• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 08/01/2017 - 10:16h

Plano político definido e plano de gestão ainda em aberto

Por Carlos Duarte

A realidade começa aparecer na administração da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Os primeiros levantamentos apontam para uma dívida superior a R$ 130 milhões e um orçamento, para o exercício de 2017, superestimado de R$ 600 milhões.

Para conter a crise, Rosalba anunciou os cortes de gastos, incluindo “em até” 50% os cargos comissionados. Como primeira medida de impacto, isso é ainda muito incipiente e tímido.

Rosalba leva dois filhos para secretariado, definindo plano político-familiar claro, mas gestão ainda é interrogação (Foto: arquivo)

Esperava-se que, além dessas medidas necessárias e imprescindíveis, a prefeita de Mossoró revelasse qual o seu plano de governo – elaborado para tirar o município da crise, de modo sustentável e que venha a recuperar a autoestima da população e a confiança dos investidores e empreendedores.

A exemplo do aconteceu quando foi governadora do RN, agora, no pleito de 2016, Rosalba foi novamente eleita sem um plano de governo. Recebeu novo crédito de confiança da população para encontrar uma saída para a grave situação em que se encontram as contas públicas do município de Mossoró.

No plano político, a prefeita deixa clara a estratégia de seu partido (PP)/grupo: quer preservar uma vaga na Câmara dos Deputados, hoje ocupada por Beto Rosado (PP), sobrinho de seu marido, e conquistar uma bancada expressiva, em 2018, na Assembleia Legislativa. Para isso, já conta em sua equipe de governo com um filho e uma filha.

Cadu Ciarlini (Gabinete) e Lorena Ciarlini (Desenvolvimento Social) são nomes potenciais à Assembleia Legislativa, nas próximas eleições, além de outros nomes ligados à família Rosado.

Guardadas as proporções, a situação atual da Prefeitura de Mossoró é muito mais grave do que a encontrada no governo do Estado do RN, quando Rosalba foi governadora e saiu com desaprovação recorde de uma gestão desastrosa.

Mas, parece que a lição não serviu de exemplo.

A estratégia de sobrevivência política de seu grupo já tem planejamento montado e revela a prioridade de suas ações de governo, enquanto ações paliativas são trabalhadas no âmbito da gestão pública.

O momento exige bem mais que isso e, ainda, há tempo para que a prefeita ajuste os rumos de seu governo. É o que todos esperam e torcem para que venha acontecer. Caso contrário, continuaremos entregues à própria sorte.

SECOS & MOLHADOS

Fugas – Somente nos primeiros sete dias deste ano de 2017, já aconteceram duas fugas em presídios do RN. Ao todo fugiram vinte presos. De acordo com a Sejuc, o motivo foi a “falha na equipe que estava de plantão”. O próprio secretário Wallber Virgolino disse, em entrevista à Tribuna do Norte: “a gente sabe que a situação dos presídios é precária e isso facilita as fugas, a gente sabe que tem corrupção dentro dos presídios e que isso facilita as fugas…”. Se já sabe os motivos, por que não os corrigem? Sem comentários.

Chacina – O que vem acontecendo com as chacinas de Manaus (AM) e Boa Vista (RR) pode reverberar nas prisões do Rio Grande do Norte e de todo País. Em 2016, no RN, 34 detentos foram mortos dentro dos presídios, segundo dados da Sejuc. A maioria dos casos está relacionada com a disputa entre facções rivais. Esse é o mesmo quantitativo da recente chacina de Roraima. A diferença é que no RN foram matando aos poucos.

Despreparo – Os massacres desta semana, nos presídios do Amazonas e Roraima, alteraram a pauta do governo Temer – que estava totalmente envolvido com as eleições das presidências do Congresso Nacional. A falta de competência e de pragmatismo de gestão do governo Termer, para situações emergenciais e de crise, mostra o despreparo de sua equipe. Não se pode esperar outra coisa de pessoas que não se destacaram por mérito profissional, político ou acadêmico e que hoje estão aboletados em cargos loteados a partidos políticos. Essa degradação progressiva não é de agora. Pensava-se que tínhamos chegado ao fundo do poço com Dilma Rousseff. Mas, ainda não chegamos.

Desemprego – O IBGE aponta que, no terceiro trimestre de 2016, 31,7% das pessoas empregadas no setor privado estavam sem carteiras de trabalho assinadas. É o resultado da atual crise política e econômica. Com a aprovação da PEC 55 essa situação tenderá a piorar, devido contenções dos investimentos e das despesas de custeio dos governos.

Desenvolvimento – O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do RN, Flávio Azevedo, diz que o ambiente de negócios no Rio Grande do Norte é “extremamente hostil”. Culpa a insegurança jurídica gerada com a atuação de órgãos de meio ambiente e leis trabalhistas. Por que, então, não executa políticas públicas capazes de fomentar os investimentos?

Perigo – O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que tem mostrado sua incapacidade nestes momentos de crises, caminha por trilhas perigosas quando nega as ameaças das facções criminosas ou quando minimiza o seu poderio.

Descaso – Mossoró continua entregue à própria sorte, em vários aspectos, mas o descaso com a segurança pública é ainda mais evidente. Sem repressão, a bandidagem toma gosto e prospera fazendo suas vítimas. A população acuada, com medo, não tem mais a quem recorrer. O governador Robinson Faria (PSD)  já tomou sua providencia: mandou blindar o seu carro. Nós pagamos a conta, é claro!

* Veja AQUI a coluna anterior de Carlos Duarte.

Carlos Duarte é economista, consultor Ambiental e de Negócios, além de ex-editor e diretor do jornal Página Certa

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Cadu Ciarlini (Gabinete) e Lorena Ciarlini (Desenvolvimento Social) são nomes potenciais à Assembleia Legislativa, nas próximas eleições, além de outros nomes ligados à família Rosado.”
    E estes junte Larissa e algum outro Rosado cujo nome no momento me escapa.
    Sem cumprir promessa de campanha de reduzir o próprio salário, nomeando para secretarias pessoas que acreditam que Silveirinha deixou nos colégios o UNIFORME ESCOLAR para ser distribuído em 2017, colocando na UBS para atendimento aos usuários do SUS pessoas sem o preparo necessário para bem atender aos usuários do SUS, pessoas que sentem prazer em dizer aos velhinhos que os remédios de distribuição gratuita não tem, dificilmente Rosalba chegará a 2018 com índice de rejeição menor do que o alcançado quando governadora.
    Rosalba não escuta o povo. Baseia-se apenas em informações de chalaças.
    Tente ouvir o povo, Rosalba. Cumpra a promessa de campanha. Não nomeie toda pessoa indicada por vereador apenas por ter sido indicada pelo político. Antes procure saber se esta pessoa está preparada para o cargo que vai exercer. Não se pode colocar numa UBS pessoa que sente prazer em dizer NÃO TEM, NÃO TEM, NÃO TEM e que considera usuário do SUS indigente.
    Ouça o povo, Rosalba. Pode ser que ainda exista alguém que queira lhe fazer algum relato.
    EU JÁ CANSEI.
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NESTE TRIMESTRE?

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Sim, Carlos Duarte…muitos no governo Federal e outros governos, nomeados para cargos importantes, sem mérito profissional. Eis a questão. Parabéns.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.