• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 27/09/2016 - 11:01h
Mossoró

Três fatores devem mexer com disputa à Câmara Municipal

Três fatores devem produzir efeitos determinantes à formação da próxima Câmara Municipal de Mossoró. São duas situações surgidas dentro da própria campanha e uma que talvez ocorra no dia do pleito.

Primeiro – A manutenção da candidatura a vereador do ex-deputado federal Betinho Rosado (PP), no chapão do PP, PMDB,  PDT e PSB (veja AQUI). Impedido de registro em duas instâncias, ele tenta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a sua regularização. Caminha para não ter êxito e seus votos não serem computados à coligação, limitando a eleição de outro ou outros candidatos.

Segundo – O desmanche da candidatura à reeleição do prefeito Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”. Ele deixou ao deus-dará 184 candidatos a vereador, distribuídos em quatro coligações e três nominatas partidárias independentes.

Com esse bota-fora, muitos candidatos desistiram da candidatura, mesmo que não tenham formalizado isso perante a Justiça Eleitoral. Outros eventuais favoritos precisam se esforçar mais ainda para terem votos diretos e segurarem outros candidatos de menor porte na chapa proporcional.

Terceiro – A abstenção de eleitores poderá ser recorde no dia 2, devido ao feriadão que começará na sexta-feira (30) que antecede ao pleito do dia 2 de outubro (domingo). Tratamos desse tema numa postagem especial, sob o título “Feriadão poderá causar debandada expressiva de eleitores” (veja AQUI).

Isso tende a reduzir o quociente eleitoral. Em 2012, última eleição com disputa à Câmara Municipal, o quociente ficou em 6.545 votos e este ano tende a recuar. Um decréscimo de até mil votos não seria de estranharmos ou até mais.

Se houver um acirramento na corrida eleitoral majoritária, o que está se formando nessa reta final, essa redução poderá ser atenuada.

As maiores abstenções eleitorais em Mossoró em termos percentuais aconteceram em 1982 e 2014 (pleito suplementar). Em 1982 a abstenção foi de 15.435 (23,02%) eleitores. Já em 2014, tivemos 30.429 (18,45%) eleitores que tomaram distância das urnas, mas não aconteceu disputa ao Legislativo.

Em 2012, última eleição municipal regular, a abstenção ficou dentro da média com 12,80% do eleitorado, ou seja 21.122 votantes.

Veja AQUI o resultado das últimas 11 eleições municipais de Mossoró, num espaço de tempo que começa em 1968.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2016 / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E para completar o candidato que não conseguir atingir 10% do quociente eleitoral não se elege.
    Acabou-se a história do candidato ter uma montanha de votos e puxar candidato com apenas 275 votos, como fazia o Enéas, que inclusive VENDIA a legenda para nulidades políticas. Teve caso de deputado federal sr eleito com 275 votos. Leiam:
    “Três vezes candidato a presidente da República, Enéas Carneiro (Prona-SP) teve a maior votação para deputado federal no país: 1,5 milhão de votos.
    Como as vagas são definidas pelo coeficiente e ajudam todo o partido, ele vai garantir a eleição de mais cinco candidatos do Prona, inclusive Vanderlei Assis, que deverá ocupar uma vaga na Câmara mesmo conquistando apenas 275 votos.”
    Aqui em Mossoró, em 2016, candidato a vereador que não ultrapassar os 600 votos está fora do páreo.
    E ainda me aparece gente para dizer que conversar comigo é perder tempo…
    Tempo perde quem está sonhando se eleger com apenas 500 votos certo de que Sandra Rosado vai tirar 30 mil votos. Sandra pode até tirar 60 mil votos, mas não conseguirá puxar quem tiver menos de 600 votos.
    Isto vai facilitar a eleição de quem está na faixa dos 1500 votos por força da cédula. Que cédula?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    //////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
    NÃO É POSSÍVEL QUE EM 2020 EU ESTEJA ESCREVENDO AQUI OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.
    O NÃO JULGAMENTO DESTE RECURSOS VAI ENTRAR PARA O FOLCLORE DA POLÍTICA BRASILEIRA.

  2. José Claudio de Farias Montenegro diz:

    A imprensa falar que abstenção vai ser elevada, em virtude dos feriados da sexta 30/09 e da segunda 03/10, só estão esquecendo que o pagamento do Estado está sendo pagar escalonado……

  3. Marcos Pinto. diz:

    A esses pobres coitados, iludidos pelo Betinho ROSADUS e sua incompetente e hipócrita e demagoga Rosalba ROSADUS, só resta mesmo atentar para a sábia frase: “É TEMPO DE MURICI ! CADA QUAL CUIDE DE SI “.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.