• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 12/04/2017 - 01:56h
Operação Lava Jato

Robinson, Rosalba e Fábio Faria serão investigados por 3 crimes

Três políticos potiguares identificados no “Departamento de Popinas” da construtora Odebrecht como “Bonitinho”, “Bonitão” (ou “Garanhão) e “Carrossel” teriam recebido recursos provenientes de corrupção dessa empresa. Eles seriam, respectivamente, o atual governador governador Robinson Faria (PSD), seu filho e deputado federal Fábio Faria (PSD) e a ex-governadora e atual prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP).

Os três vão responder a inquérito por corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Bonitinho e Bonitão vão ter inquérito no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). Já a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, responderá perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Jornal Nacional mostrou Rosalba Ciarlini, ou "Carrossel, como uma das implicadas no esquema (Foto: reprodução)

Cinco delatores-executivos da Odebrecht deram depoimentos semelhantes, reiterando o mesmo enredo que compromete os três políticos. Foram eles: Alexandre José Lopes Barradas, Fernando Luiz Ayres da Cunha Reis, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Ariel Parente e João Antônio Pacífico Ferreira.

Tratativas para propina

Segundo o Ministério Público, “os colaboradores descrevem cenário fático em que se indica que a empresa Odebrecht Ambiental almejava desenvolver PPP’s associadas a saneamento básico no contexto do Rio Grande do Norte. A esse respeito são relatadas as tratativas que envolveriam contribuições eleitorais, nos idos do ano de 2010, destinadas ao Deputado Federal Fábio Faria (R$ 100.000,00), bem como ao Governador do Estado do Rio Grande do Norte Robinson Mesquita de Faria e à Prefeita Municipal de Mossoró/RN Rosalba Ciarlini Rosado (R$ 350.000,00), sendo todas decorrentes da mesma motivação, qual seja, eventual favorecimento em projetos relacionados a saneamento básico”.

No inquérito sob o número 4.452, “o beneficiário Fábio Faria” seria identificado como “Garanhão”, no sistema “Drousys” (sofisticado canal de intranet, internet interna, ao qual funcionários da empreiteira operavam o fluxo de propinas), enquanto Rosalba Ciarlini aparecia com o apelido de “Carrossel”.

Esclareceu-se, também, “que a Odebrecht Ambiental, por atuar como concessionária de serviço público, encontra-se impedida de fazer doação eleitoral oficial, razão pela qual tal proceder foi atribuído ao Setor de Operações Estruturada”.

Repercussão nacional

Noutro trecho, “reconhece-se que, após a anuência de João Pacífico (executivo mais graduado da empresa), foi providenciado pagamento em favor de Fábio Faria e Robinson Faria, identificados como “Bonitão” e “Bonitinho”, enfatizando-se que Robinson Faria era vice na chapa de Rosalba Ciarlini, sendo relatada a ocorrência de reunião entre os mencionados candidatos e representantes da Odebrecht Ambiental.”

Os políticos potiguares foram citados em importantes portais de notícias do país, redes de TV, rádio e outros meios de comunicação. O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, chegou a mostrar fotos e citar os políticos desse estado no esquema da Odebrecht.

Leia postagem anterior sobre esse assunto, clicando AQUI.

Leia AQUI pronunciamento da prefeita Rosalba sobre a citação do seu nome no caso.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. M. D. R. diz:

    Grande oportunidade do GOVERNADOR renunciar, além do LAVA JATO vem A DAMA DE ESPADA. O que resta para o POVO brasileiro é a traição dos POLÍTICOS, sobre as reformas da PROVIDÊNCIA e TRABALHISTAS. Vamos aguardamos os resultados severamente.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Depois do dia 3 de maio teremos uma visão mais clara de toda a corrupção brasileira.
      Ainda este mês teremos as delações premiadas de PALOCCI, CUNHA e EIKE.
      O que sobrará depois destas delações?
      O FIM ESTÁ PRÓXIMO.
      ////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DE 3 DE MAIO?
      AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CMM SERÃO APURADAS ANTES DE 3 DE MAIO?

  2. Gilvandro Alves da Silva diz:

    Nenhuma novidade, pois o propinoduto é institucional, desde as prefeituras até o executivo federal.
    Para o empresário receber o que lhe é devido pelas prefeituras, ele paga até o mensageiro que vai entregar o cheque do pagamento de determinado serviço.
    Nenhuma novidade também, que Garibaldi e Rosalba neguem tais propinas, pois é mais fácil eu dizer que recebi UM MILHÃO da Odebrecht, empresa da qual fui técnico em edificações em 1975, do que qualquer político confirmar que recebeu propina.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Mais idiotas e imbecis chapados são todos aqueles que votaram nessas “pérolas” do “serviço público” voluntarioso. Uma lástima, pois. De sorte que há décadas deixei de me enquadrar nesse perfil. Antes tarde do que nunca.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Quem fala assim votou na Dilma? Votou?
      Quem fala assim votou no Lula? Votou?
      Homi, vá se lembrar do tempo de criança e dar voltas num carrossel.
      CARROSSEL ENTROU NA MODA.
      ////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DE 3 DE MAIO?
      AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CMM SERÃO APURADAS ANTES DE 3 DE MAIO?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.