• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 25/09/2017 - 07:14h
Em Mossoró

Prefeitos conhecem e devem apoiar Liga contra o Câncer

Deputado Souza articula visita para que convênios facilitem atendimento e fortaleçam serviço regional

Por Cézar Alves (Do Mossoró Hoje)

O deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, convidou 16 prefeitos da região Oeste do Rio Grande do Norte para conhecer a estrutura e os serviços prestados nas Unidades I e II da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), de Mossoró-RN.

Ao final da visita, os gestores sinalizaram positivamente no sentido de  parcerias que agilizem exames e consequentemente o início do tratamento. “Este era o objetivo desta visita”, destaca o deputado Souza. Ele lembrou, que tem priorizado a Saúde em seu mandato, com emendas e articulações de apoio para a Liga, Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), pactuação da Saúde, leitos de UTI’s e integração de outras instituições estratégicas à saúde pública na região.

Souza e o prefeito Alan ouvem exposição sobre estrutura da Liga em Mossoró que serve à vasta região (Foto: Cézar Alves)

A LMECC, em suas duas unidades, faz atualmente uma média mensal de 700 aplicações de quimioterapia, cerca de 300 radioterapias e mais ou menos 150 cirurgia, atendendo a população de 64 municípios de três regionais de saúde do Oeste do Rio Grande do Norte, parte do Ceará e também da Paraíba.

A visita aconteceu nesta sexta-feira, 22. Os gestores e o deputado foram recebidos pelos diretores Wogel Sanges Oliveira, Flávio Luiz Santos, André Aleixo e Vanusa Brito. Eles conheceram o Hospital Santa Luzia (Unidade I) e no Hospital da Solidariedade (Unidade II).

“Muitos dos prefeitos da região, por desconhecimento, talvez, estão enviando seus munícipes para fazer o tratamento na Liga do Câncer, em Natal, quando este mesmo serviço é ofertada em Mossoró, que é mais perto, não tem fila e mais confortável para paciente”, diz o deputado.

Problema

Porém, os diretores da LMECC mostraram ao visitantes que existe um problema. Quando examinados nas unidades de I e II, em Mossoró, os pacientes são enviados de volta para pedir em suas cidades autorização para fazer os exames comprobatórios da doença.

Acelerador Linear: modernidade (Foto: Cézar Alves)

Segundo Flávio Luiz Santos, isto acontece porque as Prefeituras destas cidades referenciam estes tipos de exames para Natal e até para outras regiões, quando poderia serem feitos todos em Mossoró, levando mais conforto e principalmente agilidade para começar o tratamento.

Diante destes fatos e pensando no bem-estar da população, o deputado Souza convidou os prefeitos e/ou seus representantes de 16 municípios para conhecer a estrutura e os serviços prestados. A visita começou pela Unidade I, instalada no Hospital Santa Luzia, no Centro.

Equipamento moderno

Os prefeitos e secretários, após uma breve conversa com os diretores, visitaram a estrutura de ambulatório, internação e exames. Em seguida conheceram os equipamentos da Unidade II, instalados no Hospital da Solidariedade, no Abolição III, um dos mais modernos do País.

“Eu fiquei surpresa e feliz, porque não sabia que em Mossoró tem um dos equipamentos de radioterapia (acelerador linear) mais modernos do mundo. No Brasil só tem três aparelhos deste”, diz Girlene Ferreira, secretária de Saúde de Felipe Guerra.

“Já temos uma parceria de apoio aos pacientes de Apodi que fazem tratamento na oncologia em Mossoró, mas agora vejo que podemos ampliar, tornar o tratamento mais ágil, o que é muito importante, e mais humanizado”, assegura o prefeito Alan Silveira (PMDB), de Apodi.

A LMECC é uma entidade filantrópica, credenciada para prestar serviços custeados pelo SUS, que é referência neste atendimento nas três regionais de saúde do Oeste do Estado, que compreende mais de 60 municípios, ou seja, uma população de quase 1 milhão de habitantes.

“A intenção da Liga é se aproximar dos prefeitos para criar uma plataforma que permita que os pacientes sejam melhor assistidos, o tratamento mais ágil e eficaz e que, também, resulte numa otimização do custeio dos serviços de saúde para estes gestores”, finaliza o diretor geral da LMECC, professor Wogel Sanger, que assumiu o cargo há poucos dias e está confiante no crescimento do serviço.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Grande deputado Souza!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.