• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 04/07/2016 - 12:24h
Ielmo Marinho

Prefeito potiguar acusado de corrupção pelo MP é preso

O desembargador João Rebouças, do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), decretou a prisão preventiva do prefeito do município de Ielmo Marinho, Francenilson Alexandre dos Santos (PP). Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual do RN (MPRN) da prática do crime de corrupção ativa.

Francenilson e Bruno: sequência de denúncias (Foto: Web)

Segundo foi denunciado, ela teria oferecido cargos públicos municipais e promessas de dinheiro a vereadores para que votassem pelo arquivamento do processo de cassação do seu mandato, o que efetivamente veio a ocorrer.

Francenilson foi preso no final da manhã de hoje, em operação do Ministério Público. Após exames no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), será levado para o quartel do Comando Geral da Policia Militar em Natal, onde ficará em razão do cargo que ocupa.

Antes dele, o prefeito eleito Bruno Patriota (PSD) já tinha sido cassado por corrupção. Foi filmado pagando apoio. Vice dele, Francenilson assumiu a Prefeitura. Sob ameaça de impeachment, atraiu três vereadores para o governismo, em troca de cargos e outras vantagens, denuncia o MPRN.

Prisão necessária

O desembargador aponta que os depoimentos e gravações de interceptações telefônicas trazidas ao processo “evidenciam que o representado age de forma continuada e sistêmica quanto ao oferecimento e pagamento de vantagens, o que demonstra, com mais veemência, que se mantido em liberdade não estará impedido de continuar na prática das condutas ilícitas em detrimento do erário público”.

O desembargador João Rebouças assinala que a medida preventiva de afastamento do cargo se revela inadequada, denotando a necessidade da prisão.

“Digo isso porque os fatos e as circunstâncias revelam que medidas cautelares diversas não será suficiente para impedir que novos crimes sejam praticados pelo Alcaide Municipal, sobretudo se levando em consideração que, ainda afastado do cargo, porém em liberdade, continuará praticando crimes graves de corrupção, na tentativa de reaver o cargo de Prefeito, bem como daria a este a possibilidade de destruir provas que se encontram em seus locais de trabalho e, por isso, ao seu fácil alcance”.

Com informações do TJRN.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Merecedora de todos os elogios a providência adotada pelo Desembargador João Rebouças.
    Não sei se da decisão do Desembargador cabe recurso. Se couber, este prefeito vai recorrer e continurá a rir de todos nós. Ou não é assim que acontece com os condenados no SAL GROSSO?
    Por falar em SAL GROSSO, Desembargador João Rebouças, Vossa Excelência tem alguma ideia de quando os recursos SAL GFROSSO serão julgados? Faço esta pergunta por presenciar CONDENADO POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE continuar exercendo cargo eletivo, votando leis e aprovando orçamento. E por estar certo de que os recursos SAL GROSSO ainda muito vão demorar a ser julgados já está em plena campanha buscando a reeleição e assim permanecer exercendo cargo eletivo, mesmo estando CONDENADO POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Em que outro país do mundo isto acontece?
    O que impede, Desembargador João Rebouças os recursos SAL GROSSO serem julgados?
    //////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. A QUALQUER INSTANTE!

  2. Rosa Moura diz:

    Informamos que o prefeito em exercício de Ielmo Marinho, Francenilson Alexandre dos Santos, que foi preso preventivamente na Procuradoria-Geral de Justiça no dia de hoje é filiado ao PP (Partido Progressista).
    Att, Rosa Moura – Assessora de Comunicação PT/RN
    Saiba mais: //migre.me/uhg8b

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    04/07/2016 11h38 – Atualizado em 04/07/2016 14h34 – G1-RN
    TCE vê indícios de sobrepreço em concessão da Arena das Dunas
    Órgão sugeriu suspensão de pagamentos da concessão por parte do Estado.
    Constatação foi feita através de auditoria.
    ////
    Como é bom ler o resultado de uma auditoria. Aqui em Mossoró auditoria é feita na Prefeitura e ninguém dela toma conhecimento porque o VEREADOR TOMAZ NETO esconde a cópia do relatoria da auditoria realizada. O prefeito, que também tem cópia da auditoria, faz o mesmo que o vereador que pertence a sua base de apoio.
    Tomaz Neto chegou a afirmar da tribuna da Câmara Municipal de Mossoró que FATOS ESCABROSOS tinham sido constados e que distribuiria cópias do relatório da auditoria com todos. Até hoje isto não fez. O Evânio Araújo quase que diariamente cobra a cópia prometida pelo vereador Tomaz Neto.
    Eu venho afirmando que o caso de dinheiro na Suíça que determinou o pedido de demissão do Henrique Alves do Ministério do Turismo é café pequeno perto do que está por se tornar do conhecimento de todos.
    A política do RN vai virar de ponta cabeça antes destas eleições. A de Mossoró, mais ainda. Ninguém se surpreenda se até os recursos SAL GROSSO forem finalmente julgados.
    E mais não posso dizer. Aguardem.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. A QUALQUER INSTANTE!

  4. João Claudio diz:

    A Rosinha tratou logo de informar que o Lalau de Ielmo Marinho não faz parte do PT, como se o PT fosse o partido mais ético e honesto do Brasil, e não tivesse nenhum ladrão. Apenas Santos KKKKKK

    Rosinha, o PT é o partido mais corrupto do MUNDO. Repito: do MUN-DO e, com o Francenilson Lalau ou sem o Francenilson Lalau, não faz diferença, até porque o partido já tem PTralha Lalau pra encher centenas de estádios de futebol. Isso já é FA-TO reconhecido em todo o planeta Terra, inclusive na Estação Espacial.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.