos na exploração de óleo para se capitalizar e apostar em novos projetos

Demissões

A presidente disse que a Petrobras faz adequações em suas relações com terceirizadas e os quase 1.300 petroleiros que tiveram demissão homologada vão ser readmitidos por novas empresas contratadas.

“Vamos construir um novo oleoduto entre Mossoró e Guamaré com vida útil estimada para os próximos 20 anos”, ressaltou Graça Foster. A obra deverá gerar 600 novos empregos.

A presidente também confirmou que estará no Rio Grande do Norte, até o final de junho, para inaugurar o sistema de injeção de vapor da Termoaçu nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues onde a extração de óleo aumentou com o novo sistema.

Injeção de água é técnica em implantação no campo de Canto do Amaro, em Mossoró, de onde sai a maior produção de petróleo em terra do país. A esperança é de que os poços existentes tenham uma sobrevida na produção.

Henrique comenta que “a presença da Petrobras está garantida por muitos anos, diante das informações de que a empresa dispõe de reservas estimadas em 250 milhões de barris em terra, e 150 milhões no mar da bacia potiguar.”

Campos maduros

O contexto dos campos maduros, com produção reduzida de 100 mil para 70 mil barris na bacia potiguar, não inviabiliza a presença da Petrobras no estado, reafirmou Graça Foster. A estrutura já existente e o baixo custo de produção permitem que a Petrobras mantenha os investimentos sem haver desequilíbrio nas contas nem nas parcerias sociais realizadas pela empresa no Rio Grande do Norte.

Rosalba, Henrique e Foster conversam em reunião

A deputada Fátima aproveitou para entregar pedido de audiência da reitora da UFRN, Ângela Paiva, para tratar do Instituto de Pesquisa em Energias Renováveis, no Campus de Macaíba. Deputado Henrique Alves reforçou a solicitação.

A partir de pleito feito pela deputada federal Sandra Rosado (PSB), a empresa prometeu estudo para ensejar aproveitamento de 100 poços que não tiveram produção de petróleo, mas que podem ter aproveitamento de água.

A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), entregou documento que os representantes da Câmara de Mossoró, vereadores Francisco José Júnior (PSD), presidente da Casa, e Genivan Vale (PR), apresentaram como as conclusões da audiência pública ocorrida à semana passada na Câmara Municipal, discutindo essa situação de desemprego na área de petróleo no RN.

Participaram ainda da audiência toda a bancada potiguar na Câmara Federal, governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o senador José Agripino (DEM), os deputados estaduais Leonardo Nogueira (DEM) e Larissa Rosado (PSB); vereador natalense George Câmara (PCdoB); o empresário Nilson Brasil e o presidente do Sindicato dos Petroleiros, Antonio Araújo.

Além da presidente da Petrobras, estavam presentes – representando a empresa – os diretores de Exploração e Produção, José Miranda Formigli, de Gás e Energia, José Alcides Santoro, e de Abastecimento, José Carlos Cosenza.

Nota do Blog – Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem… mas realmente não temos informações mais amiúdes quanto à exploração do petróleo. O que foi apresentado na reunião de hoje e por representante da Petrobras na audiência pública, à semana passada em Mossoró, não é alentador.

Estamos vivendo o fim do ciclo do petróleo.

O setor de petróleo sustenta-se no binômio exploração-produção. A exploração vai ser retomada com contratação de serviços para perfuração de mais e mais poços?

O RN chegou a ter 30 sondas perfurando seu solo à cata de petróleo e hoje são cerca de cinco.

Os investimentos citados por Graça Foster são no tocante aos poços já existentes. A Petrobras paulatinamente vai reduzir recursos aplicados na região. Isso é fato.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia / Política

Comentários

  1. Angelo diz:

    Falta só alguém avisar aos demitidos em massa que os investimentos na região não estão acabando.

  2. Faustino diz:

    Olha a cara de JA se espremendo ao lado do papai noel.kkkkkkkkkkkkk

  3. Ricardo Lopes diz:

    Estarei cego ??? Não estou vendo nesta foto os 2 principais articuladores desse encontro : Thomas Neto e Genivan Vale !!! Foram excluídos ???

