quarta-feira - 03/02/2016 - 12:10h
Reforma administrativa

Prefeito aposta em amigos e compadres e desvaloriza políticos

Francisco José Júnior resolveu montar 'nova' equipe para tentar conduzir sua gestão 'viva' até o final

O prefeito Francisco José Júnior (PSD) anunciou e empossou no dia passado (veja AQUI) sua nova equipe, a partir de projeto que apresentou à Câmara Municipal, com redução de pastas no primeiro escalão. Na verdade, não é um secretariado, mas um grupo de amigos e compadres, com raras exceções, que vão aguentar o tranco de um Governo em desgaste corrosivo.

O principal critério adotado foi não ouvir nada e ninguém do elenco de partidos aliados partidários ou mesmo vereadores. A propósito, apenas cinco dos 16 parlamentares que apoiam a administração, compareceram ao evento.

É seu time, com gente que está com ele há muito tempo ou ganhou confiança há algum tempo. De políticos de carteirinha, apenas dois, Gutemberg Dias (PCdoB) e Renato Fernandes. O primeiro, ex-candidato a prefeito; o outro, ex-vereador.

É um grupo para tocar o Governo até o fim, que deverá ter poucas alterações. A menos que surja algum fato novo.

Enfim, o prefeito e seus amigos e compadres não podem muito. Não devem reinventar a roda. O esforço é para evitar que tudo fique ainda muito pior.

Prefeito (ao centro) está entre amigos e pessoas que podem lhe ajudar mais até o fim da gestão (Foto: PMM)

O prefeito que loteou o poder ainda em 2014, para assegurar apoios políticos e fomentar sua própria campanha no pleito suplementar e à de Robinson Faria (PSD) ao Governo, no mesmo ano, agora é outro. Vale o compadrio e a aposta na confiança.

Na Comunicação, por exemplo, ejetou o jornalista Jota Paiva que chegou ao Governo com o PT, para aboletar a também jornalista Luziária Machado, que esteve com o prefeito em sua passagem pela presidência da Câmara Municipal.

O goiano Luís Antônio Costa Reis muda novamente de cargo. Ufa! Agora é secretário do Gabinete do Prefeito. É amigo e homem de sua absoluta confiança, dentro e fora do Governo. Pau para toda obra; versão humana do consagrado slogan de uma esponja lã de aço há décadas no mercado: “Tem mil e uma utilidades”.

Unha e carne

O cargo exige habilidade política e amplo conhecimento do meio, duas qualidades que o ungido nitidamente não possui. Bem, mas isso não interessa ao prefeito.

Na Administração, que está com o quinto titular desde que Francisco José Júnior chegou à Prefeitura, permanece Marcos Fernandes, também vindo dos tempos dele na Câmara Municipal. “São unha e carne”, diz um velho brocardo.

Francidaule Amorim, o “Tidau”,  passou à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, após ser adjunto e titular interino da então pasta da Mobilidade. É amigão do prefeito. Outro de sua confiança.

Irenice de Fátima é servidora de carreira, que ganhou a confiança da primeira-dama Amélia Ciarlini, mantendo-se na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude. Amélia sabe de tudo um tudo, da pasta, mesmo “distante”.

Jerônimo Rosado de Sousa continua na Fazenda, com crescente respaldo do prefeito. Com relação a Gutemberg Dias, sua manutenção no Planejamento advém principalmente por acordo político firmado no final do ano passado com ele e seu partido.

Leodise Cruz foi mantida na Saúde, estando por lá desde o início da gestão, como uma opção que se encaixou no foco pretendido pelo prefeito. Ele confia em seus critérios técnicos de gestão.

Respeito

Tales Belém (Procuradoria Geral do Município) e Helton de Sousa Evangelista (Consultoria Geral do Município) são dois advogados de escritório que presta assessoria privada e no campo do direito eleitoral ao prefeito. São nomes que ele avaliza pessoalmente que possuem respeito no universo forense.

Adriano Gentil (Instituto Municipal de Previdência Social – PREVI) é irmão do dirigente local do Partido Verde (PV), João Gentil, que se transformou num dos homens mais próximos de Francisco José Júnior. Sai do governismo para se preparar para corrida eleitoral à Câmara Municipal. Deixa seu irmão na Previ.

Glaudionora Silveira (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer); coronel Alvibá Gomes (Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito) e Renato Fernandes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo) seguem critérios mais técnicos.

Seguraça e afinidade

Oriunda da Universidade do Estado do RN (UERN), ela perambulou por outras pastas antes de ser fixada na Educação. O prefeito acredita que ela é mais técnica do que a antecessora Iêda Chaves, que foi mantida no cargo desde o começo da administração, apesar do DNA vinculado ao esquema da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), aliada que virou adversária.

Com relação ao oficial militar Alvibá Gomes, Francisco José Júnior entende que seu vínculo com a Polícia Militar contribui sobremodo para ações conjuntas e fortalecimento da política de segurança da gestão. Sobre Renato Fernandes, ex-vereador que estava na Previ, o prefeito o coloca numa pasta com a qual tem maior afinidade e facilidade de trânsito noutras instâncias.

Fábio Lúcio Rodrigues, mantido na Controladoria Geral do Município, é outro nome dos quadros da Uern. Ganhou respeito do prefeito e é bem-avaliado tecnicamente.

