• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 10/04/2017 - 09:50h
100 dias de gestão

Rosalba entre o “choque de realidade” e o governo virtual

São 100 dias. Nem mais nem menos. A gestão Rosalba Ciarlini (PP) chega aos seus primeiros 100 dias com a imposição simbológica de fazer seu primeiro balanço.

Ah, que fique claro! Bem-explicado: do ponto de vista legal, nada a obriga a fazer esse inventário, mas é da cultura político-administrativa do país, que os gestores o façam.

Internamente, a prefeita – em sua quarta gestão municipal – juntou sua equipe à semana passada para esse levantamento. À mesa, o que foi feito, mas acima de tudo o que é possível fazer até o final deste primeiro ano.

Fora do Palácio da Resistência, sede do governismo, temos a cidade real, sem propaganda, com suas aspirações e deficiências; o que funciona e o que teima em inexistir. Saúde, Educação, Segurança, infraestrutura etc. agonizam – o que não é de hoje.

Exigir da agente pública um abracadabra, dando solução a tudo em 100 dias, é uma cobrança descabida. Da mesma forma que ela não deve continuar se sustentando na falácia do faz-de-conta, como se tudo fosse ser resolvido com um bordão de seus militantes: “É a Rosa!”

Os tempos são outros. Conjunturas local e nacional são preocupantes e sem perspectivas de melhora a curto e médio prazos.

Rosalba foi apresentada a um “choque de realidade” à medida que o tempo foi avançando nesses 100 dias. Mas não pode alegar desconhecimento de causa nem falta de experiência.

Por algum tempo, o antecessor Francisco José Júnior (PSD) será útil à “Rosa”. O seu sucessor no Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), também a ajuda com sua apatia. Mas o prazo de validade dessas duas imagens no “retrovisor” não irá até o fim do seu mandato.

Rosalba abriu mão de promover um choque de gestão e de ousar com nomes e medidas. Caiu na tentação de priorizar conchavos de campanha, engordar a folha do município com familiares e produzir “realizações” que rendem muitas fotos, vídeos e compartilhamentos nas redes sociais, mas que são ainda virtuais.

Para não ser a “Rosalba governadora”, Rosalba prefeita terá que alterar com urgência os rumos do seu governo. Ainda está em tempo. Tem carisma pessoal, tolerância da imprensa, não lida com oposição articulada e raivosa e possui boa capilaridade política.

Repito: os tempos são outros. A fórmula de sempre não dura para sempre.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Esse tal de cargo comissionado, a menina dos olhos dos governantes, é ridículo tão quanto é o tal do foro privilegiado.

    Coisas de países de terceira, ”doidin” pra engatar uma marcha ré rumo ao quarto mundo.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Os tempos são outros. Conjunturas local e nacional são preocupantes e sem perspectivas de melhora a curto e médio prazos”
    Certo que os tempos são outros.
    Mas muitos problemas existem e persistem devido ao modelo adotado na nomeação de comissionados.
    Não importa a INCOMPETÊNCIA de quem foi indicado. Importa quem indicou.
    E com isto perde muito o serviço público em Mossoró na parte de atendimento ao público.
    O que acontece nestas UBS é um verdadeiro absurdo. Funcionárias TOTALMENTE DESPREPARADAS para lidar com o público são colocadas em cargos que exigem uma qualificação mínima a fim de evitar transtornos aos usuários do SUS e desgaste para a Prefeita.
    Exames aguardam por marcação há muito tempo e não existe o menor interesse em fazer a marcação.
    Rosalba Ciarlini de tudo sabe.
    Na Educação acontece absurdos como o de um professor dizer que BEIJO DE LÍNGUA É BOM para crianças de 11 anos dentro de SALA DE AULA e ninguém tomar uma providência.
    Rosalba de tudo sabe.
    Sabe e não mexe uma palha para socorrer os MEUS IRMÃOS MOSSOROENSES.
    Que bela MOSSORÓ MELHOR Rosalba Ciarlini está nos dando…
    //////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. AGUARDEM!
    NESTE MOMENTO MARCELO ODEBRECHT FAZ DELAÇÃO PREMIADA AO MORO. NOVIDADES PARA O RN?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.