• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 13/02/2017 - 10:17h
Boa iniciativa

Serra do Mel terá ‘quintais produtivos’ com ‘águas cinzas’

A reutilização das denominadas *Águas Cinzas, como alternativa para a produção de alimentos e redução da contaminação ambiental, é mais um projeto embrionário que será encetado nos próximos dias na Administração Pública Municipal de Serra do Mel, através do prefeito Josivan Bibiano (PR).

Montagem de quintais produtivos com águas cinzas (Foto ilustrativa)

O projeto objetiva construir “Quintais Produtivos”, através de um sistema denominado de Bioágua Familiar, em quintais das residências das famílias agricultoras.

Contará com parcerias importantes, como o Sebrae, Emater, Atos Assessoria e as empresas Voltalia e Encalso, além da Chesf.

Vilas

A princípio, detalha o prefeito Bibiano, o projeto chegará a 12 vilas do município de Serra do Mel, onde se pretende formar 400 agricultores sobre a implantação, manejo e manutenção do sistema bioágua familiar e 120 alunos de escolas rurais ligadas a estas comunidades sobre o tema da educação ambiental.

A ideia é de inicialmente implantar 65 quintais produtivos, e a partir do trabalho técnico de assessoria às famílias, disseminar o conhecimento com todos os envolvidos.

Com informações da Prefeitura de Serra do Mel.

Nota do Blog – Excelente ideia, que possa ser fortemente disseminada, pois não tenho dúvidas que tem como se transformar num benefício de efeito multiplicador fantástico.

O que são “Águas Cinzas”: É qualquer água residual, ou seja, não-industrial, a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho. A água cinza corresponde a 50 a 80% de esgoto residencial. Composto de água residual gerados a partir de todas as casas saneadas, exceto dos vasos sanitários (que são águas negras).

Acompanhe notas exclusivas e mais ágeis do Blog Carlos Santos por nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Canindé Silva diz:

    Ótimo projeto.
    No meu tempo de criança, na minha casa tinha uma tábua “banda de uma porta” fixada com toras de madeira, minha mamãe chamava de o batedor de roupas “área de serviço”. as águas das atividades das lavagens de roupas, dos pratos “louça” e de banho caiam no solo do quintal e que tinha uma vala que escoavam em algumas árvores como manga, cajarana, banana (cifre de boio) e ainda o grande pé de maracujá já quase cobrindo as telhas da nossa casa. Hoje em dia pouquíssima casas em seus quintais tem árvores frutíferas, preferindo comprar com preços alto e com produtos que estar causando câncer na população. Saudade daqueles tempo… A vida hoje é outra.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.