Veja bastidores políticos em nosso Twitter clicando neste link: www.twitter.com/bcarlossantos

Categoria(s): Administração Pública / Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Olho a foto e fico me perguntando qual foi a piada. Do que é que eles estão rindo?
    Zé Buchudinho me olha e pergunta se eu nem desconfio.
    Zé Ruela se dana a rir e a me apontar aquele dedo indicador sempre a me acusar de alguma coisa.
    Entendi. Entendi.
    Nós viramos piada.
    Aceitar 6 meses de atraso salarial, aceitar não ter remédio há meses nas UBS, aceitar a não entrega do UNIFORME ESCOLAR, aceitar a MERENDA ESCOLAR no cardápio ser uma e a servida ser outra, aceitar que vacina HPV deixe de ser aplicada porque um ar condicionado está quebrado há mais de 4 meses, aceitar não poder se sentar na calçada por total falta de segurança, aceitar condenado em primeira instância por prática de improbidade afrontar membros do MP, aceitar a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES, aceitar, aceitar, aceitar. E aceitar tudo caladinho, sem dar um pio.
    Reconheço que eles estão rindo de uma grande piada. NÓS!
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM BREVE. AGUARDEM!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Zé Buchudinho me lembra que tem mais.
    Tem a reforma da Praça da Saudade por 500 mil reais. Tem a constução de uma quadra esportiva DENTRO DE UM COLÉGIO por mais de 612 mil reais. Tem a licitação de FILÉ DE TILÁPIA para a MERENDA ESCOLAR.
    Motivo para rir eles tem muito.
    Quando vou encerrar, Zé Ruela rindo tal qual os da foto lembra que muitos alunos alunos perderam aulas por semanas seguidas devido a greve dos motoristas que não recebiam seus salários. E rindo mais ainda lembra que em Mossoró não distribuíram os tênis do UNIFORME ESCOLAR com as crianças porque os pés dos pequeninos crescem. E disse que eu não encerre sem lembrar das ruas escuras e esburacas cheias de jumentos, cavalos, bodes, porcos, bodes e cães.
    Aceitar tudo isto calado é ou não é coisa de PALHAÇO?
    Zé Buchudinho disse que nos circos quase não se vê mais palhaço.
    O problema, Zé, é que os palhaços não conseguem mais competir com a gente.
    Pode existir no mundo palhaços mais engraçados do que nós?
    Até quando, Mossoró?
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM BREVE. AGUARDEM!

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Como em Mossoró ninguém se interessa por estes assuntos mandei e-mail à Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte:
    TEXTO DO E-MAIL
    Qual a possibilidade de se incluir no currículo escolar, mesmo que de forma apenas complementar e com apenas uma aula semanal, a matéria HISTÓRIA DO RN. Está matéria tornaria conhecido dos alunos os grandes vultos do RN. Basta ver que a quase totalidade dos nossos estudantes desconhecem Café Filho, Dix-sept Rosado, Monsenhor Walfredo Gurgel, Câmara Cascudo, Djalma Maranhão e tantos outros que fazem parte da da nossa história. Artistas como Giliard e Dorgival Dantas poucas crianças sabem que são norteriograndenses. No esporte temos o maior jogador da história do Basquete, OSCAR e no vôlei a Virna. Enfim, vultos é o que não faltam nesta terra tão rica de talentos. Quantos garotos sabem que Dequinha, tricampeão pelo Flamengo nasceu em Mossoró?
    Levar isto ao conhecimento das nossas crianças servirá para melhorar a autoestima dos alunos.
    MERENDA ESCOLAR.
    Somente nos últimos anos foi furtado da MERENDA ESCOLAR em todo o Brasil mais de 2 BILHÕES de reais, conforme declaração do Ministro da Educação. Isto só através de licitações fraudulentas.
    Mas não furtam a MERENDA ESCOLAR apenas nas licitações. Aproveitam-se da total falta de fiscalização e não cumprem o cardápio. Só para exemplificar: Colocam no cardápio PAÇOCA COM ARROZ, VERDURAS E FRUTAS e servem apenas farinha com arroz.
    A criação do FISCAL DA MERENDA ESCOLAR é a maneira de acabar com esta imoralidade.
    Não pensem que os conselhos disto e daquilo fiscalizam a MERENDA ESCOLAR. Estes conselheiros são eleitos em sua grande maioria com apoio dos prefeitos da cidades médias e pequenas. Na realidade são ESCOLHIDOS pelos prefeitos. E disto resulta uma não fiscalização da MERENDA ESCOLAR. E sem uma merenda escolar de qualidade os nossos alunos dificilmente conseguem bons resultados nas nossas escolas.
    Este fiscal pode ser escolhido entre funcionários da mais inteira confiança da Secretária de Educação e ficarão autorizados a entrar em qualquer colégio a fim de verificar o que efetivamente está sendo servido como MERENDA ESCOLAR. Pessoas sérias e de conduta ilibada devem escolhidas. Pessoas SEM MEDO.
    A estes funcionários será pago uma pequena gratificação e um prêmio por cada flagrante de fraude na MERENDA ESCOLAR. Fica difícil detalhar num e-mail como funcionará esta fiscalização da MERENDA ESCOLAR.
    Fico ao dispor para maiores esclarecimentos sobre estes dois assuntos caso despertem algum interesse.
    Inácio Augusto de Almeida
    84 991397139
    ///
    VAI APARECER GARUPEIRO PARA DIVULGAR EM PROGRAMA DE RÁDIO QUE É O AUTOR DESTAS IDEIAS?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.