• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 14-11-17
terça-feira - 23/09/2014 - 10:48h
Opinião

Sobre a mudança que Robinson e Henrique não deveriam falar


Os dois principais candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte – Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB) – vendem uma imagem difusa do que são. Não bate com o que parece e é.

Falam do “novo”, pregam “mudança”, tentam inspirar confiança pelo que são e agarram-se ao passado como garantia de futuro.

Rosalba e Micarla: "Natal Melhor" e "Para fazer acontecer"

Nenhum, sejamos sinceros, deveria falar em mudança, esse vocábulo surrado e que de forma recorrente aparece nas campanhas eleitorais nativas.

Inconscientemente, a massa-gente quer o “diferente”. Diferente para melhor, não para tornar tudo ainda pior.

A nenhum deles cabe falar em mudança, mas a ambos devemos cobrar um papel diferente na política e na gestão pública.

A competência, em vez do compadrio; o apoio ao servidor, em vez do afago no serviçal; a inteligência, no lugar da esperteza; a união de forças, em contraposição ao conluio.

Micarla de Sousa foi vendida como novo. Sua aliança tinha uma denominação que hoje soa como insulto à realidade que veio depois: “Natal Melhor.”

Rosalba Ciarlini (DEM), também. “Para fazer acontecer”, dizia seu slogan de campanha. Realmente. Não tem ficado pedra sobre pedra no Rio Grande do Norte.

A retórica e o avanço de um marketing ilusionista capturaram, nos dois casos, a “sociedade civil” que encarna o conceito de ‘aparelhos privados de hegemonia”, sustentado pelo pensador italiano Antônio Gramsci.

As duas chegaram ao topo numa onda mudancista, em suas respectivas campanhas, movidas pela construção de imagem feita por um marketing competente.

Bem… o resto da história você conhece. Seus efeitos Natal e o RN ainda vão sentir por muito tempo.

Sinceramente, não me iludo com nomes e fórmulas na política do meu lugar. Aqui, sempre mudam para que continuemos do mesmo jeito.

Ficarei satisfeito de não precisar votar apenas no “menos ruim”, quando minha aspiração é votar no mais capaz.

Quero alguém preferencialmente imperfeito!

Gente na acepção da palavra… com deslizes, humano, mas em condições de alterar nosso destino de terra prometida – que nunca se consagra para todos os potiguares.

Enfim, chega de mudanças!

Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Everton diz:

    “Ficarei satisfeito de não precisar votar apenas no menos ruim”. Você não ficará satisfeito. No Brasil, infelizmente, sempre votamos no menos ruim.

  2. Williams Rebouças diz:

    Duas pragas na política do nosso rio grande sem sorte.E o povo vai continuar elegendo mais pragas.Infelizmente.O povo tem a cara desses governos.Até quando meu Deus?

  3. Francy Granjeiro diz:

    PARA DESESPERO DOS BACURAUS PESSEBIBISTA DEMO_TUCANALHAS,OU SEJA, DOS ROSADOS MAIAS E ALVES
    E a nossa vez, rumo a vitória de Dilma, Fatima Bezerra e Robinson.
    ROBINSON 30,20%…..HENRIQUE 27,92% R ROBÉRIO 1,27%
    Só engana quem tem só dois neurônios, o tico e o teco, candidatos começou, prometer e voltar atrás não tem confiabilidade, depois de eleito vai ferrar o povo.O único candidato que se comprometem com boas propostas e Dilma Fatima e Robinson,o resto e bla bla bla…….
    NEM QUE A VACA TUSSA, não vamos permitir nao queremos eles tirar os nossos direitos DE VOTAR COM O CORDÃO DE VOTAR COM CASADINHA..
    MOSSOROENSE VAMOS SE LIVRA DESSA QUADRILHA DO CHAPÃO DO ACORDÃO
    ESSA QUADRILHA SÓ ESTA PARA METER A MÃO EM GRANA PUBLICA. ISSO É PUBLICO E NOTÓRIO. FAÇA UMA PESQUISA E VERÁS QUE 90% DO POVO ACHA ISSO VERDADEIRO. E TODOS TEM CONHENCIMENTO DE MUITOS CASOS PIOR QUE PMDB/DEM/ NOSSO ESTADO NAO TEM SÓ MESMO O PSDB QUE O PARTIDO COM MAIOR NUMERO DE FICHAS SUJAS DO BRASIL, O PMDB É O SEGUNDO COLOCADO. O POVO BRASILEIRO NAO QUER MAIS GENTE DESSES PARTIDOS (pmdb E psdb nem dem) FAZENDO PARTE DE QUALQUER GOVERNO. ONDE ELES PASSAM, ELES SÓ DEIXAM DIVIDAS.
    Por isto voto Dilma Robinson Faria na frente e Mossoró
    NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR QUE A DESTRAMBELHADA FOI CASSADA, O POVO MOSSOROENSE SOUBE DAR SEU GRITO DE NÃO A ESSA OLIGARQUIA.
    FOI ASSIM QUE O POVO VOTOU A FAVOR DE FJJ.
    Fatima e Robinsom com Dilma é a nossa melhor opção, com propostas concretas e a mudança de verdade! MAIAS,ROSADOS E ALVES é ficar na mesmice de tempos atras,Eles sao diferentes da Dilma!
    BORAAAAAAAAAAA MOSSORÓOOOOOOOOOOOOO É 05 DE OUTUBRO OU NUNCA DAR UMA VASCULHADA NESSA SEBOSA POLÍTICA DO RN.
    Entao vamos combinar assim pessoal, em outubro vamos dar um chega prá lá no PMDB, é só votar em candidatos do PT e do PC do B, estes sao os dois partidos que tem compromissos com o Braisl. Fora com o PMDB, fora PSDB, fora DEM, fora PSB..

