• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 22/05/2012 - 07:23h
Por Gaudêncio Torquato

Um diagnóstico do Governo Rosalba Ciarlini

Por Emery Costa (jornal O Mossoroense)

Numa entrevista do jornal Tribuna do Norte de domingo passado, o jornalista e cientista político Gaudêncio Torquato deu o seu diagnóstico do governo Rosalba Ciarlini. E disse nas entrelinhas que aquilo de que o governo se ressente não é falta de secretários competentes nem inexistência de recursos financeiros.

Todo o xis da questão, segundo Gaudêncio, reside numa coisa chamada modelo de gestão. E historia que todo governante dedica o primeiro ano a tapar os buracos, o segundo a começar a crescer, no terceiro dar continuidade a isso e no quarto alcançar o ápice de sua administração.

Rosalba já passou mais de um ano no posto e não parece que tenha agido assim. Torquato ainda vê com esperança que ela possa se recuperar. Mas, segundo o seu diagnóstico, a nossa conterrânea enfrenta nesse árduo cargo uma coisa chamada modelo de gestão.

O mando efetivo do governo, ainda segundo Gaudêncio, estaria muito centralizado.

Falou quem entende do riscado.

Nota do Blog – Meu querido Emery, o que nosso conterrâneo Gaudêncio Torquato (natural de Luís Gomes) aponta é algo muito visível. Mas suas palavras tem um peso diferenciado, em face do seu conceito nacional e conhecimento de causa.

Professor, consultor político, com trânsito livre pelas entranhas do poder, de Brasília a São Paulo, Gaudêncio é uma voz que nos ajuda sobremodo, que faz eco de fora para dentro.

Há tempos que tenho repetido, como modesto repórter provinciano, que o problema do Governo Rosalba “é de método e mentalidade”. Exatamente o que fala o grande Gaudêncio.

Há tempos tenho repetido: “O Rio Grande do Norte não é Mossoró e o Estado não é a Prefeitura de Mossoró”.

Há tempos que aponto o centralismo como um câncer, um atraso em termos de gestão pública ou privada.

Como também assinalo, há tempos, que “há tempo e meios” à mudança.

Porém, é óbvio, que o tempo está passando velozmente, sem que o governo faça acontecer.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião / Política

Comentários

  1. Antônio Cândido diz:

    Caro Carlos;

    Um amigo comum que conhece bem o traçado, desde o governo de Cortez que participa de projetos e das finanças do estado, disse-me: Cândido essa historia de tapar os buracos é coisa para justificar, além de boi dormir, pura incompetência, como diz você, esférica, O Estado do RN que vai arrecadar este ano quase ou mais de $ 10.000.000.000,00 e deva uma merreca de $ 800.000.000,00 e para pagamento em até 24 aninhos, comparasse ao cidadão que ganha um salário de $ 10.000,00 por mês e comprasse uma bicicleta mais bonitinha de $ 800,00 para pagar em 24 anos com juros, se não me engano, de cerca de 6% ao ano.
    Falta na sua conterrânea govenadora e aos cérebros que a rodeiam, além de inteligência, pelo menos para governar, profissionalismo que a unica diferença para amadorismo é o número de acertos (Lair Ribeiro).
    Nem este governo vai acontecer, nem o RN vai mudar, aliás, com certeza para muito pior.
    Amigos mossoroenses pelo amor de Deus aprendam a votar.

    “Ontonho”

  2. joao diz:

    CARLOS, OS ANIMAIS DA CAVALARIA DO BATALHAO DE MOSSORO ESTÃO PASSANDO FOME. POR ISSO A CAVALARIA NAO ESTA MAIS SAINDO AS RUAS NUMA ATITUDE DO COMANDO DA CAVALARIA PRA NAO FAZER COM QUE OS ANIMAIS SOFRA MAIS AINDA. O MOTIVO É FALTA DE PAGAMENTO DO FORNECEDOR DE RAÇÃO. ESSE É O MODELO DE GESTÃO DO GOVERNO? NEM OS ANIMAIS ESTÃO ESCAPANDO DESSE MODELO.

  3. Marcos Pinto. diz:

    DITO “Ontonho”!.

  4. chagas diz:

    Essa conversa de buracos é enganação, é má mesmo, tenta com isso desviar os olhares da população do foco das administração, pra quê??? pense, medite,adivinhe? o estado é rico , uma arrecadação fantástica de ICMS, uma dívida ajustada, com crédito alto para investimento, prova , taí um empréstimo grande que a espinhosa fez, é desvio de foco sim senhor. Veja o governo do estado fez corte no orçamento da secretaria da justiça, saúde e AUMENTOU 120% o orçamento da comunicação ( PROPAGANDA mentirosa) As obras FEDERAIS é anunciada como se fosse estadual, parece ser um roubo, um assalto a boa fé das pessoas.

  5. chagas diz:

    Todas as obras do governo estadual, salvo engano, estão paradinhas desde da campanha de 2010, paradinha, paradinha, não mexe nem uma folha, fazer propaganda de que e pra quê????????????????????mentir, mentir.. até virá verdade? só pensa em eleição, eleição, políticagem? e as ações efetivas que a população tem direito??? só tem o direito ? não as tem de verdade ? até quando meu pai eterno.

  6. Marcos Pinto. diz:

    Diagnóstico inexpugável: Governo em estado terminal, metastásico, com dolorosas neoplasias oriundas de incompetência e inexistência de plano de governo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.