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Os investimentos citados por Graça Foster são no tocante aos poços já existentes. A Petrobras paulatinamente vai reduzir recursos aplicados na região. Isso é fato.”
    Toda esta conversa lembra-me as sentenças proferidas contra prefeitos corruptos.
    Abrem manchete dizendo que o prefeito foi condenado a tantos anos de cadeia, perda de direitos políticos, obrigação de devolver o que roubou, etc.
    Mas concluem com um uma informação que é um balde de água fria:
    CABE RECURSO DESTA DECISÃO.
    Na matéria deste tópico a conclusão não deixa nenhuma dúvida de que o sonho acabou.
    A PETROBRÁS VAI REDUZIR RECURSOS APLICADOS NA REGIÃO…
    Mas o jogo de palavras aconteceu. E nisto esta Presidenta da Petrobrás é insuperável. Vejam como ela fala muito e não se compromete.
    No caso da Petrobrás, prometeu estar aqui em junho para inaugurar um sistema que JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO, acenou que os QUASE 1.300 petroleiros demitidos serão contratados pelas novas empresas sem dizer quando isto se dará, nem tampouco marcou data para o início da construção do oleoduto Mossoró/Guamaré.
    Enquanto o lindo jogo de palavras acontece a realidade grita.
    ” O RN chegou a ter 30 sondas perfurando seu solo à cata de petróleo e hoje são cerca de cinco.”
    Deus queira que eu esteja errado e que a Petrobrás aumente os seus investimentos em Mossoró gerando mais empregos para a nossa gente.
    Um dia descobrirei o que impede Mossoró de adotar uma política de atração de novas indústrias através de renúncia fiscal, doação de terrenos, isenção de taxas, etc.
    HOJE, DIA 18 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?

    • Alexandro Duarte diz:

      “Um dia descobrirei o que impede Mossoró de adotar uma política de atração de novas indústrias através de renúncia fiscal, doação de terrenos, isenção de taxas, etc.”
      Tenho essa mesma duvida.
      O fato de termos a Petrobras, não nos impede de termos outras empresas que não dependem do petróleo,esse é um fator meramente político.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Alexandre
        Começo a suspeitar que não há interesse na diminuição do desemprego.
        Desconfio que eles achem mais fácil conseguir votos de um povo desesperado pelo pagamento de uma simples conta de luz.
        Daí ficarem fazendo este “jogo de cena” a direcionar esforços na busca de soluções para o grave problema do desemprego.
        Desta gente dá para se imaginar tudo.
        E por mais que se imagine não conseguimos alcançá-los.
        São a prova real de que a realidade supera a ficção.
        Que Deus nos abençoe.
        HOJE, DIA 19 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
        O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Li em tópico anterior que dois vereadores mossoroenses tinham ido ao Rio fazendo parte desta delegação.
    Eles desistiram da viagem ou sequer foram convidados a participar da reunião?
    É o que eu sempre digo:
    MINHOCA NÃO DEVE SE METER COM JIBOIA.
    Poderiam ter ficado em Mossoró tentando viabilizar a distribuição do fardamento ou verificando a qualidade da merenda escolar.
    Mas formiga quando cria asas…
    Que Deus nos proteja
    HOJE, DIA 18 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?

    Responder

  6. NEto diz:

    CARLOS, EU ACHEI TÃO ENGRAÇADA ESSA FOTO! O PORRE HOJE VAI SER DESMANTELADO! KKK

  7. Francy Granjeiro diz:

    Ela quer aparecer.

  8. francisco jomar de mesquita diz:

    finalmente essa cambada vai servir pra alguma coisa.

  9. Francy Granjeiro diz:

    O Pré-sal do Nordeste -1 ano atrás 05.04.2012 14:54
    ….colocar de pé o seu “Pré-sal nordestino”, conforme qualifica Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

    Este “Pré-sal” diz respeito ao potencial eólico e solar de uma das regiões mais carentes do País. “Esta é a chance de o Nordeste se tornar autosuficiente energeticamente e interiorizar desenvolvimento tecnológico e renda”,
    //www.cartacapital.com.br/economia/o-pre-sal-do-nordeste/

  10. Francy Granjeiro diz:

    Não sentir firmeza nas intenções da Graça Foster por duas razões:
    * aproveitar os 100 poços que não tiveram produção de petróleo, para aproveitamento de água
    *redução de 100 mil para 70 mil barris na bacia potiguar, não inviabiliza a presença da Petrobras no estado [fiquei triste]
    * a construção do novo oleoduto entre Mossoró/Guamaré gerar 600 novos empregos???? Só isso????
    Que Deus proteja, e que tudo der certo

  11. carlos diz:

    so acredito vendo.Gente, o proximo ano tem eleições.

  12. Bruno Sérvulo diz:

    Pais, filhos, primos, cunhados de uma oligarquia ridícula! Estamos fritos!!

  13. antonio carlos diz:

    Essa foto é uma piada de mau gosto, quer dizer que agora o petróleo vai aparecer novamente? Essa gangue, ´já é conhecida, só os pobres de informações engole essa!

  14. vicente Venancio diz:

    Carlos Santos, Bom dia.
    Penso que a coisa não tá bem explicada não, parece – me mais uma enganação à arrumação de eleição que se aproxima.

  15. Wilpersil diz:

    Jogo de cena…

  16. carlos antonio diz:

    cade os cabeças que nao sairam nas fotos, genivan e tomaz. os outros pegaram uma carona

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.