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      Boa tarde pra vc também, Francy Granjeiro!!!

      Robinson 30,20%, e Henrique 27,92!!! ESSA PESQUISA é do IBOPE??? Em TODO o ESTADO??? OU é SÓ em Mossoró???

      Ou é do INSTITUTO que errou TODAS em 2012??? Que dizia que LARISSA ganhava com QUINZE ou VINTE MIL VOTOS, e esta PERDEU POR 5.000 ??

      Como HENRIQUISTA, estou “preocupado”…, COMO DEZ por CENTO DE VANTAGEM que HENRIQUE tinha em MOSSORÓ, há um mês, VOLATIZOU-SE, TOMOU “DORIL”, ESCAFEDEU-SE. PORÉM, nada que um bom chá de CIDREIRA não resolva!

      INFORMAÇÕES que vem da CAPITAL, dizem que à VANTAGEM de HENRIQUE CRESCE por LÁ! ROBINSON JÁ PERDE no LITORAL SUL, SEU PRINCIPAL REDUTO.

      Aqui, HENRIQUE, já está perdendo. PORQUE SÓ AQUI?? Será o “CHARME do PREFEITO”??? OU o DE FÁBIO FARIA?
      OU À MÁQ… Bem deixe pra lá! CONFIO EM DR. HERVAL, ÊLE NÃO VAI DEIXAR À MÁQUINA FUNCIONAR!!!

      AGUARDEMOS O IBOPE… para fazer uma análise mais apurada… e principalmente entender como 15.000 ou 20.000 eleitores mudam de uma candidatura para outra, tão rapidamente!!!

      Quanto a SENHORA (OU SENHORITA), DONA FRANCY, muito obrigado pela PARTE QUE ME TOCA, dos seus suaves ELOGIOS, aos ADVERSÁRIOS/CORRELIGIONÁRIOS!

      Abração!

      • AVELINO diz:

        “como 15.000 ou 20.000 eleitores mudam de uma candidatura para outra, tão rapidamente”??? Elementar, meu caro Augusto da Paz: ou o seu lado, o lado de dona Wilma Maia e Henrique, não pagou o combinado aos 18 vereadores arrematados aqui em Mossoró ou o outro lado, o lado de Robinson, “pagou mais por eles, e à vista”, né, não??? Pois tão saindo desse apoio tão ligeiro quão rapidamente entraram… Entendeu, agora, inocente???

  4. AVELINO diz:

    Carlos Santos, amigo, você se superou nesse seu Raio X da nossa famigerada preterida mudança… Não teríamos mais verdades a agregar ao que você revela, e que a maioria dos brasileiros também lhe seguem, que desejaria muito “votar num candidato pela competência, em vez do compadrio; que desse apoio ao servidor, em vez do afago no serviçal; que tivesse a inteligência, no lugar da esperteza e a união de forças, em contraposição ao conluio” …de um acordão, né, mesmo???

  5. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Essa MICARLA, mesmo chegada a umas “traquinagens”… É simplesmente, LINDA!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.