• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 11/05/2015 - 21:22h
Sim, é possível!

Rosalbismo não descarta composição futura com prefeito

Uma série de fatores determinará composição e projeto político do grupo da ex-governadora em 2016

A prioridade do grupo da ex-governadora Rosalba Ciarlini é ter candidato próprio às eleições a prefeito de Mossoró em 2016. Ela, por exemplo. Seu sobrinho-afim e deputado federal Beto Rosado (PP) começou a circular, “agradecendo” a votação local nas eleições do ano passado. É uma opção.

Algumas variáveis e conjuntura da época da campanha/pleito pesarão no rumo a ser tomado. A “Rosa” movimenta-se e esgueira-se nos bastidores, auscultando as bases e deixando o marido e ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (sem partido) tratar da engenharia política. É o forte dele. Dela, não.

No dia 30 de Setembro de 2014, Rosalba e o prefeito estiveram no mesmo palanque festivo (Foto: Demis Roussos)

É bom que os fieis seguidores e leitores mais xiitas da ex-governadora puxem o freio-de-mão em certos destemperos com esse ou aquele “adversário”. Amanhã, talvez estejam ao seu lado.

Qualquer dúvida, é só lembrar que Rosalba já foi correligionária de Wilma de Faria (PSB), depois adversária; aliada de Henrique Alves (PMDB), depois adversária; aliada de José Agripino, depois adversária.

Uma composição com o grupo da prima e contendora Sandra Rosado (PSB), ex-deputada federal, não está descartada. Contudo não é muito provável que vingue.

“Minha prima” e “A poderosa”, codinomes que Carlos dá à ex-deputada, em tom irônico, sabe que esse apoio seria combustível indispensável para ela voltar a sonhar com a Prefeitura, através da sua filha e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Sem esse tipo de diferencial, uma nova candidatura (a quinta consecutiva) de Larissa estará mais vulnerável do que nunca.

O casal Rosalba-Carlos Augusto tem consciência que mesmo debilitado e apenas com o mandato do vereador Lahyrinho Rosado (PSB), Sandra dificilmente teria seu grupo aceito pela maioria dos rosalbistas. Além disso, longe da prefeitura há quase 20 anos, e de natureza centralizadora como o primo Carlos, não partilharia o poder em nome de interesses bilaterais.

Francisco José Júnior

Em relação ao prefeito Francisco José Júnior (PSD), não há um veto irremediável ou irrestrito imposto pelo casal. Nem simpatia, digamos.

Tudo é uma questão de pragmatismo.

Uma composição futura está entre as hipóteses que o rosalbismo matuta. Do outro lado, o sentimento do prefeito é o mesmo.

Tudo vai depender de alguns detalhes, contexto eleitoral, aspectos legais e estágio do próprio governo municipal lá adiante. Se estiver revigorado, então os sorrisos podem ser restabelecidos.

Discurso e humor mudam ao sabor do vento e sob o movimento das nuvens. Os principais atores da política paroquial mossoroenses precisam sobreviver. Partindo dessa premissa, tudo é possível.

A propósito, quem ficar mais atento perceberá que de lado a lado não existe declaração textual de satanização ou mesmo censura velada ao outro. O prefeito não enfrenta nenhuma oposição feroz, apenas lampejos mais alterados desse ou daquele militante. Os líderes são mais contidos.

Todos os envolvidos nesse enredo exercitam à plenitude aquela máxima do poder: “A política é dinâmica”. Só a turma do andar de baixo e do porão tem dificuldade de entender essa capacidade de adaptação.

Algumas surpresas podem estar reservadas para o futuro próximo.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. ROSANA diz:

    Eu acho que se Rosalba não for candidata, não precisa fazer alianças desnecessárias, por que Rosalba apoiaria este prefeito, segundo pesquisa tão rejeitado ? Eu quero o melhor para os mossoroenses, vejo em Rosalba uma pessoa de bem, que fez a melhor administração que a cidade já teve.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Este texto me lembra o Garrincha perguntando ao treinador JOÃO sALDANHA, depois da preleção em que tinha sido dito que era só driblar, correr para a linha de fundo e cruzar a bola que o companheiro faria o gol. Naquele seu jeito de criança Garrincha sapecou: JÁ COMBINARAM ISTO COM OS GRINGOS?
    Eu pergunto: JÁ COMBINARAM ISTO COM OS ROSADO?
    Eu entendo que o prefeito, no momento, está com a reeleição garantida. Tem a prefeitura e conta com o apoio do Governador. De quebra há o interesse dos Alves em riscar do mapa político os Rosado.
    Tudo conspira a favor do prefeito.
    Acontece que os Rosado são orgulhosos, mas não são tão teimosos ao ponto de continuarem numa birra que levará a todos eles a um ostracismo político do qual não mais retornarão.
    As movimentações internas já acontecem e se tornarão mais consistentes quando saírem as novas pesquisas com o prefeito apresentando números mais favoráveis.
    O que mais eu admirava no David Nasser era a capacidade que tinha o genial jornalista de argumentar e transformar um pingo de água num dilúvio.
    Falar em água, muita ainda vai correr por debaixo da ponte.
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
    GENIVAN VALE E TOMAZ NETO RESPONDERÃO ÀS ACUSAÇÕES DE QUE SE OFERECERAM AO PREFEITO?
    O COMETA DE HALLEY PASSARÁ EM 28 DE JULHO DE 2061. O TEMPO URGE.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Como na sistemática política não existe a palavra impossível, em se concretizando o apoio velado do Rosalbismo ao projeto do Prefeito e contando com o beneplácito do mesmo, com certeza o Alcaide repetirá a mesma saga do famoso TOINHO DO CAPIM, que capitulou diante a engenharia política urdida pelos maquiavélicos ROSADUS, nos subterrâneos da ganância pelo poder, passando a compor as fileiras da oligarquia político-familiar numerada de Mossoró. Politicamente, Os ROSADUS sepultaram, ainda em vida, o popularíssimo Antonio Rodrigues (Toinho do Capim) jogando-o na vala comum de um abissal ostracismo político em que são relegados os que se deixam dominar pelo asqueroso jogo das oligarquias político-familiares. Na hora em que o Prefeito aceitar compor com o Rosalbismo ou outra ala ROSADUS, estará cavando a sua própria sepultura política. De sorte que 2016 está ali, bem pertinho.

