• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 31/07/2013 - 13:06h
Revolta

Retrato da “Rosa” provoca mal-estar em servidor do Estado


Rosalba: foto causa repulsa

Candidato à presidência da República em 1950, após ser banido da vida pública no final do regime ditatorial que impôs ao Brasil, o “Estado Novo”, Getúlio Vargas embalou sua vitória com um jingle (música promocional) que invadiu os tímpanos de partidários e adversários:

“Bote o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar (…)”, dizia o trecho mais fixador da marchinha carnavalesca.

Mais de 70 anos depois, no Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sofre efeito contrário do protocolo de uma foto oficial dependurada. Se houver alguma música, será de horror.

Maus-tratos

É satanizada pelos maus-tratos impostos sobretudo aos servidores que detêm menores salários.

Em algumas repartições do Estado, foto oficial da governante – em moldura – está emborcada sobre alguma mesa, socada em gavetas, almoxarifado ou mesmo no cesto de lixo. Largada.

A repulsa do servidor à “Rosa” chega a níveis virulentos e crescentes.

E pode piorar.

O corte de gratificações e outras vantagens indiretas, que dão algum fôlego aos salários, passou a ser caçado como “responsável” pela crise de gestão da era Rosalba Ciarlini.

Em campanha, Rosalba empinou o slogan “Para fazer acontecer”. Na administração, o “Reconstruir e avançar”.

Os barnabés esgoelam: “Salve-se quem puder!”

Geraldo Melo

Aos poucos, ela supera o desempenho de Geraldo Melo (1987-1990), aos olhos do funcionalismo.

Geraldo: aclamação e queda livre

Geraldo chegou ao governo “nos braços do povo”, após campanha mítica e de projeção pessoal maior do que a alcançada por Rosalba em 2010. Teve pelo menos dois anos ainda de aliança com o eleitor, servidor e a sociedade. Mas os anos complementares foram difíceis.

Por fim, Geraldo Melo (eleito pelo PMDB), não conseguiu fazer o sucessor, o então senador Lavoisier Maia (PDT).

Quem levou a melhor nas urnas foi o também senador José Agripino (PFL, hoje DEM).

Como ocorrera no romance “O retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wide, a governadora parece não ter fôlego para ficar “boazinha” e mudar o enredo de seu governo chinfrim. Lamentavelmente.

Com ela, ou antes dela, vai embora sua foto sorridente.

O estrago é irreversível.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. jb diz:

    Carlos Santos,aportei por aqui em agosto de 1990 e nunca vi [nem com Geraldo Melo] insatisfação tão grande quanto a da Governadora Rosalba Ciarlini. Há alguns meses ao chegar em uma farmácia em Caicó fui surpreendido ao chegar em uma farmácia com a seguinte afirmação do balconista, conversando com um cliente:

    —A culpa é dele!
    Eu respondi,Minha?
    —Sim, foi o povo de Mossoró que elegeu Rosalba!
    Meu amigo,respondi,se você for procurar culpado achará em todo RN. Posso carregar muitos pecados, mas este aí eu não devo não.

  2. jb diz:

    Carlos Santos,aportei por aqui em agosto de 1990 e nunca vi [nem com Geraldo Melo] insatisfação tão grande quanto a da Governadora Rosalba Ciarlini. Há alguns meses ao chegar em uma farmácia em Caicó fui surpreendido com a seguinte afirmação do balconista, conversando com um cliente:

    —A culpa é dele!
    Eu respondi,Minha?
    —Sim, foi o povo de Mossoró que elegeu Rosalba!
    Meu amigo,respondi,se você for procurar culpado achará em todo RN. Posso carregar muitos pecados, mas este aí eu não devo não.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Resta a certeza de que ela foi fruto de um marketing engano$o.

  4. Carlos Andre diz:

    Este mal habito de colocar a foto da “dona” ou “dono” do poder do momento em todas as instituições publicas do estado, é um exemplo do atraso cultural em nossa politica, isso tem que acabar, o que deve ser lembrado a população é que a instituição onde existe a foto, onde acho que deveria ser a bandeira do estado, é administrado pelo estado hora representado pela sua bandeira, o governante é somente o escolhido para a tarefa de administrar, em que o mesmo é transitório enquanto o estado é que deve ser perene.

    CHEGA DE AUTO-ADORAÇÃO!!!

    FOTO DE POLITICO SÓ SE FOR NA CASA DELE.

  5. Amauri Araújo de Moura diz:

    Concordo com o JB, desde que me “entendo de gente”, nunca vi coisa tão ruim como este Des-Governo da Dra. Rosalba, onde o único setor que funciona, é o da propaganda enganosa, que é paga aos seus órgãos de comunicação.

  6. Marcos Pinto. diz:

    Esse Governo péssimo, perseguidor e chimfrim superou até mesmo o catastrófico governo Dix-Sept ROSADUS. (01.03.1951/ 12.07.1951). Uma lástima, pois.

  7. Pedro diz:

    O quadro da Rosa ta declinando a passos lentos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.