• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 13/02/2017 - 09:02h
Primeiro os meus

Rosalba segue luta contra desemprego (em sua família)

Num momento de reprovação pública e decisão na Justiça contra nepotismo, prefeita amplia deslize

Do Blog Tio Colorau, Blog Carlos Santos e Blog do Barreto

No último dia 09 de janeiro, a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), foi destaque na imprensa nacional, mais precisamente no jornal Folha de S. Paulo (aqui). Ela foi apareceu com imagem muita negativa, devido o nepotismo (favorecimento de parentes no poder).

Folha de São Paulo tomou Rosalba como um dos péssimos exemplos no início de novas gestões do país (Reprodução)

O jornal frisou que Rosalba nomeou 04 (quatro) parentes para cargos de secretários: Cadu Ciarlini (filho – Gabinete Civil); Lorena Ciarlini (filha – Desenvolvimento Social); Lahyre Rosado Neto (filho de uma prima, vereadora Sandra Rosado (PSB) – Desenvolvimento Econômico) e Katherine Rosado (esposa do deputado federal Beto Rosado-PP, seu sobrinho-afim – Agricultura).

A remuneração de um secretário é R$ 11.775,00.

A matéria da Folha, contudo, não brecou a prefeita. Além de não exonerar a parentela já nomeada, ela vem indicando novos parentes para os escalões inferiores.

No Jornal Oficial do Município (JOM) n.º 392-B, datado de 02 de fevereiro, foi publicada a nomeação de Eliene Medeiros de Freitas Ciarlini para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ela é tia-afim da prefeita, viúva de Ernani Ciarlini, tio paterno.

No Jornal Oficial do Município (JOM) n.º 393-A, datado de 06 de fevereiro, foram mais duas nomeações de parentes:

Ana de Freitas Ciarlini foi nomeada para a Secretaria Municipal de Saúde. Ela é cunhada da prefeita, esposa de Clóvis Ciarlini Filho, irmão.

Joel Jader Araújo da Escóssia Júnior foi nomeado para a Secretaria Municipal de Saúde. Ele é primo da prefeita, filho de Joel Jader da Escóssia, tio materno.

Jornal Oficial não para de publicar parentela para cargos comissionados em Prefeitura (Reprodução)

É parente demais.

Vale acrescentar abordagem feita pelo Blog do Barreto. Ele aponta: Ainda tem o caso de Yuri de Tasso que é marido da secretária municipal de de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Kátia Pinto.

Ele é secretário executivo de infraestrutura e projetos, subordinado à esposa. Isso é proibido pela Súmula número 13 do STF. Em 2009, Yuri chegou a ser exonerado por recomendação do Ministério Público exatamente pela mesma situação.

A prefeita vai de encontro ao que prega a nova consciência política nacional. Para completar, nesta semana o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da nomeação de Marcelo Hodge Crivella, filho do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (veja AQUI), para o Gabinete Civil.

Recomendação e ação civil pública

Em Macau, o prefeito Túlio Lemos (PSD) também é acossado pelo Ministério Público com recomendação e ação civil pública, para exonerar um irmão, um tio, a própria esposa, além da mulher do seu vice-prefeito (veja AQUI).

Em Mossoró, Rosalba Ciarlini não se limitou a nomear o filho para o Gabinete Civil. Nomeou mais três parentes para o primeiro escalão e tem ido bem mais além nos escalões inferiores, apesar de ter alardeado que reduzia até o número de cargos comissionados “em até 50%”. Apesar disso, seu governo não divulgou afinal de contas quantos cargos comissionados estão disponíveis na prefeitura.

Importante lembrar que a cidade do Rio de Janeiro, assim como Mossoró e Macau, são regidas pela mesma legislação no que pertine ao nepotismo.  Entretanto o caso é muito mais de prática e mentalidade políticas atrasadas, do que de insurgência contra a lei.

Prevalece “a essência sempre, imoral, do nepotismo” (veja AQUI) como um direito e não abuso. O público é convertido em privado, familiar, como se fora prerrogativa consagrada pela patuleia votante.

Mais nomeações

E por falar em cargos comissionados, o Jornal Oficial do Município (JOM) de n.º 394, datado de 10 de fevereiro (sábado), trouxe mais seis nomeações de cargos comissionados. Ei-los:

185 – Raimunda Dantas Sobrinha, educação e cultura;

186 – Kleberton Aires Morais, saúde;

187 – Júcia Sousa da Silva, saúde;

188 – Tatiane Monteiro Dias, saúde;

189 – Ivone Negreiros Paulino de Morais, educação e cultura; e

190 – Evandro Andrade do Nascimento, educação e cultura

Até hoje (segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017), foram nomeados 190 (Cento e noventa) pessoas para cargos comissionados do segundo e terceiro escalões.

Somados aos 18 secretários, o número de cargos comissionados chega a 208 (duzentos e oito).

Veja AQUI links com postagens de todas as nomeações anteriores.

Acompanhe notas exclusivas e mais ágeis do Blog Carlos Santos por nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Rosalba disse em campanha que ia fazer uma MOSSORÓ MELHOR.
    E está fazendo. Para os seus parentes, claro.
    Quem mandou os mossoroenses entenderem que Rosalba ia fazer uma MOSSORÓ MELHOR PARA OS MOSSOROENSES?
    Por que não perguntaram para quem seria a MOSSORÓ MELHOR?
    Isto já virou um escândalo nacional.
    Depois, quando o índice de rejeição ultrapassar o de quando era governadora, que Rosalba não fique dizendo que não sabe o porquê.
    Mossoró continua sem remédios, ano letivo ninguém sabe quando começa, falam em 6 de março, segurança dispensando comentários, ruas esburacadas, cobertas de mato e mal iluminadas; animais pastando nas grandes avenidas, basta ver a ALBERTO MARANHÃO; moradores de rua abandonados à própria sorte, flanelinhas aumentando e já chegando aos bairros mais distantes.
    De quebra entronizou na presidência da Câmara Municipal de Mossoró uma condenada em primeira instância por prática de improbidade a mais de 5 anos de cadeia apenas para mostrar que manda em Mossoró.
    MATERIAL ESCOLAR ninguém sequer fala. UNIFORME ESCOLAR? KKKKKKKKKKKKKK
    Dinheiro para MERENDA ESCOLAR o Governo Federal está mandando com acréscimo de 12%. Não é possível que falte MERENDA ESCOLAR quando um dia o ano letivo começar.
    QUE DEUS PROTEJA MOSSORÓ.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NESTE TRIMESTRE. AGUARDEM!
    QUANDO O TJRN JULGARÁ O PROCESSO CUNHA/HENRIQUE ALVES.
    AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ ESTÃO SENDO APURADAS POR UM PROMOTOR DESDE O DIA 06/12/2016. AGUARDEM NOVIDADES.

    Que bela MOSSORÓ MELHOR Rosalba está nos dando.

  2. Francisco das Chagas Veras Leite diz:

    O negócio é mamar no dinheiro público. Depois vem as belas aposentadorias e, mais adiante, vão rir da cara do povo nos alpendres da vida. Esse filme começou no cinema mudo… Só Deus é eterno.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Isso tudo configura-se, repito, como um ruidoso tapa na cara do povo mossoroense e de envergonhar e manchar o nome de Mossoró em todo o país, já que esse jornal integra a famosa grande imprensa.

  4. Josué diz:

    Onde encontro o link com a relação do 171 ao 184?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.