  4. Chagas Nascimento diz:

    Pelo poder, tudo pode na política!!!

  5. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Se esse prefeito continuar com essa “onda” administrativa de “cuidar de um bairro”, e abandonar os outros a própria sorte, nem o Papa Francisco impede dele levar uma surra política que vai ficar na história da cidade.

    Os 80% de rejeição que o diga!

    Quem viver verá!

  6. raimundo nonato sobrinho diz:

    Nao Vejo os rosados apoiando o atual prefeito. Se isso vier acontecer será de um descaramento sem limites. Nao acredito nessa historia que em política tudo pode, e depois das trairagem nem muito oleo de peroba. Nao acredito.

  7. Robson Sousa diz:

    O RN ainda irá demorar muitos anos para recuperar-se do desastre administrativo que foi Rosalba Ciarlini.Um governo natimorto e inconsequente com os problemas cruciais da sociedade Potiguar.Quanto a Mossoró,acho que nossa cidade pode bem mais,e retroagir no tempo,buscar outra vez modelos ultrapassados,seria equivalente a nos condenarmos ao mais do mesmo;ao andar em círculos e adiar nossas grandes vocações econômicas,políticas e sociais.

  8. Lindeberg Ventura Sousa diz:

    Prefiro qualquer prefeito. Desde que não seja Rosado, Maia, Alves ou Farias. Chega de domínio destas famílias (que são uma só). Chega de coronelismo em pleno século 21. Chega de colocar pessoas das quais querem dominar as mentes de um povo por meio de rádio, jornais e TV. Muito esta sendo feito em Mossoró pela gestão vigente, o problema é que o prefeito não está sabendo lidar com as suas propagandas. Além de enfrentar uma enxurrada de críticas dos donos de jornais, rádios e tv das famílias citadas acima. Resta o mesmo (o prefeito) aprender a arte da propaganda. Nos moldes dos seus rivais…

  9. jb diz:

    Postagem repercutida no programa dos radialistas Ismael Mendes e Normando Mendonça na Rádio Obelisco FM de Pau de Ferros.

  10. naide maria rosado de souza diz:

    Sim, vale o silêncio. Vale mesmo, afinal a Política não é uma ciência dinâmica?
    Agora, aqui para nós , Carlos Santos, apesar de não ter contatos frequentes com meus primos passando, três, quatro anos sem vê-los, ou mesmo falar com eles posso, de longe, afirmar que não conheço maior estrategista político, engenheiro mesmo, do que Carlos Augusto.
    Quanto ao chamar às primas de “poderosas”, nem vejo ironia. Acho Sandra poderosa.

    • ROBERTÃO diz:

      Amiga Naide,ao fazer afagos a Sandra Rosado o Dr.Carlos Augusto Rosado como todos os Rosados da política,nunca foram adversários,dividiram os Mossoroenses por muito tempo e os bobos que foram nessa onda acabaram arranjando inimizades gratuitas,enquanto os Chefes da aldeia estão muito bem obrigado.

  11. françois silvestre diz:

    Mossoró teve alguns grande prefeitos. Agora, lembro de Rodolfo Fernandes, Raimundo Soares e Dix-Huit Rosado. Depois deles a mediocridade. Rosalba foi o início do desastre. Só a elenca como boa administradora quem mamou nas tetas do poder municipal. E quer voltar à mamação. Vade vade…

  12. João Maria diz:

    Amigo, Rosalba se aliara com Fafa Rosado.

  13. ROBERTÃO diz:

    Com Rosado não existe gestão,nem programa de governo a ser defendido,e sim o poder a qualquer custo,assim como os Maia e os Alves,todas essas oligarquias afundaram o RN e Mossoró em um poço profundo,agora posam de
    como solução de problemas que eles mesmo criaram,espero que o prefeito faça um acordo com o povo,temos que acabar com essa falácia que fulano ou beltrano é o maior eleitor de Mossoró,o maior eleitor de Mossoró é o seu próprio povo,ele é quem põe,ele é quem tira,ele é o verdadeiro dono da PMM,o acordo tem que ser com ele e somente ele.Prefeito Silveira vá para a periferia e não descole da massa sofrida que lá habita e com certeza você
    colherá bons frutos.é só!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.